Home > Notícias
24/02/2017 12h45min

Comunicação interpessoal é foco de intervenção urbana realizada por aprendizes

Jovem segura cartaz enquanto conversa com uma mulher

Ação promoveu a empatia e a gentileza por meio do reconhecimento da importância da comunicação no convívio pessoal e profissional

A tecnologia afasta ou aproxima as pessoas? Essa foi uma das discussões feitas em sala de aula por uma turma do programa Aprendizagem do Senac Jabaquara.

As reflexões resultaram na intervenção urbana, realizada em 30 de janeiro, no Viaduto do Chá, localizado no Vale do Anhangabaú, capital paulista, como parte do projeto Jovem Go! – capture essa ideia.

Demonstrando a distância geradas atualmente entre as pessoas por conta da comunicação tecnológica, a ideia foi instigar desconhecidos a iniciar uma conversa por meio de um cartaz temático, que representava uma janela de conversa do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Por fim, os aprendizes mostraram que atrás da tela tinha uma pessoa com quem poderiam conversar pessoalmente e não apenas estabelecer a comunicação tecnológica que dificulta o reconhecimento real de sentimentos e impressões.

Também foi feita a distribuição de panfletos para a explicação do contexto da intervenção, além de entrevistas com algumas pessoas que interagiram com os jovens.

A intervenção teve como objetivo promover a empatia e a gentileza por meio do reconhecimento da importância da comunicação no convívio pessoal e profissional.

O aprendiz Kelvin Silva dos Reis comenta que o trabalho superou as expectativas. “Conseguimos passar a nossa mensagem de que há uma vida além da tela de um celular, que realmente vale a pena ser vivida”, diz.

O aluno Nicolas de Oliveira Lara completa: “estávamos com medo de ninguém parar e dar atenção ou ouvir o que tínhamos para dizer. Mas, quando começou, o cenário foi mudando e foram aparecendo várias pessoas. Várias histórias diferentes. Ao final, atingimos nosso objetivo”.

Já a aprendiz Debora Cristina Pereira Garcia destaca que o trabalho trouxe aprendizados. “Interagimos com pessoas que tiveram muito a acrescentar pela diversidade de cultura, lugar e pensamento sobre o tema. Conscientizamos que saber lidar com o virtual e o real é benéfico para a vida pessoal e profissional”, afirma.

Pesquisa
Após estudos, a turma optou por realizar intervenções urbanas entendendo que são manifestações de rua, com o objetivo de expressar mensagens de conscientização, por meio de movimentos orais, visuais e corporais para impactar todos os níveis e classes sociais. 

No momento de consolidação do projeto, o grupo também realizou uma pesquisa com 78 aprendizes da unidade. Segundo o levantamento, 80,5% dos entrevistados disse que teria interesse em participar de uma intervenção e 94,9% afirmou que levaria o tema de uma intervenção como forma de sensibilização para sua equipe de trabalho.

Interação
Para organizar o portfólio coletivo do projeto e alcançar um número maior de pessoas, a turma criou uma página no Facebook que possibilitou a divulgação da iniciativa e trocas instantâneas de ideias.

A docente Andrea Zichia, que orientou a turma durante todo o projeto, destaca que a iniciativa buscou evidenciar o protagonismo jovem.

“O envolvimento e seriedade dos alunos fortaleceu a ideia de que uma vez oportunizada voz ao jovem, ele aprende a se posicionar, a opinar sobre suas percepções de mundo, mas, acima de tudo, a protagonizar espaços de participação, influenciando reflexões sobre temas atuais e que impactam, inclusive, no mundo do trabalho”, conclui Andrea.

Conheça a página do projeto no Facebook e o programa Aprendizagem que o Senac oferece.

Notícias relacionadas:
- Visita à rede de TV mostra importância da boa comunicação para a carreira
- Visita à rede de TV mostra importância da boa comunicação para a carreira
- Projeto estimula o olhar para as diversidades de São Paulo
- Projeto estimula o olhar para as diversidades de São Paulo


Tags: Jovem Go, Senac Jabaquara, comunicação interpessoal, desenvolvimento social, programa Aprendizagem, projeto


Últimas notícias

15/07/2019
15/07/2019
15/07/2019
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)