Home > Notícias
01/12/2016 13h16min

Herói da cabeça aos pés: técnicas de maquiagem para cosplay com pintura corporal

Docente finalizando maquiagem do olho de modelo com pintura azul

A atenção aos detalhes é o principal segredo para uma maquiagem bem feita, mutante ou não

Eles podem não ter superpoderes, mas suas habilidades parecem sobrenaturais. Os cosplayers – palavra formada pela junção dos termos costume (fantasia) e play (brincadeira) – são pessoas que levam o hobby de se fantasiar a outro nível.

R
oupas e acessórios que imitam perfeitamente o figurino de heróis – ou vilões – fictícios, são, muitas vezes, arrematados por uma maquiagem cuidadosamente planejada e executada para reproduzir mais fielmente o look escolhido.

E quando o personagem é verde - ou azul, ou laranja - da cabeça aos pés? Regina Akemi, docente da área de beleza e estética do Senac Tatuapé, ensina que, com domínio da técnica, é possível emular qualquer cor. 

Como um cosplayer pode passar várias horas paramentado, sua maquiagem deve ser resistente, além de fiel. De acordo com a docente, produtos para pintura facial à base de água são adequados e suficientes para fazer o tom de base desejado, deixando os produtos à base de óleo para detalhes como iluminação e para áreas de maior umidade e movimentação, como lábios e pálpebras.

Regina afirma que conhecimentos de maquiadores profissionais, como conceitos de teoria da cor, por exemplo, podem se tornar uma mão na roda para cosplayers. Conhecer os pigmentos da maquiagem, permite que as cores sejam misturadas entre si para atingir tons similares mesmo com materiais de bases diferentes.

Dicas práticas, como o uso de hidratante labial para proteger os lábios, e cola bastão (também à base de água) para esconder as sobrancelhas, também são importantes. Confira abaixo algumas orientações da docente para reproduzir o look mutante – seja de nascimento ou adquirido por meio de raios gama:


- Organize seu material. Separe recipientes para preparo da tinta, principalmente se precisar misturar, e tenha um godê (suporte para tintas), ou espátulas individuais para produtos mais sólidos, como as tintas à base de óleo.

- Antes de mais nada, limpe bem a pele com um produto higienizante adequado. Regina usou água micelar, que higieniza e tonifica, mas afirma que uma loção de limpeza desengordurante é suficiente.

- Proteja os lábios com hidratante para a região. Lembre-se que eles são uma mucosa, por isso são mais sensíveis.

- Esconda sobrancelhas e pelos indesejados que não podem ser removidos com cola bastão à base de água, encontrada na maioria das papelarias. “Quando a tinta endurece no pelo solto, ele pode acabar retirando pigmento e atrapalhando a uniformização”, ensina a docente.

- Ela indica tinta para pintura facial – encontrada em lojas de artigos para festas – para a cobertura de base. Além de ser mais fácil de encontrar e ter valores mais acessíveis, ela permite um acabamento mais fosco.

- Regina usou uma trincha, pincel de cerdas achatadas, para a maior parte da pele. “Pincéis achatados garantem uma maior cobertura e facilitam a uniformização”, diz, ressaltando que, ainda que encontrados em lojas de artesanato, os pincéis para maquiagem devem ser usados exclusivamente para esse fim.

- Tintas à base de óleo, usada por clowns e profissionais, são mais resistentes à água e têm mais brilho. No entanto, são mais caras e mais difíceis de sair da pele. Por isso, podem ser usadas apenas para pálpebras e lábios – locais de maior umidade e movimentação – bem como para detalhes de relevo e iluminação.

- Esses detalhes podem ser planejados e estudados por meio de um croqui – técnica usada por maquiadores profissionais. Para a pintura da transmorfa, por exemplo, Regina avaliou várias imagens da personagem dos filmes da franquia à qual ela pertence até chegar ao relevo reproduzido na modelo.

- Na falta de lentes coloridas, a docente inovou nos recursos. Os olhos amarelos da personagem ganharam referência com um delineado de tinta à base de óleo. Já a expressão carrancuda do personagem que está sempre nervoso, foi traçada seguindo as linhas do rosto do próprio modelo.

Já que os alunos Juliana Melfa Faria, do curso Técnico em Processos Fotográficos, e Lucas Martins Garcia, do curso Excel Avançado, compartilham muitas das características dos personagens escolhidos, como o tom e corte de cabelo, o visual foi arrematado apenas com pequenos ajustes.

Quer elevar seu cosplay ao infinito? Conheça os cursos Maquiador e Maquiador Cênico oferecidos pelo Senac São Paulo.

Notícias relacionadas:
- 7 games desenvolvidos no Senac que você vai querer jogar agora
- 7 games desenvolvidos no Senac que você vai querer jogar agora
- 7 games desenvolvidos no Senac que você vai querer jogar agora
- Criaturas tridimensionais: cultura maker no universo do RPG e boardgames
- Criaturas tridimensionais: cultura maker no universo do RPG e boardgames


Tags: #SenacNaCCXP, Maquiagem para Cosplay, Mutantes, Mística, Pintura Corporal, Senac SP, Senac Tatuapé


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)