Home > Notícias
10/10/2016 19h21min

Conferência discute a logística da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Palco e público durante palestra no auditório da unidade São José dos Campos

Evento reune mais de 400 pessoas, entre comunidade e alunos dos técnicos em Administração e em Logística

Com o objetivo de discutir a logística na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e apresentar tendências para a área, a 2ª edição da Conferência de Logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi realizada, no Senac São José dos Campos, de 13 a 20 de setembro.

“Buscamos discutir temas inovadores na área de logística, tais como Cadeia Aeronáutica, Logística Reversa, Smart Cities, Regiões Metropolitanas e Tendências Futuras do segmento”, explicou Jair Gustavo de Mello Torres, docente, responsável pela coordenação da área de gestão e negócios da unidade e articulador desse evento.

A iniciativa, que contou com a presença de representantes da Embraer, Mesa Brasil - Sesc, APL TIC Vale, Emplasa e Ipplan, reuniu mais de 400 pessoas, entre comunidade e alunos dos técnicos em Administração e em Logística.

A conferência
O tema Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia Aeronáutica foi apresentado no dia 13, com um case de um programa de desenvolvimento de fornecedores que busca implementar melhorias técnicas e tecnológicas nas empresas da cadeia aeronáutica. Esse programa estimula ainda mais a participação de empresas de base tecnológica como fornecedoras de peças, componentes, sistemas e serviços aeronáuticos, além de prepará-las para uma internacionalização ou exportação de seus produtos.

No dia seguinte, o tema foi Mesa Brasil – a logística de uma rede nacional de bancos de alimentos. O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. O evento mostrou a importância da logística para o sucesso do programa, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Já em 15 de setembro, o assunto Smart Cities – construindo cidades inteligentes no Vale do Paraíba esteve presente. Um novo conceito de cidades inteligentes (ou Smart Cities, em inglês) começou a ser desenhado em todo o mundo e hoje já é possível ver algumas das consequências disso no planeta. Cidades com sistemas elétricos mais autônomos, redes hidráulicas controladas por centrais remotas, semáforos programados para o conforto dos pedestres e muito mais.

O evento mostrou o desenvolvimento do conceito de Smart Cities na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte por meio da apresentação do case da empresa Modo Up, integrante da APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do Paraíba), instalado no Parque Tecnológico São José dos Campos.

Regiões Metropolitanas como Fator de Desenvolvimento Regional foi o foco dos debates no dia 16. Com o objetivo de articular a organização, o planejamento e a execução das ações públicas de interesse do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o governador Geraldo Alckmin sancionou, em 12/01/2015, a lei que cria a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A Agem, vinculada à Casa Civil, abrange 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões. A atividade ofereceu um panorama sobre o conceito de Região Metropolitana no Brasil, focando no estabelecimento e constituição da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No dia 20, a proposta foi abordar Cenários Prospectivos São José 2035 - percepções e perspectivas. Nesse dia, foram apresentados os resultados do estudo homônimo, realizado pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Administração e composto por uma síntese do diagnóstico retrospectivo, que levantou uma série de indicadores em 6 áreas temáticas, e pelas percepções coletadas nas entrevistas com 43 lideranças da cidade. O objetivo foi fomentar um ambiente de reflexão e diálogo a respeito do presente e futuro da cidade e contribuir para a qualificação do debate público sobre o futuro da cidade nos próximos 20 anos.

O docente Jair Gustavo de Mello Torres conta que para os alunos das turmas de Técnico em Administração, a atividade foi muito rica, já que uma oportunidade de ter acesso a informações atualizadas sobre a área. “O desafio proposto para as turmas após o evento foi desenvolver soluções empreendedoras para as oportunidades apresentadas durante todo o evento fazendo a correlação com as unidades curriculares desenvolvidas em sala de aula. As atividades serão desenvolvidas quando eles desenvolverem os projetos integradores Técnico em Administração e o Assistente de Logística”.

Já para os alunos de Técnico em Logística o evento, o docente explica que foi uma chance de discutir as perspectivas de mercado para a sua área de atuação. “Uma das turmas em andamento desenvolveu trabalhos sobre a logística do Vale do Paraíba. O objetivo foi apresentar e debater a estrutura logística da região e futuras oportunidades de trabalho na área. A conferência veio complementar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e dar base para o desenvolvimento dos estudos”.

Conheça os cursos da área de gestão e negócios que o Senac São José dos Campos oferece.

Notícias relacionadas:
- Logística e administração da Natura são pontos observados por alunos
- Logística e administração da Natura são pontos observados por alunos
- Logística e administração da Natura são pontos observados por alunos
- Projeto estimula qualidade de vida no trabalho em instituição infantil
- Projeto estimula qualidade de vida no trabalho em instituição infantil
- Tendências são convidadas de honra em evento de moda
- Tendências são convidadas de honra em evento de moda


Tags: São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, conferência sobre tendências em administração e logística, logística em São José dos Campos


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)