Home > Notícias
12/02/2016 18h34min

Breno Di Grado, um educador ativo e inovador na história do Senac

Breno Di Grado entrega prêmio a um dos alunos vencedores do 5º Torneio Cultural, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Serviço de Assistência Didática ao Ensino Comercial, órgão do Senac, em 1968

Breno Di Grado entrega prêmio a um dos alunos vencedores do 5º Torneio Cultural, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Serviço de Assistência Didática ao Ensino Comercial, órgão do Senac, em 1968

Muitos são os responsáveis pela trajetória de sucesso do Senac São Paulo. O educador Breno Di Grado é um desses personagens. Coube a ele conduzir experiências inovadoras do Senac nas décadas de 1940 e 1950.

Sua atuação ganhou destaque, principalmente, pela capacidade de implementar tanto a Universidade do Ar (Unar), em 1947, quanto o Setor de Assistência Didática ao Ensino Comercial (Sadec), em 1957, em convênio com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo do Sadec era dar assistência gratuita às Escolas de Comércio do Estado de São Paulo. Já a Unar foi a primeira experiência de educação via rádio do país.

Na visão de Décio Zanirato, ex-superintendente do Senac São Paulo, o professor Breno Di Grado era muito ativo: “Ao mesmo tempo em que cuidava do andamento da Universidade do Ar, estabelecia parcerias, criava projetos e resolvia questões diversas. Sua sala era uma extensão de sua personalidade. O espaço reunia recursos avançados para os anos 1960 e 1970, como projetores de slides e de filmes. Em meio a esse aparato, o professor atuava como uma espécie de fornecedor de metodologia aos demais educadores”.

Causos
“Certa vez, o professor Breno, de personalidade forte, se desentendeu com alguém da diretoria e, durante a discussão, a pessoa ameaçou tirar as coisas dele do prédio. O professor não se abalou. No dia seguinte, colocou a mesa, a cadeira e os pertences do lado de fora da unidade. Ficou ali, despachando. Ele era realmente desconcertante”, lembra Zanirato.

Já o professor Aparecido Cordão, ex-funcionário do Senac, hoje aposentado, não se esquece do dia em que se reuniu com Breno Di Grado pela primeira vez: “Ele já estava próximo da aposentadoria e fui chamado para substituí-lo na instituição. Sabia que ele era um tanto anárquico, uma pessoa não muito fácil. Fui preparado. Fiquei dias pesquisando, me preparando para o encontro. Como eu pensava, o professor resolveu me testar e deu uma série de informações equivocadas sobre a instituição. Tive de rebater – com todo o respeito – e demonstrar que conhecia os projetos. Quando terminei, ele se levantou e pediu que eu o seguisse. Entramos na sala do diretor regional da época, Amin Aur. Imediatamente, pensei: ‘Meu Deus, e agora?’. Mas o professor Di Grado abraçou Amin, comovido, e disse: ‘Agora posso me aposentar tranquilo porque sei que serei substituído à altura’”.

Obs.: este texto foi publicado originalmente em 2006, em comemoração aos 60 anos da instituição.

Foto acima: Breno Di Grado entrega prêmio a um dos alunos vencedores do 5º Torneio Cultural, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Serviço de Assistência Didática ao Ensino Comercial, órgão do Senac. A cerimônia foi realizada na sede do Senac, localizada na Rua Doutor Vila Nova, nº 228, em 1968. São Paulo, SP.

Foto à direita: Breno Di Grado discursa em formatura, em 1957. Destaque ao fundo para as bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil e do Senac, apoiadas na logomarca da Instituição. Data: 1/1958. Fotógrafo: não identificado.
Na fileira da frente, da esquerda para direita, José Barreira, Conselheiro do Senac; Miguel Barbieri, Diretor da Escola Senac Brasílio Machado Neto; Luiz Roberto Vidigal, Presidente da FCESP, CCESP, Sesc e Senac São Paulo; Maurício Lange, Conselheiro do Senac; Breno Di Grado, Diretor da Universidade do Ar (Unar); Júlio Tesheiner, Conselheiro do Senac. Na fileira do meio, da esquerda para a direita, Miguel Barbieri, Diretor da Escola Senac Brasílio Machado Neto e Ernani Liguori, Conselheiro do Senac. 

                                                                                                                                                                                                                Leia também: Senac nas ondas do rádio


Em comemoração aos 70 anos de criação do Senac, o Centro de Memória Senac São Paulo produziu uma série de textos que serão publicados ao longo de 2016, descubra ou relembre alguns fatos que marcaram essa trajetória. Na próxima publicação, Uma pausa para o cafezinho.

Notícias relacionadas:
- Conheça curiosidades dos primeiros anos do Senac São Paulo
- Senac 70 anos - como tudo começou
- Brasílio Machado Neto, empreendedor social já nos anos 40


Tags: 70 anos de Senac, Breno Di Grado, aniversário de São Paulo, educação, trajetória de 70 anos


Últimas notícias

19/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
Livraria Senac está no ar com descontos especiais
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)