Santana

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
24/05/2016 14h17min

Fashion Revolution mobiliza alunos do Senac São Paulo

Bandeira produzida no Senac Jundiaí

Bandeiras com resíduos têxteis foram confeccionadas nas unidades

Em abril, alunos de cinco unidades do Senac São Paulo participaram do Fashion Revolution, movimento global que promove a conscientização por uma moda ética e sustentável.

A ideia teve início em 2013, na Inglaterra, após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, deixando 1133 mortos e 2500 feridos. Atualmente, o projeto acontece em 78 países e desenvolve ações mobilizadoras para incentivar a reflexão sobre as etapas da cadeia produtiva e o consumo da indústria, abordando desde as plantações de algodão até o descarte dos resíduos têxteis.

Celebrado no dia 24 de abril, a terceira edição do Fashion Revolution Day contou com a participação de instituições de todo o país. As unidades do Senac Campinas, Lapa Faustolo, Jundiaí, Penha e São Bernardo do Campo envolveram diversas turmas no evento.

A programação contou com palestras, oficinas e exibição de filmes, além da criação, confecção e hasteamento de bandeiras feitas com resíduos têxteis (retalhos descartados em salas de aula ou coletados em confecções). Em maio, as peças produzidas pelos alunos foram doadas para instituições.

“Além da importância cultural que a bandeira de retalhos pode remeter, ela traz consigo o valor único e precioso do trabalho manual, juntamente com pluralidade e capacidade criativa do trabalho colaborativo. Tais valores estão se perdendo na nossa cultura fast e precisam ser resgatados”, afirma Eloisa Artuso, consultora de moda sustentável e coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil.

Ações nas unidades
No Senac Campinas, alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda e em Meio Ambiente assistiram ao documentário The True Cost que explora o impacto da indústria da moda sobre as pessoas e o planeta. Em seguida, debateram sobre a relação desse mercado com a ética e o meio ambiente. Estudantes do curso de Modelista e funcionários da unidade participaram da oficina Reutilize suas Roupas Customizando Peças do seu Vestuário. A turma do curso Costureiro foi a responsável pela produção da bandeira do movimento.

Na Lapa Faustolo foi ministrada uma oficina de Humanização na Moda. A proposta do evento foi abordar a ressignificação de insumos descartados e provocar a reflexão sobre uma produção mais consciente. Os participantes da atividade confeccionaram a bandeira de retalhos com a frase-chave da campanha Quem fez minha roupa? (em inglês).

Em Jundiaí, o destaque foi a exibição do filme indicado pelos organizadores do movimento seguida de um bate-papo com os alunos a respeito do consumo consciente. Também foi realizada uma exposição no saguão da unidade para mostrar a relação da moda com a sustentabilidade. A criação da bandeira foi feita com a ajuda dos alunos dos cursos livres, técnicos e do programa Aprendizagem.

Na Penha, a bandeira foi produzida utilizando retalhos de algodão das aulas do curso Modelagem e Costura para Iniciantes e Técnicas de Costura e Acabamentos. Para o tingimento do tecido que compôs a peça foram usadas cascas de beterraba e borra de café. A unidade também recebeu Eloisa Artuso, representante do movimento no Brasil, para a palestra Moda & Sustentabilidade - Fashion Revolution Day, com o objetivo de divulgar a campanha e conscientizar o público sobre a produção de uma moda mais sustentável.

Em São Bernardo do Campo, a turma de Costureiro idealizou a bandeira com inspiração nas regiões do Brasil. A sala foi dividida em 5 grupos que confeccionaram uma parte correspondente à localização escolhida, incluindo na composição elementos representativos da cultura local. Após a montagem final, foi realizado um ensaio fotográfico com a bandeira.

Conheça os cursos na área de moda que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Ciclo de vida da moda é sustentável?
- Ciclo de vida da moda é sustentável?
- Ciclo de vida da moda é sustentável?


Tags: Fashion Revolution Day, Quem fez minha roupa?, moda sustentável, movimento Fashion Revolution


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)