Home > Notícias
10/06/2016 18h48min

Horta vertical e cosméticos artesanais são atrações de feira organizada por alunos

Mãos plantam muda em garrafa pet

Ações incentivaram a alimentação saudável

Alimentação saudável, horta vertical e cosméticos artesanais. Esses foram alguns dos temas discutidos durante a Feira de Produtos Orgânicos, realizada pelos alunos do Técnico em Meio Ambiente do Senac Jabaquara.

A proposta da ação, promovida em 15 de maio, foi atrair a comunidade para o Parque Nabuco, localizado em Jabaquara, estimulando a frequentarem o local e a conhecerem mais sobre agricultura limpa (livre de agrotóxicos).

A atividade também proporcionou mais um local para divulgação da alimentação orgânica, convidando os participantes a repensar seus hábitos.

Para isso, o espaço foi ocupado por alguns produtores da região e outros vindos do município de Ibiúna, convidados pelos alunos, que apresentaram e venderam temperos, mel, verduras e legumes orgânicos aos visitantes.

Além de ter acesso a produtos prontos para consumir, o público também participou de oficinas com a docente Daiana Gonzalo e recebeu dicas para cultivar uma horta vertical e também para fazer cosméticos com ingredientes naturais.

Um bate-papo sobre alimentação saudável também fez parte da programação do evento.

A ação teve o apoio da equipe de educação ambiental do núcleo Sul da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Planejamento
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda apresentada por Andrea Martins, coordenadora do núcleo Sul da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, e por Cristina Novaes, mediadora da Rede Social Jabaquara, com a ideia de promover a ocupação do Parque Nabuco pela comunidade local.

Para isso, Cristina se reuniu com o docente Jorge Nicareta para articular a contribuição dos alunos do Técnico em Meio Ambiente nesse projeto, durante o módulo de educação ambiental do curso.

No desenvolvimento e execução do evento, a turma vivenciou diversos temas estudados, como: elaboração de projetos socioambientais e comunicação ambiental.

O projeto iniciou com uma visita ao Parque Nabuco para que os alunos identificassem as características ambientais, sociais e econômicas do local e de seu entorno.

Em seguida, a turma conheceu algumas feiras da cidade para pesquisar a estrutura e conversar com os produtores.

Com a ação confirmada, eles trabalharam para divulgar as atividades aos estudantes e funcionários da unidade e também aos moradores da região utilizando cartazes, panfletos e uso das redes sociais.

Para o aluno Filipe Schirmer, o trabalho permitiu levar o conhecimento adquirido para além da sala de aula. “Fazer parte da propagação de informações úteis e produtos saudáveis fez com que a ideia de ser ambientalista seja cada vez menos coisa de sonhador, mas algo realista. Também me ajudou a ser interdisciplinar, pois aprendi a lidar melhor com o público e a planejar um evento”, diz. 

Já Carolina Christmann Sobral, aluna da turma, destaca que a experiência contribuiu para o processo de aprendizagem. “A necessidade de eventos como esse em nossa cidade é muito grande. Tudo o que vivi nesse dia me impulsiona a novos desafios acadêmicos e me motiva a continuar realizando projetos na área ambiental”, enfatiza.

Conheça o curso na área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho que o Senac Jabaquara oferece.

Tags: Feira de Produtos Orgânicos, Horta vertical, Senac Jabaquara, Técnico em Meio Ambiente, agricultura livre, alimentação saudável


Últimas notícias

21/08/2019
16/08/2019
15/08/2019
15/08/2019
07/08/2019
07/08/2019
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos
23/07/2019
Feira Senac de Carreiras facilita acesso de alunos a vagas de estágio e emprego

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)