Senac Itu

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
18/07/2016 15h49min

Alice no País das Maravilhas inspira evento sobre empreendedorismo

Alunos caracterizados como personagens da história Alice no País das Maravilhas

Aprendizes lançaram ao público perguntas reflexivas sobre o tema do evento

“Em empreendedorismo temos que ser criativos, extraordinários, então seja! E siga seu caminho...”, convida o Chapeleiro Maluco.

O conselho do personagem de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, inspirou uma turma do programa Aprendizagem do Senac Americana a criar um evento lúdico para falar sobre empreendedorismo.

Com o tema Nosso Mundo, a ação foi desenvolvida a partir da leitura do livro Atitude Empreendedora: Descubra com Alice o seu país das maravilhas, de Mara Sampaio, publicado pela Editora Senac, que une o assunto à história contada por Carroll.

Ao chegar ao evento, realizado em 30 de junho, o público assistiu a palestras ministradas por alunos e a um trecho da animação Alice no País das Maravilhas, da Disney, iniciando um bate-papo sobre o tema.

Em seguida, os participantes foram desafiados pelo Coelho a percorrer um labirinto e, nesse caminho, encontram personagens interpretados pelos alunos que lançaram perguntas reflexivas e mensagens sobre empreendedorismo.

“Autoconhecimento é primordial para um empreendedor! Conheça suas forças e fraquezas e siga o seu caminho”, dizia a Lagarta Azul Absolem.

Por sua vez, o Gato de Cheshire questionava: “Por que estão nesse caminho? Se não souber aonde quer chegar, qualquer caminho serve para você”.

E a Rainha de Copas orientava: “Para ser empreendedor é necessário conhecer as regras, ter cuidado com os obstáculos e enfrentar seus medos. Siga seu caminho e saia do meu reino!”.

Após passar pelos Gêmeos Tweedledee e Tweedledum, pela lagarta, pelo gato, pelo Chapeleiro Maluco e pela Rainha de Copas, os participantes, por fim, voltavam ao auditório.

Lá, encontram Alice que, ao despertar do sono, motiva os participantes a aceitar o desafio de também serem empreendedores.

“Aprendemos que empreendedorismo exige correr riscos e enfrentar medos, pois para apresentar tive que vencer a timidez”, comenta a aluna Mylenna Vitótia Teixeira, que interpretou o Gato.

Para a aprendiz Rebeca Ingrid Alves Alvarenga, atividades práticas como essa facilitam o aprendizado.  “O resultado comprovou o envolvimento de todos e a capacidade de superação da turma. Também me ajudou a enxergar um novo mundo: descobri que desejo ser organizadora de eventos no futuro”, conta.

Daniela Pavan, docente da turma, destaca que o crescimento profissional e pessoal dos alunos é visível.: “Após o evento, notamos que a autoconfiança de cada um se firmou. Todos adquiriram a noção de organização de um projeto e a capacidade de compreender a teoria para a realização na prática”, afirma.

Planejamento
A proposta da ação era promover um evento que fosse divertido, simples e diferente, transmitindo dicas de empreendedorismo para colegas de outras turmas do programa Aprendizagem.

Para isso, os alunos se dividiram em três equipes. Um grupo aceitou a ideia de encenar os personagens, outros alunos ficaram responsáveis por atuar como palestrantes e os demais fizeram a decoração do evento e deram todo suporte operacional para organizar a atividade.

Em dois meses de trabalho, os aprendizes pesquisaram sobre o assunto com apoio dos docentes. O conteúdo do livro da Mara Sampaio foi estudado em sala de aula e embasou as falas dos palestrantes e dos personagens. 

Além disso, a turma assistiu à animação da Disney para observar detalhes importantes que foram incorporados ao evento como um todo.

Segundo Whisttila Munhoz, responsável pela coordenação do programa Aprendizagem na unidade, o objetivo do evento realizado reforça a proposta pedagógica da instituição que visa o desenvolvimento de habilidades para autonomia e cidadania.

“Destaco o empenho e compromisso dos alunos em divulgar o tema empreendedorismo e mostrar para toda comunidade escolar que é preciso conhecimento e força de vontade para aproveitar as oportunidades”, diz.

Conheça o programa Aprendizagem e o livro Atitude Empreendedora: Descubra com Alice o seu país das maravilhas, da Editora Senac.

Notícias relacionadas:
- Atividade mostra boas práticas no armazenamento de alimentos em supermercado
- Atividade mostra boas práticas no armazenamento de alimentos em supermercado
- Uma festa de conscientização e sustentabilidade
- Uma festa de conscientização e sustentabilidade
- Uma festa de conscientização e sustentabilidade
- Uma festa de conscientização e sustentabilidade


Tags: Alice no País das Maravilhas no Senac, Senac Americana, empreededorismo, livro Atitude Empreendedora: Descubra com Alice o seu país das maravilhas, organização de evento, projeto prático


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)