Home > Notícias
29/06/2016 18h30min

Ações envolvem comunidade na celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Unidades Bauru e Marília promovem conscientização ambiental em prol de ações sustentáveis no entorno.

Maquete colorida construída a partir de material reciclado com placa dizendo

Material reciclável se transformou em matéria-prima para a criatividade dos alunos de Marília

Apesar de marcar o início do inverno no hemisfério sul, junho é considerado o mês mais verde do ano já que o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Para comemorar a data e enfatizar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, unidades do interior do Senac São Paulo organizaram ações que tiveram impacto direto na comunidade.

No Senac Bauru, a tradição de ajudar a construir a Semana Integrada do Meio Ambiente mobilizou os alunos do curso Agente de Desenvolvimento Socioambiental, que criaram um circuito sensorial com atividades lúdicas que simulava dois ambientes, o florestal e o urbano, e tinha como objetivo estimular os sentidos e sensibilizar os participantes sobre as diferenças entre eles.

Aproximadamente 150 visitantes, divididos em três circuitos, foram vendados e guiados pela trilha, onde sentiam folhas, árvores e animais taxidermizados com o tato, além de ouvirem sons característicos da mata e usarem o olfato para reconhecerem os aromas de capim cidreira e manjericão. Para finalizar, utilizaram o paladar degustando uma receita culinária alternativa, que consistia em brigadeiros feitos de mandioca.

“Foi um trabalho importante porque abordou as questões socioambientais através dos sentidos e a falta de um deles, no caso, a visão, o que também levantou a questão da acessibilidade. Eu tive a oportunidade de vivenciar situações com pessoas que não estavam enxergando, e isso despertou também um maior interesse em participar de uma sociedade mais inclusiva. Assim, ao final da experiência, foi possível despertar questões como a união, inclusão social, arborização, cultura, valores e mudanças de hábito”, afirmou a aluna Tamires Castro.

Tamires também enfatizou a participação de pessoas de várias faixas etárias, o que enriqueceu ainda mais a experiência e reforçou a proposta do Agente Socioambiental de interagir e mobilizar a comunidade:  “A comunicação no processo de sensibilização foi um dos motivos pelos quais entrei no curso, e por meio dessa atividade, pude ver a minha evolução nesse sentido”.

A didática da ação foi corroborada pela docente Paula Sant’Anna Batassini, que destacou o papel dos alunos: “Eles tiveram total autonomia. Foram os responsáveis pela recepção dos participantes, tiveram a oportunidade de exercer o papel de agente de desenvolvimento socioambiental conduzindo todas as atividades da rodada socioambiental, assim como realizar uma roda de conversa durante o encerramento para contextualização e transmissão das informações sobre a temática socioambiental”.

Após a participação na trilha sensorial, o público pôde vivenciar brincadeiras da cultura popular como peteca, perna de pau e tabuleiro de futebol de prego, escolhidas pelos alunos pelo ideal de que por meio do resgate dessas brincadeiras populares e sustentáveis é possível oportunizar um momento fundamental para o desenvolvimento do ser humano, seja criança, jovem ou adulto.

O futuro do planeta

No Senac Marília, as crianças também foram o foco de atividade realizada pelos alunos do curso Agente Comunitário de Saúde de Marília. Pensando na influência que o descarte adequado do lixo tem na qualidade de vida – e na saúde – da população e como isso afeta diretamente o papel do agente de saúde, eles desenvolveram projeto Lixo e seus Impactos, no qual a teoria se uniu à prática e culminou em uma exposição de objetos construídos a partir de materiais reciclados.

Em uma visita realizada à Escolinha da Mata, um projeto voltado para a educação ambiental de crianças localizado em uma reserva florestal, os alunos tiveram contato com material educacional e puderam discutir a criação de material de comunicação sobre o reaproveitamento de resíduos. De volta à sala de aula com várias ideias, foram elaborados cartazes para a conscientização da população, além de maquetes, materiais de escritório, horta suspensa, que ficaram em exposição aberta à comunidade no dia 10.

De acordo com a docente Priscila Roberta Shirazawa, realizar este projeto foi importante, pois as temáticas abordadas tiveram como foco realizar uma mudança comportamental, tanto nos estudantes como nas pessoas que tiveram a oportunidade de visualizar a exposição. “Com sabedoria e boa vontade, aquilo que antes era visto como lixo, pode ter uma utilidade. Para o agente comunitário de saúde, este projeto tem um enfoque abrangente e transformador”, afirmou.

A consciência ambiental desenvolvida a partir da atividade terá impacto direto na execução da profissão, uma vez que eles poderão conscientizar a população acerca do lixo em todas as suas amplitudes, seja quanto ao acondicionamento adequado por meio da coleta seletiva, os perigos do descarte incorreto, maneiras práticas de reciclagem e reutilização consciente.

Notícias relacionadas:
- Alunos celebram Dia da Água com sensibilização ambiental
- Alunos celebram Dia da Água com sensibilização ambiental
- Aprendizes abordam responsabilidade socioambiental em peça de teatro
- Aprendizes abordam responsabilidade socioambiental em peça de teatro
- Alunos realizam intervenções teatrais sobre meio ambiente
- Alunos realizam intervenções teatrais sobre meio ambiente


Tags: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Consciência Ambiental, Dia Mundial do Meio Ambiente, Meio Ambiente, Senac Bauru, Senac Marília


Últimas notícias

23/08/2019
22/08/2019
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)