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01/08/2016 18h13min

Doçarias com produtos únicos exigem cuidado e planejamento

Brigadeiro foi um dos primeiros produtos a ganhar diferentes sabores em doçarias especializadas

Brigadeiro foi um dos primeiros produtos a ganhar diferentes sabores em doçarias especializadas

Brigaderia, boleria, churreria, paleteria. Nos últimos anos, o boom de doçarias especializadas em um único tipo de produto instigou o paladar dos brasileiros que, cheios de curiosidade, passaram a explorar os mais variados sabores para as tradicionais sobremesas que ocupam nossa memória afetiva desde a infância. Doces que desembarcaram no Brasil, como brownie, cupcake e cheesecake, também ganharam novas versões e cardápios dedicados somente a eles.     

O setor nacional de panificação e confeitaria movimentou R$ 84,7 bilhões em 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). No entanto, se a ideia é empreender no segmento de produto único, é preciso ter cuidado. O alerta vem de Concetta Marcelina, docente na área de gastronomia do Senac. "As lojas de produto único foram uma tendência em 2012, mas depois o segmento estacionou. Era um momento de mercado", disse.

O assunto foi tema da palestra ministrada por Concetta no estande do Senac São Paulo durante o último dia da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo (Fipan), realizada de 26 a 29 de julho, na capital paulista. 

Apesar do risco, Concetta ainda considera possível apostar no setor. "O brasileiro gosta muito de novidade, então ainda há espaço. Mas é preciso que seja muito estudado e que tenha um tripé bem consolidado", afirmou.

O tripé ao qual Concetta se refere é determinado por três itens que ela considera fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio no segmento de alimentação: ambiente, cardápio e serviço. Segundo a docente, o empreendedor deve pesquisar sobre seu público-alvo e desenvolver esses três tópicos para oferecer a melhor experiência baseada nas necessidades de seus clientes.

Também é preciso ficar atento ao número de casas com o mesmo produto na região, pois a alta concorrência pode pulverizar a atenção da clientela. Outra dica estratégica para locais que optam por um produto central é investir em algumas opções no cardápio, como um café ou um alimento salgado, para completar a refeição do cliente. "É preciso tomar cuidado para não virar uma casa que tenha tudo. A ideia é ter um produto principal, mas ter outras opções para ajudar no mix de vendas", disse.

A estudante de gastronomia Suzy Alves planeja investir em uma cocadaria e ficou atenta a todas as dicas de Concetta. O projeto, por enquanto, faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade, mas a ideia é colocar o negócio em prática no futuro.

"Comecei a desenvolver alguns sabores e levar nas aulas e no trabalho para ver a aceitação do público", disse Suzy, que pretende oferecer até 17 opções diferentes de cocada, como pequi, cupuaçu e açaí. "O tema da palestra foi tudo o que eu precisava, deu uma boa clareada nas ideias que tenho tido", afirmou.

Fipan
A Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo (Fipan) é um dos principais eventos destinados a promover negócios para todos os segmentos de alimentação fora do lar. A edição de 2016 aconteceu entre os dias 26 e 29 de julho, no Expo Center Norte, na capital paulista. O Senac São Paulo esteve presente com um estande, no qual ofereceu palestras e aulas apresentadas por docentes da instituição e convidados.

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Tags: Fipan, Senac São Paulo, boleria, brigaderia, churreria, cocadaria, confeitaria, doces, doçaria, gastronomia, paleteria


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