Home > Notícias
23/06/2016 10h08min

Casamento: da sala de aula à cerimônia em grande estilo

Alunos concluem curso realizando casamento dos sonhos para jovem casal

Foto em preto e branco mostrando a parte de trás da cabeça do noivo encostado à noiva, que está de frente.

Uma festa de verdade: casal teve fotógrafos profissionais do making of à cerimônia

Desde os tempos mais remotos, a cerimônia matrimonial tem uma simbologia forte e até sagrada para muitos. Em vários trechos bíblicos, por exemplo, há uma bela analogia que diz o homem se unirá à sua esposa e os dois se tornarão uma só carne. Para muitas pessoas, o dia do casamento é o dia mais importante de suas vidas, portanto, é uma cerimônia que exige um cuidado especial, carinhoso e uma dedicação dos envolvidos para que seja um dia memorável.

O sonho de alguns se transformou em oportunidade para muitos, e o mercado das festas de casamento está em alta, sem sinais de crise. O que significa que os custos de uma cerimônia podem acabar pesando no orçamento de um casal começando a vida a dois. Mas uma grande história de amor merece uma grande celebração, por isso os alunos do curso Casamento: Do Planejamento à Celebração em Grande Estilo da unidade Senac Tatuapé tiveram uma bela ideia: a realização de um casamento de um jovem casal.

No decorrer do curso, os alunos conhecem todo o planejamento de um casamento, do cerimonial à decoração, cuidados necessários para a sua perfeita realização. Segundo a docente Roseli Mazulo, que coordenou a turma, o curso fornece uma experiência prática na área de casamento: “Ao final do curso os alunos realizam uma experiência prática na área de casamento. Porém, trata-se de uma simulação, feita pelos alunos para alunos”.

Simular não foi o bastante

Enquanto discutiam como seria esta cerimônia final, surgiu a ideia de confeccionar um evento real destinado a um casal que sonhasse com o casamento, mas sem condições para a sua realização. Dessa forma, o evento também se tornou uma ação social. Foi feito um concurso interno da mais bela história de amor. Os próprios estudantes coletaram cartas apaixonadas entre conhecidos e realizaram a votação interna.
Segundo a aluna Jessica Nascimento dos Santos, o veredito foi unânime: “Todas as histórias eram belas, mas a do casal Thamy e Danilo realmente mexeu com a turma, pois mesmo com tantas adversidades que a vida proporcionou, o amor entre eles prevaleceu”.

O casal apaixonado ficou sabendo da ação por meio da aluna Natalia dos Santos Silva, que confirma: “Eles são meus amigos há tempos e eu pude acompanhar de perto toda a difícil trajetória deles e sabia como esta cerimônia era importante para o casal”.

Para garantir o sucesso da festa, as alunas buscaram parcerias com empresas e profissionais locais, reforçando o networking tão importante nessa área de atuação. A ideia de realizar o sonho de um casal apaixonado foi um sucesso, segundo Natalia: “Muitas empresas simpatizaram com a nossa proposta, apesar de alguma dificuldade em alinhar as agendas. No fim, conseguimos tudo o que planejamos, o que foi fundamental”.

Todo o processo foi registrado em uma página do Facebook, criada para o projeto: mais de 600 pessoas acompanharam o Casamento dos Sonhos pela através da rede social. A festa, que aconteceu no salão Quinthal Presença, ainda aproveitou o mês das noivas e foi celebrada no dia 28 de maio.

Do planejamento à cerimônia

Eis que chega o grande dia. A turma pôde, então, ver a concretização de todas as etapas: a assessoria de casamento, a idealização do projeto, o contato com noivos, a captação das parcerias, briefing, decoração e o texto para convite. Não foi uma tarefa fácil, como a aluna Natalia comentou: “Há uma pressão muito grande neste momento, mas ela foi fundamental. Nos traz a realidade, ‘pé-no-chão’, além de ver todo o seu esforço sendo validado somado à alegria dos noivos, foi muito emocionante“.

Mesmo com todo profissionalismo, foi difícil não se enternecer com a cerimônia. Jessica, que já possui graduação e experiência no mercado, comentou: “Foi com certeza uma das mais belas e emocionantes que eu vivi. Isto é muito além do profissional, é poder proporcionar o momento mais importante da vida de uma pessoa, a realização de um sonho. Isto é o mais importante”. Até a docente do curso, em meio aos elogios para a turma, concluiu que a parte mais difícil foi manter os olhos secos.

Parceiros

As alunas fazem questão de enfatizar que o projeto só foi possível com a ajuda dos profissionais e empresas que ofereceram seus melhores serviços sem custo para o casal. Empresas como:
buffet Quinthal Presença, Decorei, Vany HB, Yasue Noivas, Sra. Buquê, Vidro & Cia, Flora Irmãos Santos, Nhá Dita, Dedé Graffit, Jes Eventos, Bem Casadinho, E.D.E. filmes e Noivinhos Topo de Bolo se uniram a profissionais como Arnaldo Verde, Jaques Janine, Rogério Alves, Douglas Carvalho, Pollyanna Marques, Nalva Deiró, Maria Roberto, Patrícia Antunes, Natália Santos, Pedro Barata e José Machado foram fundamentais para o sucesso da cerimônia e mostraram que há muito amor no coração daqueles que atuam no mercado de casamentos.

Veja a página do evento no Facebook.

Conheça o curso de 
Casamento: Do Planejamento à Celebração em Grande Estilo oferecido pelo Senac.

Notícias relacionadas:
- Casamento acessível agrega experiência à turma de São Carlos
- Casamento acessível agrega experiência à turma de São Carlos
- Estudantes preparam casamento coletivo em tempo recorde
- Estudantes preparam casamento coletivo em tempo recorde
- Estudantes preparam casamento coletivo em tempo recorde
- Turma do Senac São Carlos organiza cerimônia de casamento
- Turma do Senac São Carlos organiza cerimônia de casamento
- Turma do Senac São Carlos organiza cerimônia de casamento


Tags: Casamento, Casamento Solidário, Casamento dos Sonhos, Casamento: Do Planejamento a Celebração em Grande Estilo, Senac Tatuapé


Últimas notícias

06/12/2019
04/12/2019
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
02/12/2019
Todas as obras da Livraria Senac pela metade do preço
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)