Home > Notícias
15/12/2015 10h25min

Senac São Paulo é primeiro lugar do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência da Secretaria do Estado

Estela Schreiner, à esq., com a equipe da Gerência de Pessoal

Estela Schreiner, à esq., com a equipe da Gerência de Pessoal

O Senac São Paulo conquista 1º lugar (em empate com Citibank) na edição 2015 do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O evento de premiação no qual foram revelados os ganhadores aconteceu ontem, 10, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual de São Paulo. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência, ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.

A cultura de inclusão faz parte das essências do  Senac São Paulo e se apresenta como um valor primordial na organização, permeando todas as ações educacionais dirigidas aos funcionários e à comunidade. “Para o Senac São Paulo é um orgulho ser vencedor deste prêmio. É o reconhecimento do trabalho contínuo, realizado desde 2002, em prol de uma sólida cultura inclusiva”, assegura Estela Schreiner, coordenadora do núcleo de Educação Corporativa do Senac São Paulo. 

Hoje, o Senac supera o número de contratações exigidas pela lei de cotas. São 9.136 funcionários em seu quadro, sendo 458 funcionários com deficiência. A contratação dos profissionais não é feita com base em mapeamento de cargos, mas considera-se os pré-requisitos da vaga e as competências exigidas para o cargo. Desta maneira, podemos afirmar que o Senac tem por princípio contratar a pessoa e não a sua deficiência, tornando seus processos acessíveis a todos os candidatos, visando proporcionar a participação em condição de igualdade.

Entre os benefícios, funcionários com deficiência são liberados do pagamento de coparticipação no plano de saúde e dispõem de apoio da cooperativa de crédito para adquirir próteses médicas como perna ou braço mecânicos, coletes, aparelhos auditivos ou outras próteses.

No que se refere à oferta de produtos e serviços, o Senac mantém um grande compromisso em disponibilizar cursos, eventos e publicações sobre o tema. Um dos destaques é a Semana Senac de Inclusão e Diversidade, realizada anualmente em outubro, em várias unidades do estado de São Paulo, que tem como propósito influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças. Em 2014, a programação foi realizada em 27 unidades, recebeu 2,6 mil participantes e teve o apoio de aproximadamente 70 funcionários.

Em busca de soluções que garantam acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o Senac São Paulo desenvolve o trabalho de adequação arquitetônica, de mobiliário e infraestrutura de seus edifícios, bem como oferece tecnologias assistivas como softwares vocalizadores, lupas eletrônicas, textos em braile, entre outras.

O Brasil tem hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo mais de 9 milhões somente no Estado de São Paulo. Uma em cada cinco pessoas com deficiência do país está no Estado de São Paulo, cerca de 20% da população. O Censo do IBGE de 2010 identificou que 2,8 milhões de pessoas com deficiência possuem ensino superior completo (incluindo mestrado e doutorado), ou seja, um número mais do que suficiente para suprir não somente as vagas potencialmente criadas pela Lei de Cotas, mas também outras oportunidades profissionais em empresas não abrangidas pela lei federal. Contudo, de acordo com levantamento realizado pela Fipe, 68,9% dos trabalhadores com deficiência sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre o cargo e sua escolaridade, comparado com 42,8% para pessoas sem deficiência, fator este que motiva a criação do prêmio.

Por isso, são extremamente relevantes as iniciativas para reconhecer e, principalmente, propagar as boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência em instituições de pequeno, médio e grande porte, ao estimular não apenas o cumprimento à legislação, mas também a eliminação de paradigmas e barreiras atitudinais, permitindo melhorar e ampliar as oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.

Prêmio
O processo de participação no prêmio foi estruturado de maneira criteriosa e organizado em etapas que permitiram às empresas participantes refletirem sobre suas práticas inclusivas.

As organizações inscritas receberam três questionários. O primeiro abordava a gestão da inclusão da empresa, direcionado para a área responsável pelo programa de inclusão, se referindo aos quesitos: acessibilidade, cultura organizacional, gestão, recrutamento e seleção e protagonismo. O segundo, sobre o grau de inclusão, voltado para os funcionários com deficiência, sobre acessibilidade, relacionamento, desenvolvimento, inclusão e satisfação. No último questionário a premiação verifica a percepção dos colaboradores sem deficiência quanto a inclusão dos colegas com deficiência na empresa.

Após análise das informações fornecidas, a comissão de seleção poderá visitar as 10 finalistas entre as empresas com o objetivo de confirmar a veracidade das informações. Após a avaliação da comissão julgadora (formada por personalidades nacionais de destaque na área da inclusão profissional e defesa dos direitos da pessoa com deficiência) são definidos os vencedores. 

Tags: cultura inclusiva, missão, pessoas com deficiências, prêmio, senac são paulo


Últimas notícias

17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
16/04/2019
15/04/2019
09/04/2019
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação
19/03/2019
Indicador de desempenho: o recurso para tirar o planejamento estratégico do papel

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)