Home > Notícias
21/12/2018 11h

A arte de bem receber: docente ensina a decorar mesa para uma ocasião especial

Mesa decorada para uma ocasião especial

Receber os amigos em casa está na moda. E a vida agitada das metrópoles influencia diretamente na volta desse hábito.

O estresse gerado por congestionamentos, dificuldades para estacionar o carro, filas de espera para tudo e questões de segurança acaba contribuindo para que as pessoas aproveitem mais esses momentos sem precisar sair de casa, explica a docente do Senac Aclimação, Vanda Mazza.

"Isso resgatou o conceito de ser anfitrião porque receber os amigos em casa proporciona um momento único", destaca.

A arquitetura, pensando nisso, diminuiu o tamanho dos quartos e da sala e inventou a varanda gourmet. "Essa mudança não é por acaso e vem a favor da situação que enfrentamos hoje nas cidades, pois ficamos mais tempo em casa. Essa é a realidade", contextualiza.

Mas, ser anfitrião traz consigo algumas responsabilidades e todas elas resultam na arte de bem servir. A organização de um jantar, por exemplo, precisa ter como um dos itens essenciais a decoração da mesa. Isso exige dedicação, mas o resultado compensa, enfatiza Vanda.

"Se eu tenho a intenção de receber pessoas, quero o melhor para elas. E o melhor não é sinônimo de ser complicado. Penso no simples, mas que tenha um diferencial", afirma.

Do caviar ao picadinho, não importa o cardápio. Se a mesa for bem organizada e tiver uma toalha bem limpa e passada, tudo ganha um sabor especial.

"A mesa tem como finalidade proporcionar que as pessoas comam. Os convidados precisam estar à vontade para comer. Então, mesmo que o prato principal seja picadinho, o importante é a pessoa comer o que gosta, em um ambiente bonito, um lugar acolhedor com pessoas que ela aprecia. É isso que faz a diferença", justifica.

Afinal, a questão não é a sofisticação, mas o cuidado e a gentileza que os donos da casa precisam ter para receber bem os seus convidados.

Como fazer
Em um almoço ou jantar, a mesa ganha o papel de protagonista. E para decorá-la, o desafio do anfitrião é reunir atribuições de um organizador de eventos, que planeja cada etapa da comemoração, e de um garçom, que executa esse planejamento.

Para começar, é preciso definir um briefing para esse evento. Nessa fase, é fundamental que o anfitrião:
- defina seu público-alvo contabilizando quantas pessoas participarão (incluindo as crianças),
- elabore o cardápio (entrada, prato principal, acompanhamentos, sobremesas e bebidas), a sequência dos pratos e os horários para servir cada um,
- escolha o tipo de serviço e todos os procedimentos necessários para o grande dia.

A docente explica que existem diferentes tipos de serviço e cada um deles impacta diretamente no modelo e no resultado do evento.  O serviço americano, por exemplo, é mais informal. Há um ponto de alimentação em um aparador ou móvel que reúne as bebidas, as refeições, os pratos e o convidados se servem.

Nos serviços à russa, à inglesa e à francesa as louças, talheres e demais utensílios necessários ficam postos sobre a mesa. "A diferença é que no serviço à russa, a comida é colocada na mesa para cada convidado se servir, no serviço à francesa o garçom se aproxima, apresenta a comida e o convidado se serve e no serviço à inglesa o garçom se aproxima, apresenta a comida e serve o convidado", esclarece.

Além disso, outra dica é conferir todo o material (louças, talheres e enxoval de mesa) que se tem em casa. "Chamamos isso de visita técnica na qual a pessoa revisita seus armários ou aquela cristaleira. A ideia é aproveitar ao máximo o que já temos e fazer uma lista do que é preciso providenciar. O que eu não tenho, posso comprar ou alugar em casas especializadas", diz Vanda.

Depois de definir cada detalhe, o anfitrião assume uma das funções do garçom, que é executar esse planejamento. O docente do Senac Aclimação, João José Correa, explica que a função desse profissional é fazer a limpeza dos utensílios, montar a mesa e servir a comida e bebida.

"Ele segue as regras pré-estabelecidas dentro de um protocolo e dos procedimentos que foram pensados", afirma.

Um dos diferenciais do garçom é conhecer as regras de etiqueta para atender bem e não criar constrangimentos. "Precisa observar o convidado para saber como agir. Um exemplo é saber quando tirar os pratos ou a quantidade certa de bebida que deve servir no copo, pois cada bebida tem suas regras específicas de serviço", pondera.

Elementos essenciais
Depois de planejar, é hora de separar os utensílios que irão compor a mesa. Confira os itens essenciais:

Enxoval de mesa - um coringa é o sousplat, mas também pode ser substituído por jogo americano de tecido. Ambos têm a finalidade de manter a mesa limpa. Um diferencial é usar guardanapos de tecido (pode ser algodão ou linho) que valoriza e mostra cuidado. "Faça uma dobradura simples com o guardanapo para que as pessoas notem, nos detalhes, que você se importa com elas. Guardanapo de papel não fazem a diferença e se optar pelos de papel estampado é até pior porque pode molhar e deixar a boca colorida e manchada", explica a docente.

Talheres e louças - os talheres podem ser de prata ou inox e os pratos e as louças não precisam ser caras. "Todo mundo tem um talher ou louça legal em casa. O importante é que estejam muito bem limpos e sem marcas de dedos. Não podem estar trincados, riscados ou lascados", alerta Vanda. Talheres devem ser organizados de fora para dentro de acordo com a ordem dos pratos a serem servidos. Utensílios que são palavras masculinas devem ser colocados à esquerda (o garfo, o guardanapo, o prato de pão) e os que são palavras femininas à direita (a colher, a taça, a faca).

Arranjo - um arranjo de mesa também faz toda a diferença para a decoração da mesa, mas precisa adornar sem atrapalhar. Não pode ser muito alto e se as flores forem naturais, cuidado com aquelas que exalam muito perfume. Uma sugestão é fazer um arranjo comestível utilizando legumes, verduras e molhos combinando as cores deles para compor a decoração.

Se for um evento temático, as referências podem ir além da mesa. "Trabalho o tema no cardápio, no adorno, na ambientação, na música ou no enxoval de mesa. Não preciso fazer tudo de acordo com o tema, mas trabalhar, pelo menos, um elemento que prevaleça e remeta à temática", orienta Vanda.

Cuidados
O garçom precisa estar sempre se antecipando à pessoa e ao receber os amigos em casa, o anfitrião também deve ter esse cuidado. "Precisa saber o momento que vai servir a comida e a bebida, o momento de retirar, de completar ou de oferecer algo. Dentro de um contexto de etiqueta, eu posso me antecipar e contribuir para o bem-estar dos convidados", ensina João.

Passo a passo
Para ajudar nesse desafio, a docente Vanda faz um passo a passo de decoração de mesa para uma ocasião especial considerando que o cardápio contempla uma salada como entrada, risoto ou massa para o prato principal, uma torta holandesa de sobremesa e os pratos acompanham espumante. O serviço à inglesa ou à francesa atendem bem esse tipo de recepção.

Itens utilizados:
- taça flute (para servir o espumante);
- taça de água (essencial para todo tipo de ocasião);
- prato de sobremesa (usado para servir a entrada);
- prato de mesa;
- talheres de prata;
- enxoval de mesa (caminho, jogo americano e guardanapo feitos em tecido) e
- arranjo floral.

Confira na imagem acima como organizar esses itens na mesa. Veja abaixo também como fazer uma dobradura com guardanapo.




Conheça os cursos A Arte de Bem Servir, Montagem de Mesas de Buffet e Coffee Break e Organizador de Eventos, Formação de Garçom e também o curso gratuito de Garçom oferecido pelo Senac São Paulo.

Publicada originalmente em 23/12/2016.

Tags: A Arte de Bem Servir, Decoração de Mesa, Senac São Paulo, como decorar mesa, dobradura de guardanapo, eventos, garçom, gastronomia, passo a passo


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)