Home > Notícias
08/03/2016 16h19min

Estilista apresenta a Arte na Moda a alunos em visita ao Masp

Turma de alunos reunida

Estudantes visitam exposição sobre moda no Masp

O Museu de Arte de São Paulo – Masp, na capital paulista, apresentou, recentemente, seu acervo completo, doado pela Rhodia no ano de 1972, com roupas criadas com a colaboração entre artistas e estilistas ao longo da década de 1960.

Diante da importância desse conteúdo e para colaborar com a construção de repertório cultural da turma, o Senac Nações Unidas proporcionou, em 12 de fevereiro, aos alunos do curso Técnico em Produção de Moda, a visita à exposição Arte na Moda: Coleção Masp Rhodia.

A docente Laura Nobrega, que acompanhou a turma nessa ação, conta que a participação de Ugo Castellana, estilista da maioria das peças que se encontram expostas no espaço, tornou o momento mais rico e proveitoso. “Ele conversou com a turma, explicou como cada uma das peças havia sido confeccionada e, falou um pouco sobre essa parceria e a apresentação de cada uma das criações ao longo da década”, afirma.

“Os estudantes vivenciaram e aprenderam moda e arte principalmente no primeiro módulo do curso, por meio de conhecimentos que abordavam história da moda e história da arte, além de outros assuntos que também eram tratados e colaboravam com o desenvolvimento do grupo como um todo”, explica Laura.

Mesmo analisando e vivenciando questões relacionadas à moda contemporânea,  diz a docente, “é imprescindível o contato e o conhecimento de situações passadas, entendendo que estas serviram para colaborar com o que se vê atualmente”.

A exposição conseguiu apresentar aos estudantes a junção entre moda e arte, expressa em uma coleção rica em criações únicas e expressas por meio de peças atemporais. Foi possível compreender a importância do artista plástico e do estilista individualmente, cada um em suas funções e, também, principalmente, compreender e entender o resultado final da adição desses dois talentos em um só projeto.

“A experiência da visita guiada por Ugo Castellana colaborou para o esclarecimento dos alunos ao longo do percurso. Ugo é o único estilista que ainda temos acesso, dentre nomes de tanto sucesso quanto ele, como Alceu Penna, Dener Pamplona de Abreu e Jorge Farré, também colaboradores no desenvolvimento de peças que fazem parte do acervo do museu. Ugo foi detalhista na explicação de cada uma das etapas que consistiram na criação daqueles modelos, de como era o mercado de moda ao longo das décadas de 1960 e 1970 e narrou passagens curiosas, agregadoras e importantes sobre a sua carreira, que colaboraram significativamente para o conhecimento coletivo”, destaca Laura Nobrega.

Para o aluno Felipe Morais, a exposição foi importante. “Entendemos como nasceu essa coleção e como cada um desses importantes estilistas criaram peças atemporais, fazendo com que muitos alunos se encantassem por esses modelos, acreditando que as usariam atualmente. Ter o Ugo como guia da visita foi inspirador”.

A colega de sala Yesla Laisa acrescenta: “Todas as cores, estampas e modelagens trabalhadas nas peças eram muito atuais, me deixando encantada com a coleção e servindo como inspiração para as minhas criações. Os croquis do estilista não possuíam tantos detalhes quanto os vistos nas peças acabadas, mas a modelagem das peças e os detalhes e acabamentos feitos à mão e os tecidos únicos e irreplicáveis traziam para os nossos olhos a sensação de exclusividade, brilho e riqueza únicos e incomparáveis”.

Já Helioneide Mascena, também aluna, ressalta a importância do conhecimento histórico.  “Quando estudamos história da moda e da arte focamos mais em exemplares, artistas e estilistas de fora do Brasil, nessa exposição nós pudemos visualizar, compreender e aprender mais sobre a moda brasileira. Por mais que a modelagem seja universal e mesmo sem poder tocar nessas peças, ao olhar foi possível decifrar tecidos, estampas e até mesmo o toque desses modelos. Quando se está em contato com esses produtos é possível vislumbrar o futuro profissional”.

Confira o curso Técnico em Produção de Moda.

Notícias relacionadas:
- Editorial individual é tema de projeto de moda no Senac Americana
- Editorial individual é tema de projeto de moda no Senac Americana
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017
- Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017
- Alunos de moda produzem desfile inspirado nos antigos cabarés
- Alunos de moda produzem desfile inspirado nos antigos cabarés


Tags: Senac Nações Unidas, alunos do técnico em produção de moda, exposição no masp, história da moda, visita a museu


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)