Home > Notícias
16/03/2016 14h29min

Um modelo educacional para conversar com a sociedade

Alunas da Escola Brasílio Machado Neto em excursão a Santos, SP. 1953.

Alunas da Escola Brasílio Machado Neto em excursão a Santos, SP. 1953

Educação profissional, sim. Mas por que não integrar ao currículo atividades de estímulo à vida sociocultural, possibilitando que os alunos se situem em relação a valores éticos e cívicos de suas comunidades? 

Foi assim que o Senac incorporou, em seus primeiros anos de atividades, eventos que premiavam estudantes por sua dedicação aos estudos, bem como torneios esportivos. Excursões pedagógicas também fizeram parte desse pacote, tudo para enriquecer a experiência educacional e ampliar os horizontes dos alunos.

Torneio Intelectual, 1947
Já no primeiro ano das atividades educacionais propriamente ditas, surge o Torneio Intelectual, que estimulava o interesse dos estudantes pelas matérias que faziam parte do currículo. Os primeiros colocados nas provas escritas recebiam prêmios e festejavam a sua conquista em solenidade realizada no auditório do Instituto Caetano de Campos, escola de referência em São Paulo na época, cujo prédio hoje sedia a Secretaria de Estado da Educação. A cerimônia de encerramento contou com a presença de Brasílio Machado Neto, então presidente do Conselho Regional do Senac.

Grêmio e comunicação
Outra iniciativa importante dessa primeira fase do Senac foram os grêmios estudantis. Em 1947, foram criadas sete agremiações, na capital e no interior. As associações estimulavam a autonomia, o compromisso com a organização, a informação e a divulgação de atividades das unidades.

Foi lançado, ainda, o
Jornal Escolar, um estímulo aos estudantes que quisessem registrar fatos e experiências. Os alunos escreviam as matérias, revisadas pelos professores de português, que também os orientavam na datilografia dos originais, reproduzidos depois em mimeógrafo, um tipo de copiadora manual muito usada na época.

Excursões pedagógicas
Uma iniciativa que fez grande sucesso nos anos 1950 foram as viagens organizadas às cidades de Santos e Campinas, parte do programa Formação Social. Antes dos passeios, os alunos conheciam dados históricos das cidades que visitariam, enriquecendo a experiência. Em Campinas, os alunos participaram com os professores de um concurso de fotografia, com direito a prêmios.

A vez do esporte
A colaboração com o Sesc, em 1949, deu origem ao Olimpíada Interescolar, que promoveu campeonatos de futebol e de basquete, na capital e no interior.  Em 1956, para comemorar os 10 anos da instituição, foi organizado um torneio mais importante, o Campeonato Interescolar, competição esportiva que envolveria alunos de todas as escolas Senac no Estado. O objetivo, como sempre, era promover a integração dos alunos, principalmente os que cursavam o ginásio comercial.

O primeiro campeonato aconteceu na cidade de São Paulo, reunindo mais de 400 atletas de 12 delegações. As competições incluíam futebol, tênis e voleibol masculino e feminino. Os estudantes ficaram alojados no Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) e no Estádio do Pacaembu. A campeã foi a Escola Brasílio Machado Neto, da capital, que conquistaria o bicampeonato no ano seguinte, em São Carlos.

A iniciativa fez parte do calendário do Senac por 18 anos. Em 1962, foi incluído o Torneio Cultural e o evento passou a se chamar Olimpíada Interescolar, nome alterado para Festival Desportivo Cultural do Senac em 1973, ano de sua última edição.

Na década de 1970, de fato, o Senac passava por uma transição a que, informalmente, deu-se o nome de desescolarização. Aos poucos, a instituição rompia com o modelo da educação formal, ampliando as possibilidades e os formatos para o modelo pedagógico adotado. Essas iniciativas socioculturais e esportivas são, a partir daí, interrompidas, já que eram também bastante identificadas com os modelos praticados pelas escolas tradicionais.

Páscoa nas Escolas Senac
O período da Páscoa gerava grande movimentação nas Escolas Senac. Entre as atividades que eram desenvolvidas estavam a produção de cartazes artísticos para a divulgação do evento, palestras durante as aulas de Formação Social e, para os alunos que não haviam feito a primeira comunhão, eram organizados aulas e materiais sobre catecismo. Todas essas atividades tinham como fim a realização da Missa Pascal da Família Comerciária, que acontecia no ginásio da Escola, onde era montado um altar e todo seu espaço decorado para a realização da missa e a primeira comunhão dos alunos ou na Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada na Praça da Sé, na capital paulista.




Em comemoração aos 70 anos de criação do Senac, o Centro de Memória Senac São Paulo produziu uma série de textos que serão publicados ao longo de 2016, descubra ou relembre alguns fatos que marcaram essa trajetória.

Notícias relacionadas:
- Pausa para o cafezinho – uma história do Senac São Paulo
- Senac nas ondas do rádio
- Conheça curiosidades dos primeiros anos do Senac São Paulo
- Senac 70 anos - como tudo começou
- Brasílio Machado Neto, empreendedor social já nos anos 40


Tags: Olimpíada Interescolar, Torneio Cultural, história do Senac, senac 70 anos


Últimas notícias

24/06/2019
19/06/2019
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
07/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)