Home > Notícias
13/03/2017 00h

Alunos vivenciam rotina profissional ao desenvolver redes de computadores

Turma do Senac Largo Treze explica projeto aos visitantes

Turma do Senac Largo Treze explicou o funcionamento da estrutura desenvolvida para os visitantes interessados

Planejar e executar a instalação e a manutenção de redes locais de computadores faz parte do dia a dia de trabalho do técnico em informática.

Após estudar o assunto em sala de aula, duas turmas do Técnico em Informática do Senac Santana e da unidade Largo Treze vivenciaram esse desafio.

Santana
No laboratório de hardware da unidade, os alunos criaram uma estrutura complexa de rede de computadores com orientação do docente Eduardo Silva Duarte.

Para isso, foram divididos em grupos e compartilharam as responsabilidades para condução do projeto. Após pesquisar sobre o assunto, reuniram as informações obtidas e realizaram as configurações das máquinas, finalizando o trabalho em 17 de fevereiro.

O projeto foi moldado para atender às necessidades de uma empresa fictícia, porém poderia ser aplicado a um estabelecimento real visando manter as informações mais seguras, tendo vantagens como o monitoramento de rede, controle de acesso e proteção dos dados.

A rede foi montada com dois servidores, sendo um Linux - destinado ao fornecimento de internet e de IP (identificação de dispositivo), e um Windows, usado para centralizar os arquivos e controle de usuários.

Entre os diferenciais do projeto estão ferramentas de segurança, backup e de controle de tráfego de dados, como proxy autenticado, sarg, firewall, wireshark e freenas.

Para o aluno Gabriel Guisso Magalhães de Oliveira, a atividade motivou o trabalho em equipe. “A troca de informações ajudou para que os assuntos propostos fossem resolvidos em conjunto. Assim, os alunos evoluíram em todos os requisitos desde o começo do projeto”, diz.

O colega Tiago Kaike dos Santos, ressalta que a experiência abriu um leque de possibilidades de atuação. “Aprendi a configurar servidores e percebi que, com esses sistemas operacionais, é possível fazer de tudo. Foi muito importante e vai ser extremamente útil para a minha carreira profissional”, acredita.

Largo Treze
A turma do Senac Largo Treze também foi desafiada a aplicar o aprendizado na prática durante o projeto final do módulo Assistente de Operação de Redes de Computadores.

Em 15 e 16 de fevereiro, eles simularam, no hall da unidade, uma infraestrutura de servidores e cabeamento criando um ambiente corporativo de informática funcional que ofereceu internet wireless por meio de cadastro dos visitantes, similar ao usado em cafeterias, aeroportos e nas dependências do Senac.

Com isso, os alunos vivenciaram situações cotidianas da rotina de trabalho na área de redes de computadores do técnico em informática, desde a montagem do ambiente até o cabeamento, a instalação dos servidores e a configuração dos serviços.

Eles também explicaram como tudo funciona de forma clara e acessível para os interessados. Mostraram, por exemplo, situações em que a conectividade com a internet oscila e o profissional precisa analisar a ocorrência e resolvê-la com o mínimo de impacto ao usuário.

O trabalho foi realizado sob orientação dos docentes Jocastra Santos de Queiros, Marcos Renato Alves e Carlos Eduardo de Souza Leopoldo e Silva.

Segundo Carlos Eduardo, o grande desafio foi manter o ambiente funcional durante a visitação e, além disso, mostrar de forma didática os recursos instalados.

“Ao ensinar, aprendemos mais. E, ao explicar a rede para pessoas de áreas diferentes, os alunos precisaram mostrar domínio do tema. Essa vivência se aproxima muito das situações realistas de mercado permitindo ao aluno sentir-se num ambiente que exige habilidades como técnico em informática de forma integral”, destaca.

Conheça o curso Técnico em Informática que o Senac São Paulo oferece.

Tags: Redes de Computadores, Senac Largo Treze, Senac Santana, Técnico em Informática, projeto prático de informática, redes e infraestrutura


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)