Home > Notícias
22/12/2016 17h56min

Jogos Contábeis estimulam trabalho em equipe para promover conhecimento

Estudantes participam do jogo no Centro de Convenções

Competição auxilia na preparação para o exame de suficiência do CFC e torna o aprendizado mais dinâmico e prazeroso

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Universitário Senac – Santo Amaro promoveu, recentemente, o evento Jogos Contábeis, uma disputa entre alunos do Bacharelado em Ciências Contábeis que envolve cooperação, trabalho em equipe, agilidade e raciocínio-lógico para tomada de decisões.

O game propôs exercícios relacionados às disciplinas do curso e às atividades do mercado de trabalho.

Em formato de quizz, o jogo foi dividido em 3 etapas. Para começar, os alunos se organizaram em grupos e se inscreveram no site do projeto.

Foram realizadas as duas primeiras fases do jogo. Primeiro, os grupos resolveram questões extraídas do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de concursos públicos.

Em seguida, os grupos participaram de rodadas com 5 questões cada e foram avançando na competição a partir da pontuação dos acertos contabilizados em uma planilha auditada por outros alunos que se inscreveram para esse fim.

Os grupos tiveram quatro minutos para analisar cada questão, fazer os cálculos, discutir com os colegas e apresentar uma resposta.

Os assuntos abordados nas perguntas foram: sustentabilidade, ética e cidadania, ética profissional, economia, direito, contabilidade, custos, auditoria, perícia, gestão tributária, práticas de análise financeira de dados, sistemas de informação contábil, prática contábil e trabalhista, entre outros.

Os vencedores foram definidos na etapa final dos Jogos Contábeis 2016 no Centro de Convenções do campus e contou com a participação de ex-alunos do curso.

“Se tivesse que definir a segunda edição dos Jogos Contábeis em uma palavra seria: sucesso. Além do recorde de público, a plateia estava engajada em acompanhar e comentar com seus colegas a performance dos finalistas e as próprias respostas”, comenta o ex-aluno Reinaldo Silva Macedo.

Neste ano, o evento contou com patrocínio do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e parceria da Editora Senac São Paulo.

Proposta
Além de auxiliar os estudantes na preparação para o exame de suficiência do CFC, a competição também torna o aprendizado mais dinâmico e prazeroso. Assim, entende o aluno como um sujeito ativo nesse processo e proporciona um ambiente que promove análises integradas do conteúdo e de habilidades exigidas no mercado de trabalho e na vida.

“Certamente, a atividade estimula a busca pelo conhecimento, desenvolve o interesse de todos e mostra como a contabilidade produz infinitas possibilidades de crescimento”, destaca o professor Augusto Cesar Freire da Silva.

A professora Karin Pfannemüller Gomes ressalta a integração das turmas e períodos e a participação de ex-alunos. “Ver os grupos motivados, realizando cálculos e resolvendo questões foi gratificante”, afirma.

Já o professor Gustavo Menon enfatiza que os Jogos Contábeis cumprem um papel fundamental na formação dos alunos do curso. “Misturando competição, estímulo e, acima de tudo, questões centrais das disciplinas estudadas ao longo dos períodos, a atividade é uma ótima ferramenta de ensino-aprendizagem para os estudantes”, conclui.

Conheça o curso Bacharelado em Ciências Contábeis que o Centro Universitário Senac – Santo Amaro oferece.

Tags: Bacharelado em Ciências Contábeis, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Jogos Contábeis Senac


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)