Home > Notícias
12/02/2016 18h33min

Senac nas ondas do rádio

Desfile dos alunos do Núcleo da Universidade do Ar (Unar), realizado em 7 de setembro de 1955, na cidade de Matão, SP

Desfile dos alunos do Núcleo da Universidade do Ar (Unar), realizado em 7 de setembro de 1955, na cidade de Matão, SP

Em 1947, o Senac São Paulo dava um passo gigantesco e inovador rumo à educação a distância. Em uma época em que era raro conceber o ensino fora das tradicionais salas de aula, a instituição criava uma de suas iniciativas mais revolucionárias: a Universidade do Ar (Unar).

 

A iniciativa pioneira de ensino a distância via rádio, desenvolvida em parceria com o Sesc, se estendeu até 1962 e registrou mais de 90 mil atendimentos. Os núcleos receptores em cada cidade funcionaram também como centros sociais, onde eram promovidas atividades como palestras sobre educação sexual e higiene mental, campanhas de leitura e arrecadação de livros para montagem de bibliotecas.

 

As locuções eram realizadas pelos professores do Senac nas rádios-sede e transmitidas ao vivo aos núcleos receptores, que possuíam professores assistentes para a condução das atividades. A partir de 1953, as aulas passaram a ser gravadas em discos, o que resultou em uma melhor qualidade de áudio. Esses discos eram encaminhados às 47 emissoras de rádio no Estado de São Paulo que transmitiam as aulas para os núcleos receptores. Nesses locais, muitos alunos recebiam instruções que os capacitavam para assumir diversas funções no setor de comércio e serviços. Cabia aos monitores – preparados pelo Senac – cuidar do equipamento de som e orientar os estudantes na execução dos exercícios propostos no material de suporte.

 

O primeiro curso
A primeira experiência aconteceu com o curso Comercial Radiofônico, que transmitia aulas de língua portuguesa, aritmética comercial, ciências sociais e noções de economia e comércio. Muitas das lições da Unar, entretanto, propiciavam o acesso a informações variadas de cultura geral, contribuindo para que os ouvintes recebessem uma formação mais abrangente.

 

O início da Unar
Em depoimento concedido para material comemorativo dos 50 anos do Senac, completados em 1996, o educador Alpínolo Lopes Casali, ex-funcionário da instituição, afirmou que a ideia da Unar surgiu por acaso, enquanto caminhava pelo Centro de São Paulo em busca de obras de filosofia. “Foi quando deparei com um livro curioso, que contava a história da importância do rádio para a educação. Comprei o exemplar e levei até o doutor Brasílio (Brasílio Machado Neto – na época, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, do Sesc e do Senac), que pediu para ler e, logo de cara, já se interessou em oferecer ensino via rádio.”

 

A criatividade que originou o nome do projeto é atribuída a outro educador que, na época, atuava na linha de frente da pedagogia da instituição: Breno Di Grado. Entusiasmado com a ideia de levar o processo de aprendizado pelas ondas do rádio a milhares de ouvintes da capital e do interior – muitos deles sem outros meios de acesso ao ensino –, o professor teria dito: “Isso é uma universidade. Uma universidade do ar”.

Com o fim da Universidade do Ar, o Senac inicia experiências educacionais em cidades como Presidente Prudente e Jundiaí, que ainda não tinham unidades. Assim, foi lançado o curso Datilografia Móvel, utilizando espaços de outras organizações e dando continuidade ao objetivo de levar educação profissional aos locais onde a instituição não possuía escolas.

 

Leia também: Breno Di Grado, um educador ativo e inovador na história do Senac


Quer saber como eram as aulas via rádio?
Hoje em dia estamos tão acostumados com imagens que fica difícil imaginar apenas o áudio sem o visual. Ouça alguns exemplos de aulas da década de 1950. E confira galeria de fotos.


 

Em comemoração aos 70 anos de criação do Senac, o Centro de Memória Senac São Paulo produziu uma série de textos que serão publicados ao longo de 2016, descubra ou relembre alguns fatos que marcaram essa trajetória. Na próxima publicação: Uma pausa para o cafezinho.

Notícias relacionadas:
- Conheça curiosidades dos primeiros anos do Senac São Paulo
- Senac 70 anos - como tudo começou
- Brasílio Machado Neto, empreendedor social já nos anos 40


Tags: Universidade do Ar, aniversário do Senac, ensino a distância, história do senac, senac 70 anos, trajetória de 70 anos


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)