Home > Notícias
16/08/2016 17h10min

Geração Z e comportamento do novo homem foram temas de bate-papo

Panorama de roda de conversa mostrando audiência em ao redor de palestrante em frente à telão

Conversas concluíram que a resposta para o sucesso das marcas é o respeito às identidades

Integrar estudantes e profissionais dos mercados de moda infantil e masculino para discutir o comportamento atual do público de cada segmento. Essa foi a proposta dos encontros promovidos, em 6 e 13 de julho, no Senac Lapa Faustolo como parte da programação do evento Senac Moda Informação.

Com o tema Geração Z, a consultora Roberta Paes comandou um bate-papo sobre os desafios das empresas para conhecer e entender essa geração que está revolucionando o modo como se consome moda.

O que é a Geração Z

Composta pelos jovens nascidos entre 1995 e 2010, as principais características dessa geração são a impaciência e a interatividade, por terem nascido já na era do digital. O consumo do conteúdo é democrático, não há hierarquia. A compra de bens também é mais consciente e sustentável, por isso, desafia a cadeia produtiva da moda.

Outro valor dessa geração é a transparência. Para conquistar esse novo consumidor, a marca precisa ser um reflexo de seus anúncios, que devem ser cuidadosos. Eles também questionam padrões de gênero, construindo cases de marcas que aboliram a separação entre masculino e feminino.

Há um conflito de identificação das marcas de moda com esse público, que pensa de maneira distinta aos padrões desenhados há algumas décadas. A gestão feita por pessoas de gerações diferentes, com técnicas que funcionaram por anos, já não funciona tão bem nos dias atuais.

Como falar com esse público

Os participantes do evento se reuniram em dois grupos para discutir as informações levantadas e chegaram a algumas soluções para as marcas que já existem atenderem a geração Z: como o rastreio da produção da peça, para que o consumidor veja como ela foi feita, dinamização do layout de loja, presença em diversos canais de comunicação, lojas colaborativas e a transgressão da barreira de gênero.

“A Geração Z não valoriza um produto apenas pelas características dele, mas priorizam a experiência que uma marca proporciona”, explicou Nathalia dos Anjos, coordenadora do Senac Moda Informação, que também enfatizou que apesar de exigir transparência das marcas, isso não significa fidelização do consumidor.

Moda masculina

Enquanto as barreiras de gênero são mantidas, o encontro do segmento masculino trouxe a temática Revolução Estética X Mercado – o novo homem sem preconceitos.

Mauricio Lobo, também consultor do Senac Moda Informação, explorou o comportamento do novo homem, que se preocupa com a vaidade e está muito mais aberto às tendências de moda do que há alguns anos.
A estética masculina passou por transformações, mas o público e o palestrante concluíram que a realidade de produtos no mercado ainda não acompanha a dimensão desse novo universo.

De acordo com Mauricio, houve e ainda está acontecendo uma quebra de padrões. O papel do homem na sociedade mudou e ele não é mais visto como o membro mais importante da família, descentralizando os papéis e distribuindo-os de forma mais igualitária.

O mercado de beleza masculina tem crescido. Uma pesquisa feita pela agência JWT mostra que produtos para o cuidado com a pele, por exemplo, já fazem parte da rotina de 54% dos homens entrevistados.

Eles se vestem mais informalmente, se permitem utilizar produtos de beleza, maquiagem, valorizam a barba, usam elementos mais coloridos, roupas mais justas. As tatuagens invadiram os corpos e acessórios como pulseiras, relógios, colares e anéis.

A participação dos alunos de Produção de Moda trouxe à discussão a questão cultural que ainda trava o segmento de moda masculina no Brasil. A conclusão do bate-papo foi de que não há tanta divulgação a respeito de tendências para homens e ainda existe preconceito com a moda por parte desse público.

Resultados

As conversas renderam frutos e concluíram que, seja falando com público de nicho ou com consumidores que se recusam a ser tratados como massa, a resposta para o sucesso das marcas é o respeito às identidades.

“Falar do produto não é um diferencial no mercado de moda. Hoje é preciso ter coesão com o conceito de marca, o que permite às empresas, inclusive, inovação no mix de produtos”, declarou Mauricio Lobo.

Para Nathalia, a interação entre o mundo acadêmico e o profissional foi o marco do evento. “Poder colocar os alunos para dialogar com profissionais do mercado faz do Senac Moda Informação um evento em sintonia com o nosso papel como instituição educacional”, comemorou.

Sobre o evento

Realizado desde 1993, o Senac Moda Informação é um evento dinâmico que confirma as tendências de moda para as próximas estações. A iniciativa reúne, organiza e apresenta os resultados de pesquisas internacionais, adaptadas à realidade do mercado brasileiro.

Conheça os cursos na área de moda oferecidos pelo Senac Lapa Faustolo.

Notícias relacionadas:
- Especialistas discutem a produção de moda no meio impresso e digital
- Especialistas discutem a produção de moda no meio impresso e digital
- Especialistas discutem a produção de moda no meio impresso e digital
- Maquiagem masculina é destaque no Senac Beauty Experience: Hair & Make-up
- Maquiagem masculina é destaque no Senac Beauty Experience: Hair & Make-up
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017


Tags: Beleza Masculina, Geração Z, Moda Masculina, SMI, Senac Lapa Faustolo, Senac Moda Informação, Senac SP


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)