Home > Notícias
29/06/2016 16h44min

Visitas revelam a alunos práticas de gestão ambiental

Alunos, professor Fernando e o empresário Thomas na Andú Brindes

Alunos exercitaram o ponto de vista de um gestor ambiental em uma fábrica

Exemplos reais ajudam a reforçar o aprendizado de sala de aula. Pensando nisso, duas turmas do Senac Jabaquara foram a campo conferir as práticas de gestão ambiental adotadas por empresas.

Em 11 de junho, os alunos da pós-graduação em Gestão de Recurso Hídricos da unidade foram ao Shopping JK Iguatemi para conhecer os sistemas de tratamento de água potável (ETA) e de esgotos sanitários (ETE) do complexo.

Inicialmente, o responsável pelas operações das estações de tratamento, Ricardo Ferraz, explicou a parceria entre o Shopinng JK Iguatemi e a empresa General Water que operacionaliza a gestão desses sistemas ambientais.

Em seguida, a turma participou de uma palestra com o engenheiro Thiago Forteza de Oliveira que esclareceu como funciona as estações de tratamento. O profissional também falou sobre o trabalho de reuso da água para utilização nos sanitários do estabelecimento comercial.

Depois da apresentação, chegou a hora de conhecer as estações de tratamento e a unidade de reúso da água. Nesse momento, os alunos verificaram o funcionamento e as ações de monitoramento ambiental realizados no local.

“Quando um grande consumidor de água, como uma indústria ou um shopping center, reduz ou deixa de consumir água da concessionária pública, colabora para a sustentabilidade do sistema de abastecimento público e o bem-estar social, já que aumenta a disponibilidade de água para consumo humano residencial”, explicou Thiago.

O engenheiro ressaltou ainda que esse trabalho reduz a geração de esgoto, o que representa impacto ambiental positivo para a qualidade da água dos mananciais.

Ricardo também destacou como a iniciativa privada pode colaborar positivamente com a matriz de abastecimento de água. “Esperamos que a experiência adquirida na visita às instalações e a verificação da operação das estações tenha contribuído com o desenvolvimento teórico e prático desses profissionais e com a inovação e futuro na gestão dos recursos hídricos”, afirma.

Gestão ambiental
Já em 18 de junho, os alunos da pós-graduação em Gestão Ambiental da unidade, acompanhados pelos professores Fernando Pereira e Jorge Rocco, visitaram a empresa Andú Brindes. A atividade possibilitou à turma exercitar o ponto de vista de um gestor ambiental em uma fábrica.

No local, conheceram o processo produtivo da organização que é fabricante de produtos promocionais injetados e desenvolve uma linha de brindes com materiais reciclados a partir de fontes de baixo impacto ambiental.

Thomas Schneider, proprietário da empresa, guiou a turma e contou que desde 1998 produz brindes feitos de caixas longa vida e que, em 2009, lançou itens fabricados a partir do aproveitamento de embalagens PET.

“Ao receber os alunos contamos com a troca de informações e experiências. Nossa empresa é de pequeno porte e não dispomos de profissionais qualificados para gestão ambiental, tornando a visita uma oportunidade de auditar os nossos processos com a expectativa de sugestões para melhoria”, destaca Thomas.

Por sua vez, o professor Fernando enfatiza que, para os estudantes, a ação possibilitou exercitar em situações reais de campo os diferentes conceitos estudados no curso.  “Buscamos, de maneira conjunta, identificar possíveis atividades na planta industrial capazes de gerar contaminação do solo e águas subterrâneas”.

Segundo ele, ao verificar o processo de produção da fábrica também conheceram as diferentes necessidades de uma empresa e as soluções que poderão oferecer como futuros profissionais nesse mercado.

Conheça os cursos de pós-graduação em Gestão Ambiental e em Gestão de Recursos Hídricos que o Senac Jabaquara oferece.

Notícias relacionadas:
- Voith mostra Sistema de Gestão Ambiental a alunos de pós
- Voith mostra Sistema de Gestão Ambiental a alunos de pós
- Voith mostra Sistema de Gestão Ambiental a alunos de pós
- Horta vertical e cosméticos artesanais são atrações de feira organizada por alunos
- Horta vertical e cosméticos artesanais são atrações de feira organizada por alunos
- Horta vertical e cosméticos artesanais são atrações de feira organizada por alunos


Tags: Senac Jabaquara, estação de tratamento de esgotos sanitários, estação de tratamento de água, gestão ambiental, pós-graduação, visita, água de reúso


Últimas notícias

18/07/2019
18/07/2019
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)