Home > Notícias
02/03/2016 10h47min

Senac Moda Informação confirma tendências do Verão 2017

Palestrante fala ao público no auditório do Teatro Cetip

Evento revelou os resultados de pesquisas internacionais sobre a moda na estação mais quente do ano

Amarelo, laranja e tons rosados. As cores do pôr do sol prometem inspirar as coleções da estação mais quente do ano. Essas e outras tendências do setor foram apresentadas no Senac Moda Informação – Verão 2017 realizado em 24 de fevereiro, no Teatro Cetip, em Pinheiros, São Paulo.

A iniciativa revelou os resultados de pesquisas internacionais realizadas pelos consultores Beth Salles, Bilu Casadei, Camila Toledo, Denise Morais, Luciana Parisi, Mauricio Lobo e Roberta Paes.

Ao longo do ano, esses profissionais viajaram às principais capitais do mundo para captar as novidades do mercado e descobrir o comportamento das ruas e um panorama do que está em alta nas passarelas internacionais.

No evento, os especialistas adaptaram as propostas globais da estação à realidade do mercado brasileiro e orientaram sobre os segmentos masculino, feminino, masculino, infantil, jeanswear e de acessórios.

Os dados foram divididos em três temas:

Golden Sunset: traz para as peças as belezas naturais apostando em elementos que destaquem as cores e formas da fauna e da flora marítimas e das praias tropicais. Também valoriza o aspecto artesanal introduzindo toques folk que fizeram sucesso nos anos 1970.

Manhattan: incorpora aos looks o lifestyle do bairro nova-iorquino aliando o luxo ao casual com uma essência de modernidade e urbanidade e base no minimalismo dos anos 1990.

Street Connection: imprime nas coleções a vibração da cena urbana jovem e a cultura pop originária dos movimentos de rua. Reúne a música, a sensualidade e o falso romantismo do universo retrô dos anos 1950 e 1960.

A jornalista e consultora de moda Maria Prata foi a responsável pela palestra de abertura do evento e destacou o impacto das tecnologias no novo momento da indústria da moda. Ao final da apresentação, ressaltou o desafio das empresas do setor para manter um equilíbrio entre a aceleração dos processos e a sustentabilidade.

Além do conteúdo das palestras, os participantes conferiram uma mostra com looks compostos por peças do mercado europeu que refletem a essência de estilo da próxima temporada.

Outra atração foi a abertura da Exposição Criadores que apresentou ao público do evento os croquis criados com exclusividade por 12 estilistas, dentre eles, Oscar Metsavaht, Isabela Capeto, Samuel Cirnansck, Walter Rodrigues e Jum Nakao.



Confirmação de tendências
Direcionado a varejistas, estilistas, compradores, designers e profissionais de marketing, a proposta do Senac Moda Informação é confirmar as tendências da moda para cada temporada.

Diante do atual cenário, o evento se torna estratégico para os participantes, explica Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo.

“Com recursos limitados para investir nas novas coleções, o risco precisa diminuir para as empresas. Então, trazemos informações que tornem o processo de produção mais assertivo para a venda contribuindo para que esses profissionais desenvolvam um trabalho mais competitivo”, esclarece.

O designer de moda de coleções jeanswear e empresário em Fortaleza Harold Freitas concorda. “Venho desde as primeiras edições e, para mim, o Senac Moda Informação é essa referência de informação. É como tenho acesso a um conteúdo mais preciso, que me possibilita trabalhar de forma mais direcionada”, afirma.

Ele completa. “Precisamos saber para onde ir e o Senac mostra esses caminhos. A moda dita várias tendências, algumas que vão pegar outras não. Aqui já é feito um filtro e isso é fundamental porque agora cada passo tem que ser certeiro: ou a gente cresce ou o concorrente engole a gente”, enfatiza.

Para Clarissa Govone, a participação no Senac Moda Informação também faz parte do processo produtivo. Ela realiza o desenvolvimento de coleções em uma estamparia localizada no bairro do Brás, na capital paulista.

“Para nós, o evento é muito importante, já que a partir das informações vamos desenvolver a nossa coleção. Acredito que trabalhar a partir da confirmação de tendências é mais estratégico para as nossas vendas”, diz.

Inovações no evento
Realizado desde 1993, o evento se tornou referência para profissionais da área e busca se reinventar a cada temporada.

Na edição Verão 2017, as inovações contemplaram desde o local de realização até as diferentes formas de relacionamento com os participantes.

Nesse aspecto, a novidade é o blog do Senac Moda Informação que permite uma comunicação contínua com o público durante o ano. Além disso, agora o evento marca presença nas redes sociais a partir de perfis no Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram.

“Falávamos com os participantes apenas pontualmente para divulgar as edições do ano. Com essas ferramentas ampliamos o conteúdo, estreitamos esse relacionamento e atendemos aos anseios deles”, comenta Danielle.

Outra iniciativa é a realização de duas edições Preview ao ano para apresentar temas e informações preliminares sobre as estações buscando facilitar o processo de planejamento das coleções.

“O evento passa constantemente por mudanças. Implantamos algumas nesse ano e vamos trazer inovações em cada edição. Nossa proposta é aprimorar essa experiência de forma que os profissionais possam levar esse conteúdo para o dia a dia no mercado”, finaliza a gerente.

Conteúdo
Os participantes do evento podem conferir o conteúdo exclusivo no blog do evento. O acesso é correspondente à edição na qual houve a participação.

Confira os cursos na área de moda que o Senac São Paulo oferece e a programação do Senac Moda Informação – Inverno 2017. Saiba mais sobre a Exposição Criadores que estará em unidades da capital e do interior.

Leia também:
As cores do pôr do sol vêm com tudo no verão!
#ModaInfo passa a contar com edições de preview, pre-fall e resort

Notícias relacionadas:
- Senac Moda Informação apresenta tendências para o inverno 2016
- Senac Moda Informação apresenta tendências para o inverno 2016
- Senac Moda Informação apresenta tendências para o inverno 2016


Tags: Senac Moda Informação, Verão 2017, mercado, moda


Últimas notícias

23/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
15/04/2019
Alunos integram moda e arte em evento sobre padrões de beleza
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)