Santana

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
13/04/2017 14h34min

Latte art: técnica torna café agradável aos olhos e ao paladar

Confira entrevista com Maria Carolina Lazarini sobre o método que utiliza leite vaporizado para a fazer desenhos no café espresso.

Diversas xícaras de café com desenhos em espumas feitos com a técnica latte art

O prazer de saborear uma xícara de café já é quase unanimidade entre os brasileiros. A bebida está presente em 98% dos lares no país e seu consumo só perde em quantidade para a água.

É o que mostra a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Segundo o levantamento, uma pessoa consome 81 litros de café ao ano, uma média de quatro xícaras por dia.

E a tendência é que esse número aumente nos próximos anos. O estudo projeta um crescimento do consumo em volume, para 24 milhões de sacas em 2019.

Se, em casa, o tradicional cafezinho faz sucesso, a pesquisa mostra que, fora do lar, a versão gourmet é que tem conquistado o brasileiro.

Prova disso é o crescimento da quantidade de cafeterias gourmet abertas no país. Segundo uma projeção realizada pela consultoria Mintel, o número de lojas do ramo no Brasil deve aumentar 70% até 2018.

Além de novas experiências, a diversidade de produtos desse segmento oferece maior qualidade, pois seguem o padrão de sustentabilidade e rastreabilidade e são certificados pelo Programa de Qualidade do Café da Abic e outros selos nacionais e internacionais.

Entre as opções que estão conquistando os apreciadores da bebida está o latte art, método que deixa o café ainda mais atrativo com desenhos feitos em leite vaporizado.

A barista Maria Carolina Lazzarini, docente do Senac Penha, revela que no curso Formação de Barista: latte art e coquetéis com café oferecido na unidade, as técnicas de desenho ensinadas fazem sucesso.

Na última edição do curso, o aluno Gilson Bandeira, que veio de Pernambuco, concluiu as aulas bastante satisfeito. “Ao procurar o curso, criei uma expectativa de que sairia fazendo arte ao oferecer um café de qualidade, tanto ao paladar como aos olhos de quem o consumir. E o resultado foi muito positivo. Valeu a pena todo o esforço de viajar de Recife a São Paulo para aprender a desenvolver várias técnicas que servirão para aplicar no meu trabalho como bartender e barista em um navio de cruzeiro”, conta.

Segundo Lazzarini, além de um café saboroso o profissional pode servir um café gostoso e bonito. “O latte art veio para agregar valor à essa bebida que já faz um tremendo sucesso no Brasil e no mundo”, diz a docente.

A origem da ideia de fazer desenhos sobre o café é de um grupo de baristas japoneses.  A arte chama atenção até no campeonato de baristas. No ano passado, o japonês Hidenori Izaki foi o campeão do World Barista Championship preparando drinques, tirando espressos e fazendo desenhos surpreendentes no café dos jurados da competição.

Confira entrevista com Maria Carolina Lazarini e saiba mais sobre a técnica de latte art e o mercado de trabalho para baristas.

O que é latte art?
São técnicas de desenhos que utilizam o café espresso como base e o leite vaporizado para a finalização das produções.

É possível criar desenhos em qualquer café?
Sim. Para preparar o latte art, o barista precisa de uma base que seria o café com o fluxo do leite. Para fazer o grafismo, o profissional realiza desenhos sobre o leite com a calda de chocolate. Ou ainda pode elaborar desenhos com o pó de canela ou cacau, que seria o stencil art.

Quais os ingredientes e elementos essenciais para realizar um café gostoso e bonito?
Um grão de café gourmet, a moagem, a compactação do pó e o tempo ideal, que vai de 18 a 30 segundos.

E o latte art colorido, como é feito?
Pode ser feito de duas maneiras.  Na primeira, usamos o corante alimentício, que é adicionado sobre o leite. E a partir daí, faz-se o desenho sobre o próprio leite. Na segunda forma, o corante é adicionado no café e o desenho é elaborado quando colocamos o leite sobre ele.

O que o aluno pode aprender no curso Formação de Barista: latte art e coquetéis com café que o Senac oferece?
Aprenderão técnicas de desenhos com o leite, o grafismo com a calda e stencil e a elaborar os desenhos com auxílio do molde e de cacau polvilhado. São 20 horas desenhando. A gente aprende fazendo...

Quem pode fazer esse curso?
Recomenda-se que o candidato tenha cursado Formação Barista: preparo e serviço de café ou possua conhecimentos equivalentes, pois é preciso ter uma noção de como preparar o café espresso e o leite vaporizado para posteriormente realizar os desenhos. Durante o curso de latte art, os estudantes tiram o café espresso, vaporizam o leite e produzem os desenhos. Esse é o fluxo da produção nas cafeterias e bares e, consecutivamente, é assim que acontece nas nossas aulas. A turma realiza todas as etapas necessárias para aprender e praticar as técnicas.

Como é o mercado de trabalho para um barista especialista em latte art?
O barista atua em cafeterias, bares e restaurantes. A especialização em latte art vai possibilitar que o profissional tenha uma melhor posição na sua área, pois o conhecimento das técnicas de desenho somado à experiência fazem com que tenha um perfil diferenciado no mercado. Além disso, a cada dia mais, são abertas nas cidades brasileiras lojas com foco no café.


Maria Carolina Lazarini
Nutricionista especializada em Vigilância Sanitária. Tem formação em Barista com especialização em latte art , classificação e degustação de café. Também é sommelier de vinho e cerveja e bartender. Atua como docente do Senac Penha nos cursos livres da área de gastronomia e também no Técnico em Nutrição e Dietética.


Conheça os cursos Formação de Barista: latte art e coquetéis com café e Formação de Barista: preparo e serviço de café que o Senac Penha oferece.

Notícias relacionadas:
- O café está servido!
- O café está servido!
- O café está servido!
- O café está servido!
- O café está servido!
- O café está servido!


Tags: Formação de Barista: latte art e coquetéis com café, Senac Penha, barista, bebidas, café, café gourmet, gastronomia, latte art


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)