Home > Notícias
14/07/2016 18h03min

Atividades práticas enriquecem aprendizado de alunos de segurança do trabalho

Imagens de alunos utilizando a motosserra no jardim do Senac Penha

Aula no jardim do Senac Penha orientou alunos sobre prevenção de acidentes com motosserra

Vivenciar a aplicação do conteúdo estudado em sala de aula faz toda a diferença para o aprendizado. Com essa proposta, alunos do Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Penha e da unidade Tatuapé participaram de atividades práticas durante o mês de junho.

Penha
Ao estudar a inspeção e identificação de riscos relacionados ao uso de máquinas, equipamentos e materiais, a turma do Senac Penha conferiu a utilização de uma motosserra.

Na aula teórica, realizada em 22 de junho, o docente Armando Andreta apresentou a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), que institui a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e o anexo da regulamentação que trata do uso da motosserra.

Dosagens de combustível, técnicas de fiação, normas de segurança e regulagem da motosserra foram abordados durante a ação, que contou ainda com simulação de alguns procedimentos de afiação, abastecimento e partida do equipamento.

Depois, a turma conferiu as orientações na prática. Em 27 de junho, docente e alunos foram ao jardim da unidade para aprender a utilizar essa máquina. Primeiro, conheceram e colocaram os equipamentos de proteção individual (EPI’s): capacete, proteção facial, luva anti-vibratória e proteção auditiva.

Observaram que cada etapa do trabalho tem uma técnica específica. “Como por exemplo, a posição de partida: a quente ou a frio, a injeção de combustível, o freio de segurança e o acionamento”, revela o docente.

Segundo Armando, as aulas revelaram outras possibilidades de atuação do técnico em segurança do trabalho em programas de capacitação para uso de equipamentos de risco.  “Ao perceber que o campo rural, assim como o aquático, são nichos pouco explorados, o aluno amplia sua percepção a respeito da profissão”, destaca.

Ainda segundo o docente, nas áreas urbanas, a motosserra é utilizada pelas prefeituras, empresas de energia, jardinagem e construção civil, além de equipes de emergência.

“A metodologia utilizada seguiu as regras de capacitação da NR-12 e também pode ser usada com prensas e furadeiras”, esclarece Armando.

Tatuapé
Prevenir acidentes foi o tema da atividade realizada pela turma do Senac Tatuapé. Para isso, promoveram a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Spat) de 21 a 24 de junho e exercitaram todo o conteúdo estudado no curso.

A programação contou com palestras e ações culturais, como teatro, música e dança, abordando segurança e cuidados com a saúde.

Divididos em grupos, os alunos apresentaram os tipos de acidente de trabalho, doenças ocupacionais, acidentes de trajeto e outros temas, como prevenção de acidentes domésticos, meio ambiente e efeito estufa, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo e hábitos alimentares nocivos.

Em uma das atividades, a aluna Noemi Lopes de Moraes e seu filho Ygor Moraes de Araujo, também aluno da unidade, abordaram primeiros socorros mostrando alguns métodos práticos, como a manobra de Heimlich, utilizada para desobstrução das vias aéreas.

Além da preocupação em elaborar um bom conteúdo, a dupla também providenciou a criação do material gráfico para atrair o público e venceu o desafio de falar em público.  “Particularmente, foi a parte mais complicada, mas deu para tirar de letra, pois tivemos bastante apoio dos docentes e dos outros grupos na hora da apresentação”, comenta Noemi.

“Além de colocar em prática todo o aprendizado, os alunos tiveram que elaborar atividades em grupo relacionados aos temas propostos. A função disso é que todos sejam multiplicadores e desenvolvam o trabalho em equipe multidisciplinar”, afirma o docente Hamilton de Souza.

Ela ainda destaca que o evento foi baseado no módulo de ações educacionais do curso e serviu como prévia de uma atividade exigida por lei, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que deve ser realizada anualmente pelas empresas.

“Foi positivo para o relacionamento entre os alunos, mas também auxiliou na assimilação do conteúdo, incentivando técnicas de apresentação e trazendo o aluno para a realidade de um grande evento, algo que vivenciará constantemente no mercado com a Sipat”, finaliza Hamilton.

Conheça o curso Técnico em Segurança do Trabalho que o Senac São Paulo oferece.

Tags: Senac Penha, Senac Tatuapé, Técnico em Segurança do Trabalho, atividade prática, combate a incêndio, prevenção de acidentes, segurança do trabalho, simulação de acidente


Últimas notícias

24/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)