Centro Universitário

Graduação  •  Pós-graduação  •  Extensão  •  Infraestrutura  •  Parcerias  •  Estrutura  •  Biblioteca  •  Campus   
Home > Notícias
21/12/2018 11h

Confira 5 dicas para organizar um churrasco

Docente esclarece desde a compra dos ingredientes até o preparo das carnes e ainda compartilha receita de Salada Gaúcha.

Feriado prolongado, fim de semana, folga. Não importa a ocasião. Confraternização com a família e os amigos sempre combina com churrasco. Afinal, esse é prato favorito dos brasileiros, segundo pesquisa feita pelo Groupon em cinco países da América Latina e publicada em 2015.

Mas, apesar do clima de descontração que o momento gera, para a festa dar certo é preciso planejamento e organização. Isso porque esse processo passa por várias etapas que vão desde a compra dos ingredientes e o preparo das carnes e dos acompanhamentos até o desafio de acender a churrasqueira e de manter a temperatura adequada de cozimento.

Para facilitar essa tarefa, Paulo Pereira Resende, chef de cozinha e docente da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu, reuniu dicas e técnicas para organizar um churrasco.

O especialista ainda compartilha uma receita de Salada Gaúcha que recomenda como acompanhamento para esse tipo de evento. Confira:

1 - Planejamento
Para preparar um bom churrasco é preciso pensar em vários detalhes que, se forem mal planejados podem prejudicar a festa. De acordo com Paulo, os mais comuns são: o local do evento, tipo de churrasqueira (carvão, gás ou elétrica), cardápio (cortes das carnes e acompanhamentos) e a quantidade de convidados.

Para quem está pensando em aproveitar espaços pequenos, como a varanda gourmet para fazer o churrasco, a dica é adequar o número de convidados ao tamanho do local. "A falta de ventilação pode ser minimizada com o uso de churrasqueira elétrica ou char broiler, conhecida como churrasqueira a gás", sugere.

2- Escolha do Cardápio
Segundo Paulo, existem, basicamente, dois tipos de churrasco no Brasil. Um deles é o realizado no Sul do país que, originalmente, era preparado para ser consumido durante o almoço e tem pedaços de carne acompanhados de arroz e de salada de batatas e de folhas.

"No restante do país, o churrasco se caracteriza como uma festa, na qual se assa carne o dia todo com acompanhamentos parecidos com o exemplo anterior, mas acrescidos de pão, molho campanha (conhecido como vinagrete), muita bebida e o corte de carne, muitas vezes, substituído por espetinhos", esclarece o docente.

Assim, a sugestão para definir o cardápio é escolher o tipo de churrasco que melhor se adapta ao evento desejado.

De acordo com Paulo, os cortes de carne mais comuns para churrasco são:

Bovinos:
contrafilé, costela bovina no bafo, alcatra, fraldinha, T-Bone e picanha.
Suínos: linguiças, costelinha, bife de pernil, panceta, chuleta (bisteca dianteira).
Aves: Tulipa, coxinha da asa, sobrecoxa desossada e coração.

Além dos cortes de carne, o docente sugere como acompanhamentos: saladas variadas (como de folhas, de batatas com ovos, maionese de legumes), pão de alho, queijo coalho assado, molho de alho, arroz branco, farofa, entre outros. Veja mais abaixo a receita de Salada Gaúcha.

E, para completar a festa. Malte, lúpulo e confete: 6 cervejas para deixar seu churrasco ainda melhor.

3 - Compra dos cortes
O momento da compra dos cortes também faz toda a diferença para o resultado final. Segundo o docente, o ideal é que a carne seja comprada em açougue idôneo, com o qual o anfitrião do churrasco já tenha vínculo com o açougueiro, para que ele sempre forneça o que tem de melhor. "Porém, se não for possível, devemos observar a coloração e odor do produto, dar preferência a carnes frescas e evitar as congeladas", afirma.

Para os bifes, a sugestão é pedir que sejam cortados numa altura de cerca de 2 centímetros. "No caso da picanha, além da altura é recomendável que seja cortada contra a fibra, garantindo maciez depois de pronta. Caso opte pela picanha inteira, dê preferência às menores, com peso máximo de 1,100 gramas", orienta Paulo.

4 - Preparo e tempero
Depois das compras, as carnes devem ser preparadas de maneira que sejam retiradas todas as nervuras, com a intenção de ficarem mais macias. Para temperar, nos cortes bovinos e suínos é recomendável usar somente sal grosso e nas aves usar mostarda amarela e sal refinado.

"Costumo ’refinar’ um pouco o sal grosso aplicando uma técnica que aprendi com um amigo argentino. Para isso, coloco o sal grosso num recipiente e passo o rolo de massa para reduzir o tamanho das pedras, ficando num ponto intermediário entre o sal grosso e o refinado", afirma.

5 - Assando as carnes
Esse é o momento que dá a essência do churrasco. A maioria dos cortes pode ser assada em grelhas sobre a brasa, porém também é possível usar espetos, em especial ao preparar coração de frango e asa, mas isso é opcional.

O processo de assar se ajusta ao tipo de churrasqueira utilizada. Veja três modelos diferentes:

Churrasqueira elétrica - na maioria dos modelos não há ajuste de temperatura, basta ligar e começar a assar.

Churrasqueira a gás - também conhecida como char broiler, possui uma grelha com cantoneiras em ’V’, que ajudam a escoar o excesso de gordura, além de vãos entre as cantoneiras que marcam a carne e dão aspecto de ter sido feita na brasa.

Churrasqueira convencional (a carvão) - pode ser portátil ou fixa, mas o princípio é o mesmo. Para facilitar o acendimento, basta concentrar o carvão no centro, como um vulcão, e utilizar gel para acender (existem várias opções no mercado) ou usar a pastilha que vem com o carvão.

"Muitos utilizam pão seco embebido em álcool, mas cada um cria a própria técnica para acender. O mais importante é esperar que o carvão fique em brasas, pois não se deve colocar a carne enquanto ainda houver labaredas de fogo para evitar que a carne queime ao invés de assar (grelhar)", diz o docente.

Outra dica de Paulo é colocar uma lata com água ao lado do carvão aceso, isso evita o excesso de fumaça no ambiente (pode reaproveitar uma lata de molho de tomate ou de leite condensado, por exemplo).

Veja a receita de Salada Gaúcha

Ingredientes
- 1 quilo de batata
- 6 ovos
- 200 gramas de panceta ou bacon
- 150 gramas de maionese
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
- Descasque as batatas, corte cada uma em 8 partes e cozinhe;
- Cozinhe os ovos e retire as cascas;
- Corte a panceta ou bacon em cubos de 5 centímetros e frite;
- Em um recipiente, junte todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Mantenha a salada refrigerada.

Dica: Sempre que for preparar a salada de maionese, deixe os ingredientes cozidos esfriarem por completo antes de temperar, evitando assim que venha a azedar depois de pronta.

Conheça os cursos na área de gastronomia que o Senac Mogi Guaçu oferece.

Publicada originalmente em 24/2/2017.

Tags: Senac Mogi Guaçu, como fazer churrasco, como organizar um churrasco, como temperar a carne, cortes de carne para churrasco, cozinha brasileira, dicas de gastronomia, gastronomia, receita de salada gaúcha


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
04/09/2019
03/09/2019
29/08/2019
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)