Home > Notícias
11/07/2016 10h59min

Projeto Rondon: alunos levam ações de cidadania para o Rio Grande do Norte

Imagens dos alunos que participam do projeto

Grupo promoverá capacitações e oficinas para moradores do município Rio do Fogo

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora.

Inspirados nessa proposta, alunos do Centro Universitário Senac – Santo Amaro participam da Operação Forte dos Reis Magos, que compõe o Projeto Rondon, e promoverá diversas atividades envolvendo moradores do município Rio do Fogo, no Rio Grande do Norte.

Para isso, de 7 a 24 de julho, um grupo formado por estudantes e professores convida a comunidade local para participar de ações educacionais que abordarão diferentes temas, como meio ambiente, trabalho, tecnologia e comunicação.

Para provocar reflexões sobre o mercado de trabalho, em uma das atividades serão apresentadas oportunidades de geração de renda, formas de cooperativismo e associativismo.

Capacitações para lideranças e oficinas de tecnologias sociais, geoprocessamento, educação ambiental, nutrição, esporte, artesanato, fotografia e memória também serão ministradas pelos alunos do Senac.

A proposta da programação é atender às necessidades da comunidade e compartilhar os conhecimentos que os universitários aprendem em sala de aula.

“Trabalhamos por várias semanas para que as oficinas sejam aplicadas com sucesso. Estar envolvido diretamente em um projeto dessa dimensão colaborou para o meu desenvolvimento profissional. Me sinto melhor preparado para desenvolver meus próprios projetos pessoais ligados à fotografia”, destaca Flalbert Franklin Cecconato, aluno do Bacharelado em Fotografia.

Ele acredita que a troca de experiências é fator fundamental para o aperfeiçoamento social e pessoal. “Espero voltar transformado e poder enxergar o mundo de maneira mais ampla, resgatar parte do amor ao próximo que se dilui cada vez mais em nossa sociedade. Não tenho dúvidas que, de alguma forma, transformaremos muitos corações por onde passarmos”, afirma Flalbert.

As expectativas de Camilla Gomes de Borba, estudante do Bacharelado em Nutrição, também são positivas. “É uma oportunidade de conhecer e ver de perto um Brasil um pouco distante das nossas realidades. Imagino que voltarei de lá com uma visão totalmente distinta da que tenho hoje, devido às trocas de valores, conhecimentos e experiências que eu espero vivenciar, deixar no local e também trazer comigo”, relata.

Ela completa: “vejo essa iniciativa como uma possibilidade de adquirir um crescimento não só acadêmico e profissional, mas muito pessoal e ter a oportunidade de levar informações da nutrição para essas pessoas é extremamente gratificante”.

Participantes
Nessa edição, representam o Centro Universitário Senac – São Paulo os alunos: Aline Vieira Costa, Amanda Suemy Miyazaki, Caio Yudi Nishimura Vieira, Camilla Gomes de Borba, Flalbert Franklin Cecconato, Gersica da Cruz Araujo, Jessica Bezerra Serra, Nilton Kenji Shiobara, Rodrigo Costa Rosa Lolla, Tamiris Allebrandt, Thiago de Souza Morais e Valburg de Sousa Santos Junior.

Os professores Eleni Paparounis, Fernando Citroni e Silvia Mac Dowell acompanharão a turma durante esse desafio.

O projeto
Ação do Governo Federal conduzida pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem a missão de viabilizar a participação de universitários nos processos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios do Brasil.

A partir da Operação Forte dos Reis Magos, a edição 2016 engloba 10 municípios do estado do Rio Grande do Norte, sendo eles: Acari, Canguaretama, João Câmara, Montanhas, Porto Velho, Riachuelo, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Serra Negra do Norte e Santana do Matos.

Essas cidades somam área territorial de aproximadamente 4.582,39 quilômetros quadrados e estão inseridas em, basicamente, dois biomas: Mata Atlântica e Caatinga. Algumas, inclusive, são vulneráveis à desertificação.

As atividades do projeto foram divididas pelo Ministério, que definiu o objetivo de cada uma de acordo com o diagnóstico realizado. Foram verificadas demandas relacionadas: ao saneamento básico, à infraestrutura para desenvolvimento do turismo, à educação suplementar, à geração de renda, entre outros.

Confira o vídeo com os participantes do projeto. Conheça também os cursos com inscrições abertas no Centro Universitário Senac.

Tags: Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Operação Forte dos Reis Magos, Projeto Rondon, cidadania, desenvolvimento social


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)