Home > Notícias
25/10/2016 15h

Quando a prótese bucal é necessária: saúde e autoestima também para crianças

Menina sorrindo abertamente, mostrando dentes saudáveis

Cáries, traumatismos e doença periodontal são apontadas como causas para a perda precoce e permanente dos dentes

Quais fatores podem levar uma criança a perder toda dentição decídua – os famosos dentes de leite – de forma a comprometer até a dentição permanente? Quais problemas de saúde podem ser causados por essa perda prematura dos dentes? Como prevenir e cuidar da saúde bucal dos pequenos?

A cirurgiã dentista Lilian Coranni Macaferri Licatti, responsável pela coordenação da área de odontologia e dos cursos de Prótese e Saúde Bucal do Senac Tiradentes, afirma que a cárie ainda é o principal elemento determinante da deterioração precoce da dentição, que também pode acontecer por traumatismos, como quedas e batidas.

Outra causa apontada por ela é a doença periodontal - patologia crônica causada por bactérias presentes na placa bacteriana dental, que ocasiona a inflamação da gengiva e pode levar à perda dos tecidos de suporte e sustentação dos dentes. Por ser uma disfunção que afeta mais comumente pacientes diabéticos, imunossuprimidos (pessoas com sistema imunológico comprometido) ou fumantes, Lilian afirma que os casos de crianças afetadas pela doença periodontal são raros.

Já a cárie, que também é causada por bactérias, costuma ser bastante comum, mesmo em dentes de leite. Ela ressalta que a fluoretação (adição de flúor) à agua de abastecimento dos municípios é um ganho imenso na prevenção dessa doença, mas, sozinha não é o suficiente. Fatores como alimentação e limpeza bucal são determinantes na incidência dessa doença.

“Ainda existe um alto índice de cárie na população brasileira, principalmente na de baixa renda, e a fluoretação da água não exclui os cuidados com a higiene, com a dieta e o controle da doença realizado periodicamente pelo cirurgião dentista na clínica odontológica”, diz ela.

Ainda de acordo com ela, o avanço da doença cárie pode comprometer o esmalte, a dentina (corpo do dente), a polpa (parte interior do dente), até que não exista mais nenhum procedimento clínico capaz de ‘salvar’ o dente. Por isso, ela ressalta a necessidade de visitas regulares ao dentista, momentos nos quais os cuidados clínicos, como profilaxia (medidas preventivas) e aplicação tópica de flúor, podem evitar a progressão das bactérias.

“É função do cirurgião dentista orientar sobre as diversas formas de prevenção, como técnicas corretas de higiene bucal com uso de escova, fio dental e colutórios (medicamentos que agem diretamente na gengiva e na mucosa bucal), como também a orientação sobre a dieta alimentar, uma vez que esses cuidados são tarefas intransferíveis do cuidador da criança”, ensina a profissional, que é especialista em odontopediatria.

Saúde e autoestima
Lilian explica ainda que, nos casos em que o dente não pode ser recuperado, a prótese se torna uma solução necessária não apenas para a imagem pessoal do paciente, mas para sua saúde.

De acordo com ela, a ausência dos dentes pode ocasionar também problemas com o desenvolvimento da oclusão (fechamento da arcada dentária), com a pronúncia das palavras, bem como dificuldades mastigatórias e transtornos comportamentais pela baixa autoestima.

“Tanto para os casos de perda total quanto parcial, as próteses são indicadas justamente para devolver ao paciente a função mastigatória, imprescindível para o desenvolvimento das crianças e também para a saúde dos adultos, permitir a dinâmica da fonética, que muitas vezes fica prejudicada por hábitos nocivos de postura de língua e devolver a estética e o sorriso ao paciente”, diz.

Cuidados específicos
As próteses dentárias em crianças exigem uma atenção e acompanhamento especiais, especialmente quando colocadas antes da erupção dos dentes permanentes. Lilian afirma que é necessária a troca periódica da prótese e dos mantenedores de espaço, utilizados em casos de perdas parciais, para que eles possam acompanhar os crescimento ósseo e muscular.

“As próteses devem ser higienizadas diariamente com a escova, agua e sabão para evitar a proliferação de bactérias”, orienta a cirurgiã-dentista, reforçando que somente o odontopediatra ou o ortodontista estão habilitados para a indicação e acompanhamento das próteses ou mantenedores de espaço.

No entanto, outros profissionais estão envolvidos em todo o procedimento, que consiste na moldagem da boca do paciente, confecção de modelos e elaboração da prótese realizada por um Técnico em Prótese Dentária.

Conheça os cursos de pós-graduação em Prótese Dentária, Odontopediatria e Odontologia Estética com inscrições abertas no Senac Tiradentes.

Notícias relacionadas:
- Especialização em odontologia conta com uma das mais modernas clínicas da América Latina
- Especialização em odontologia conta com uma das mais modernas clínicas da América Latina
- Especialização em odontologia conta com uma das mais modernas clínicas da América Latina


Tags: Odontologia, Odontopediatria, Prótese Dentária, Saúde Bucal, Senac SP, Senac Tiradentes


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)