Home > Notícias
30/11/2016 18h03min

7 games desenvolvidos no Senac que você vai querer jogar agora

Existe 85% de chance de que você jogue algum jogo digital, e provavelmente passe cerca de 15 horas por semana nessa atividade. Pelo menos é o que apontam pesquisas como a Brazil Gaming 2015, do NPD Group.

Seja aquele puzzle inofensivo para passar o tempo no transporte público, ou o FPS competitivo no console de sua escolha, o fato é que os games já fazem parte da vida do público nacional, que forma o terceiro maior mercado consumidor de jogos digitais do mundo.

Que os brasileiros estão jogando em massa, já sabemos. Mas eles também estão produzindo jogos - e garantindo uma fatia desse mercado que não dá sinais de arrefecimento. Selecionamos nove games finalizados (ou quase), que tiveram seu início nas salas de aula do Senac São Paulo.

Usando ferramentas como Illustrator, Photoshop, Maya, Unity, Blender e Audacity, além das técnicas de game design e gerenciamento de projetos, alunos, ex-alunos e docentes da instituição desenvolveram jogos em diversos formatos e gêneros, que exploram desde a diversão casual à educacional, passando por temas como representatividade e preservação da cultura indígena.

Separe umas horinhas da sua semana e venha jogar com a gente:


1. Side Quest


Esse beat’em up com visão isométrica conta a história de um cozinheiro que acaba virando herói. Desenvolvido por Eduardo Diego, Eric Lima, Leandro Siqueira e Rafael Mattos, que formam o Miris Mind Studio, o jogo foi aprovado no greenlight da Steam. Isso significa que a comunidade gamer da maior plataforma de jogos para PC do mundo demonstrou interesse e apoiou o lançamento do Side Quest, que ocorreu em fevereiro desse ano. O jogo pode ser adquirido na loja da Steam e está disponível apenas para PC.
 

2. Slide Ninja

Um jogo de plataforma 2D no qual você encarna uma ninja em treinamento cuja única habilidade é saltar nas paredes. Com um visual moderno e uma mecânica diferenciada, o jogador passa por diversos níveis para recuperar pergaminhos perdidos e vencer desafios. Desenvolvido por João Bérgamo Neto como trabalho de conclusão de curso, esse aplicativo divertido está disponível apenas para Android no Google Play.
 

3. Shade Forest


Não deixe a estética 8-bit desse jogo inspirado pelos lançamentos do início da década de 1990 te enganar: seu tema é mais do que moderno. O jogador controla Amanda Sparks, uma drag queen que tem que atravessar uma floresta repleta de inimigos intolerantes. Em um ambiente de plataforma 2D com elementos rogue like, o desenvolvedor José Henrique usou de muito humor e gírias do meio drag, no qual interpreta a própria Amanda Sparks em performances. Shade Forest foi lançado em 2015 e está disponível para Android no Google Play.
 

4. Shaking Melody

Um aplicativo que explora memória e coordenação enquanto ensina música de uma maneira lúdica. Por meio de jogadas solo ou desafios entre amigos e jogadores, o jogo desenvolvido por André Della Torre e Marcus Costa não se encaixa muito bem em classificações tradicionais. Sua proposta original está disponível para Android e iOS.
 

5. HTR Racing

Lembra do Autorama? Reinaldo Ramos, Marivaldo Cabral e Guilherme Damian se inspiraram no clássico brinquedo dos anos 80 e 90 para criar sua versão virtual, na qual, com apenas um dedo, é possível competir em três diferentes níveis e 18 variações de trilhas. O jogo tem mais de 7 mil avaliações positivas na Google Play, onde está disponível para Android, mas também pode ser adquirido para PCiOS, Android e PSVita.
 

6. Huni Kuin

A cultura do povo indígena Kaxinawá (ou Huni Kuin, como os próprios costumam se denominar) é a trama central desse jogo. O seu desenvolvimento levou a equipe a uma vivência antropológica com a tribo, na fronteira brasileira com o Peru. Ganhador de editais para financiamento, Huni Kuin é um jogo de plataforma 2D desenvolvido por Carlos Nascimento e idealizado por Guilherme Meneses e está disponível para PC e Mac.
 

7. Magic Bottles

Com elementos de RPG, esse jogo te permite controlar vários personagens, desde Chillie, uma garota de fogo meio dragão, à Roxie, uma inventora que transformou sua cadeira de rodas em uma máquina de exploração. Desenvolvido para mobile por Adalberto Pereira, o jogo é um runner 2D de plataforma e usa o touchscreen para pulos e ataques, e seu lançamento para Android está previsto para o primeiro semestre de 2017.

Quer produzir jogos tão incríveis quanto esses? Conheça o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, a graduação em Tecnologia em Jogos Digitais e a pós-graduação em Games: produção e programação.

Notícias relacionadas:
- Herói da cabeça aos pés: técnicas de maquiagem para cosplay com pintura corporal
- Herói da cabeça aos pés: técnicas de maquiagem para cosplay com pintura corporal
- Criaturas tridimensionais: cultura maker no universo do RPG e boardgames
- Criaturas tridimensionais: cultura maker no universo do RPG e boardgames


Tags: CCXP, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Jogos Digitais, Senac Lapa Tito, Senac SP, games, pós-graduação


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)