Home > Notícias
14/12/2016 18h47min

Unidades promovem educação, reflexões e conversas sobre a cultura africana

Manequim com turbante, roupa e acessórios de origem africana.

Discussões e oficinas exploraram a valorização da cultura afro e o empoderamento das pessoas negras

Turbantes, contas e estampas decoraram os corredores do Centro Universitário Senac – Santo Amaro e do Senac Bebedouro durante o mês de novembro. Para celebrar o Dia da Consciência Negra, as unidades promoveram uma semana de debates, demonstrações e exposições inspiradas na cultura africana.

A data marca a morte de Zumbi dos Palmares e simboliza a luta do povo negro por reparação histórica, e suscita discussões sobre assuntos sensíveis, como o racismo. Esse foi o tema escolhido pelos alunos do curso Técnico em Publicidade do Senac Bebedouro para a produção de um vídeo institucional, que tinha o objetivo de provocar o público com opiniões do senso comum e a partir daí levar a uma reflexão sobre a quebra de paradigmas.

O vídeo foi apresentado em duas ocasiões, nas quais os alunos discorreram sobre seu processo de produção, e propuseram um debate. De acordo com Eliezer Bonifácio Pelisser, estudante do curso Técnico em Logística da unidade, a discussão foi impactante. 

“Esse evento foi de grande importância para todos, porque é um tema difícil de ser debatido. Todos pudemos entender um pouco mais sobre o assunto e respeitar a opinião alheia”, disse ele. 

Já Claudineia Maria Ananias, funcionária do Senac Bebedouro, considerou a ação culturalmente enriquecedora. “Achei muito interessante e gratificante, porque a gente não conhecia essa história dos escravos. Eu me interessei muito pela música apresentada, fiquei muito emocionada”.

Teoria e prática
A valorização da cultura afro e o empoderamento das pessoas negras também foi assunto no campus Santo Amaro. A biblioteca recebeu uma exposição de manequins adornados com roupas e acessórios de origem africana, assim como diversas amarrações de turbantes. 

A discussão, foi conduzida pelos docentes Fernando Estima de Almeida, Jorge Luis da Hora de Jesus, Angela Pintor dos Reis e o bibliotecário Luis Claudio Borges, e teve a temática Invisibilidade Social e Reconhecimento

Foram 3 encontros nos quais docentes, funcionários e alunos puderam discutir questões contundentes e de desenvolvimento sócio cultural do negro no Brasil. A atividade deu origem a um grupo, que se propôs a dar continuidade na discussão e ampliar as ações sobre o tema em 2017, envolvendo áreas como ética, sustentabilidade e cidadania.

Já a parte prática ficou por conta dos workshops Demonstração de Maquiagem para a Pele Negra e Cuidados para a Pele Negra. Conduzidas pela docente da área de estética, as ações contaram com a parceria da marca de maquiagem Catherine Hill, e tiveram a intenção de informar e orientar os participantes para as questões do mercado, assim como os novos lançamentos de produtos especializados para peles negras.

Confira a exposição Rosana Paulino - alinhavando histórias, que acontece até fevereiro no Senac Lapa Scipião.

Tags: Catherine Hill, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Consciência Negra, Dia da Consciência Negra, Maquiagem para Pele Negra, Pele Negra, Racismo, Senac Bebedouro, Senac SP, Zumbi dos Palmares


Últimas notícias

26/06/2019
25/06/2019
25/06/2019
24/06/2019
19/06/2019
18/06/2019
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)