Home > Notícias
26/07/2016 13h17min

Alunos de fotografia realizam ensaio comemorativo ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

Alunos posam com as drag queens convidadas

Além da importância para a prática profissional, a fotografia é um importante aliado na quebra de paradigmas

No boêmio bairro de Greenwich Village, localizado na cidade de Nova Iorque, o Stonewall Inn era um dos poucos bares abertamente direcionados à comunidade homossexual. Cansados das constantes represálias policiais sem justificativa, no ano de 1969 os frequentadores do local iniciaram um importante levante popular reivindicando igualdade de direitos e liberdade de expressão, simbolizando o dia 28 de junho como um dia comemorativo da comunidade LGBT.

Desde então, a data ficou conhecida em todo o mundo como o Dia Internacional do Orgulho LGBT -  acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais. Anualmente, ocorrem diversas ações para conscientizar o público, como as paradas do Orgulho LGBT. A cidade de São Paulo tem uma das maiores paradas do mundo, com números que apontam a participação de 1 milhão de pessoas e a recente inserção da data no calendário oficial do município.

Pensando na fotografia como ferramenta de expressão artística e social, os alunos do curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac Tatuapé aproveitaram a comemoração do Orgulho LGBT para registrar figuras importantes no imaginário dessas minorias: as drag queens.

“Além de ser um tema fabuloso e propício, os alunos puderam por meio deste ensaio trabalhar com a concepção de moda fotográfica como um todo, pensando na montagem de figurino, maquiagem e a caracterização da personagem”, explicou Bianca Tatamiya, docente responsável pela atividade.

Representadas por homens vestidos de mulheres, os traços femininos recebem uma caracterização exagerada, geralmente colorida e bem-humorada, transformando-se em um personagem completo da personalidade às roupas. As drags queens foram protagonistas das manifestações de Stonewall e ganham cada vez mais representatividade na cultura pop atual.

A aluna Samantha Badin Bilheiro Feijon ressalta que além da importância para a prática profissional, a fotografia é um importante aliado na quebra de paradigmas: “Quando Robert Capa registrou os horrores da guerra, conscientizou e aproximou uma parcela do público que não viveu esta realidade, sensibilizando-os e mostrando uma visão dura da sociedade, obrigando o mundo a reagir pela paz. Ao retratar as drag queens, o intuito era mostrar o inverso, ou seja, o lado humano, divertido e cênico que estas personagens passam a sociedade, algo que a fotografia permite e pode incentivar”.

As drag queens convidadas para a sessão fotográfica foram Dindry Buck e Sissi Girl, respectivamente Albert Roggenbuck e Ailton Almeida, que reforçaram a emoção de serem representados por meio do trabalho dos alunos. 

“Por ser algo mais extravagante, as drag queens conseguem de uma certa forma driblar o preconceito pela irreverência, alegria e positividade, algo que a fotografia consegue captar brilhantemente”, afirmou o ator, jornalista, publicitário e maquiador Albert Roggenbuck.

“Eles poderiam ter escolhido qualquer outro tema relacionado à moda. A escolha da temática da drag queen, além de todo o tratamento e carinho por parte deles, foi uma atitude não apenas humana, mas corajosa. Para nós, a fotografia não apenas promove o nosso trabalho, mas também passa um respeito pelo nosso papel social. Quanto mais isto estiver inserido no cotidiano das pessoas, maior a aceitação”, afirmou Ailton, que além de dar vida à Sissi Girl, também é ator, maquiador e cabelereiro.

A docente Bianca ressalta o papel do fotógrafo e do artista como mediador social:  “A arte como um todo deve ter um papel além da expressão pessoal, mas também como uma forma de mediar a função que cada um tem na sociedade. Desde o protesto cubista contra a guerra do quadro Guernica, de Pablo Picasso, passando pelo protesto folk de Bob Dylan até os registros da devastação provocada pela guerra pelas lentes do Sebastião Salgado, a classe artística exerce um papel importante no cotidiano”.

Confira os cliques dos alunos na galeria abaixo.

...




Conheça os cursos Técnico em Processos Fotográficos com inscrições abertas no Senac Tatuapé.

Notícias relacionadas:
- Avenida Paulista vira sala de aula para alunos de fotografia
- Avenida Paulista vira sala de aula para alunos de fotografia
- Avenida Paulista vira sala de aula para alunos de fotografia
- Turma de processos fotográficos visita exposição e conversa com artista
- Turma de processos fotográficos visita exposição e conversa com artista


Tags: Drag Queens, Ensaio, LGBT, Senac SP, Senac Tatuapé, Stonewall, Técnico em Processos Fotográficos


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)