Projeto desenvolvido por aprendizes valoriza história e turismo regionais

A historiadora Thereza Maia e seu esposo Tom Maia foram homenageados pelos alunos
Buscando proporcionar a vivência do conceito de atitude empreendedora, cujo objetivo é estimular a iniciativa pessoal para a realização de projetos diferenciados, uma turma do programa Aprendizagem do Senac Guaratinguetá foi desafiada pelos docentes a desenvolver um projeto prático a partir de uma visita ao Museu Frei Galvão e à Casa Solar Rangel.
Após conhecer as atrações e a história dos locais, os alunos elaboraram o projeto Grandes Lembranças que teve como foco a valorização da história do município com foco no turismo regional. A proposta foi desenvolvida sob a orientação dos docentes Leticia Uchoas Marton e Vera Guio e com apoio do docente da área de hotelaria e turismo Anderson Solcia.
A iniciativa consistiu em uma homenagem à historiadora e diretora do Departamento de Cultura da
Prefeitura Municipal de Guaratinguetá Thereza Maia e a seu esposo Tom Maia. O casal fundou o museu e o Arquivo Memória de Guaratinguetá e mora na Casa Solar Rangel.
Na ação, os aprendizes se vestiram com roupas da época de 1860, período em que o local onde o casal vive foi construído. A turma também produziu desenhos sobre o museu, cartazes para contextualizar a cultura regional e organizou uma exposição com fotos feitas durante a visita ao museu.
Thereza e Tom foram recepcionados com um café estilo colonial e conferiram uma apresentação feita pelos aprendizes. Uma das alunas entregou aos convidados uma poesia escrita por ela.
“Ficamos entusiasmados com a criatividade, ação e desempenho da proposta e temos a certeza de que a realização dessa iniciativa contribui para a valorização da cidade”, ressalta
Thereza.
Após a conclusão do projeto, a turma compartilhou a experiência, em 17 de fevereiro, com os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo. Eles mostraram cada etapa da ação e enfatizaram a importância desse movimento para a prática do turismo no município.
“A atividade nos ajudou no desenvolvimento pessoal e profissional e motivou a ter mais confiança em nossas habilidades”, comenta o aprendiz Otavio Augusto Gomes Pereira.
Para o docente Anderson, além de vivenciar o empreendedorismo a turma também aprendeu sobre o impacto de períodos históricos em Guaratinguetá. “Eles visitaram alguns monumentos e patrimônios que o município de Guaratinguetá tem a oferecer e puderam conhecer alguns dos importantes fatos sobre o ciclo do café e a Revolução de 1932 relacionados a seu
próprio município de moradia”, conclui.
Conheça o Técnico em Guia de Turismo e o programa Aprendizagem que a unidade oferece.