Home > Notícias
01/09/2016 12h19min

Desafio aceito: harmonizando cervejas e sobremesas

Imagem de cerveja sendo colocada em taças de vidro.

"Harmonizar é combinar sabores de forma que eles não briguem", explica Elvis Campello

linderman's framboise harmonizado com mousse de chocolateA textura aerada da mousse é quebrada pela crocância das raspas do chocolate meio-amargo que dá a cor – e o sabor – à sobremesa. Ambas derretem à medida em que o pequeno gole da cerveja de framboesa entra na boca, complementando perfeitamente o sabor e trazendo à mente lembranças de infância.

Se a ideia de harmonizar cervejas e sobremesas já parecia inusitada, uma viagem aos tempos de criança era ainda menos esperada. Seria a doçura da Lindeman’s, uma fruit lambic – cerveja frutada de fermentação natural por meio de leveduras selvagens de baixo teor alcóolico – que a fazia remeter a um refrigerante?

“Esse é um exemplo de harmonização por contraste”, ensina Elvis Campello, palestrante da noite. “O dulçor da cerveja ameniza o amargo do chocolate, essa é a proposta inicial. Mas vocês conseguiram lembrar de alguma coisa com essa combinação?” Sim, mas que coisa era essa?

“O chocolate escuro com a fruta vermelha é uma combinação de uma sobremesa europeia tradicional, a torta floresta negra, o que caracteriza uma harmonização por completo. A ideia era brincar com esses sabores” ele explica, e tudo de repente faz sentido.
“É preciso naturalizar a cultura da harmonização no Brasil”, diz Elvis, docente do Senac Penha.
Cultura

“É preciso naturalizar a cultura da harmonização no Brasil”, diz Elvis, docente do Senac Penha. “Harmonizar ainda é um evento, uma ocasião especial. O brasileiro não está preocupado com os ingredientes das bebidas, estamos preocupados com quantidade em vez de qualidade”.

Ele quer ajudar a criar uma cultura etílica no país. “A ideia é beber menos, mas beber melhor”, diz ele, enfatizando que essa cultura não deve excluir os costumes locais, mesmo os que considera equivocados.

“A cerveja que bebemos em um churrasco não harmoniza com a carne. Harmonizar é combinar sabores de forma que eles não briguem. A cerveja aguada briga com a carne salgada, mas precisamos levar em consideração a ocasião, a festividade, a harmonização também deve ser cultural”, esclarece ele.

Então mesmo quem gosta da amarelinha estupidamente gelada com a picanha marinada no sal grosso vai gostar de experimentar novas combinações?

“A melhor cerveja que eu já bebi na vida pode ter sido uma pilsen – que nós chamamos de pilsen, mas é uma american lager - em uma mesa de bar depois da faculdade, com o dinheiro contado para a cerveja e para a passagem de volta. O momento é tão importante para a cerveja quanto a combinação. Não vamos excluir ou falar mal das cervejas populares, elas também têm seu espaço. Precisamos encarar esse assunto sem frescura e com ternura”, ensina.
imagem indicando ir para a página 3.imagem indicando ir para a página 2.imagem indicando que você está na página 1 de 3 páginas.

Notícias relacionadas:
- Desafio aceito: harmonizando cervejas e sobremesas - Parte 2


Tags: Barleywine Style Ale, Bebidas, Cervejas, Fruit Lambic, Gastronomia, Harmonização, IPA, Pale Ale, Porter, Senac Penha, Senac SP, Sobremesas, enogastronomia


Últimas notícias

20/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)