Home > Notícias
23/12/2015 11h11min

“A fotografia é fonte inesgotável de inspiração”, afirma ex-aluna do Senac Penha

imagem de rosto de criança indígena

Imagem integrante da sessão fotográfica em aldeia Pataxó em Cabrália, sul da Bahia

Embora o princípio básico da fotografia, registrar a luz, permaneça o mesmo, o constante desenvolvimento tecnológico no mercado fotográfico expande cada vez mais as possibilidades de interação das pessoas com essa forma de arte.

Se antes a câmera fotográfica era de uso restrito às ocasiões importantes, com os rolos de filmes contados, hoje, por meio de câmeras e outros dispositivos digitais, como os smartphones, o exercício da fotografia tornou-se parte do cotidiano das pessoas, com fácil acesso a inúmeras ferramentas para aperfeiçoamento e manipulação das imagens.

Para a docente de fotografia Inês Correa, a preocupação com o equipamento fotográfico é secundária, ainda é o olhar do fotógrafo sobre uma cena que vai transformar um registro do dia a dia numa fotografia de tirar o fôlego, “é preciso usar a sensibilidade para interpretar o mundo na captura das imagens”, afirma.

Apesar de um equipamento de ponta não garanta por si só uma boa foto, entender os pontos fortes de uma câmera permite que se explore possibilidades de fotografias melhores e, consequentemente, ganho de performance.

Regilucy Brandão, fotógrafa há mais de quinze anos, explica que se matriculou no curso Formação Básica de Fotografia, no Senac Penha, para dominar os recursos da sua câmera reflex digital e explorar seus benefícios, “a fotografia para mim sempre foi um hobby e eu aprendi a fotografar com câmeras analógicas, então, apesar de já usar a digital de forma intuitiva, eu sentia que ainda precisava me integrar com alguns recursos para transitar com mais segurança pelas diversas áreas da fotografia”, pondera.

Além de fotógrafa, Regilucy é artista plástica e trabalha há cinco anos com o estilista Jefferson de Assis no Projeto Referência Brasileira, apresentado duas vezes ao ano no Fórum Inspira Mais, em São Paulo, para divulgar tendência de moda no mercado nacional. Nesse projeto, ela viaja pelo Brasil para capturar as inspirações do estilista em fotografias que revelam traços da cultura brasileira, “a cada tendência, Jefferson traz um briefing novo, já fotografei edifícios, flores, pássaros e pessoas, então o desafio é constante”, afirma.

Regilucy destaca a sessão fotográfica numa aldeia Pataxó em Cabrália, sul da Bahia, realizada para o Projeto, como a experiência mais importante de sua carreira, “sou neta de índios e, apesar de não ter conhecido meu avô, senti que resgatei esse laço com ele por meio das fotografias que fiz. Cada lugar tem uma história e eu gosto de despertar sensações nas pessoas que observam minhas fotos, mas esse trabalho mexeu muito comigo”, finaliza.

Perspectivas da fotografia
Desde o século 19, quando a fotografia surgiu, até os tempos atuais, inúmeras técnicas foram incorporadas no aperfeiçoamento da captação das imagens, sem que, no entanto, os métodos mais antigos, como o pin hole e a revelação de filme, fossem deixados de lado pelos amantes da fotografia.

“O momento atual da fotografia analógica é parecido com o da fotografia em preto-e-branco no final dos anos 1980, em que o mercado se voltou para as fotografias coloridas e, a partir de então, escolher abrir mão das cores transformou-se em uma forma de manifestação artística”, pondera Inês.

De acordo com a docente, nesse mercado há muito espaço para a criação e é o conhecimento da história da fotografia que estimula o resgate de métodos e equipamentos clássicos para a exploração de novas possibilidades, como a Lomografia, por exemplo, derivação da área que compreende o resgate da captura de imagens com câmeras analógicas com o objetivo de obter fotos de cores vibrantes e saturadas, sem apego às normas da fotografia convencional.

“O fotógrafo precisa conhecer a história da fotografia para enriquecer seu repertório e orientar a construção do seu olhar, sua assinatura profissional”, declara Inês. E continua, “a fotografia não é só um disparo, é também movida pelo silêncio, pela espera e, principalmente por escolhas. Para que ela aconteça, é importante que haja uma relação de afeto entre você e o assunto e, então, ele te afetar”, conclui.


Confira os cursos na área de fotografia que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Tendências para o inverno 2016 é tema de editorial de moda no Senac Penha
- Tendências para o inverno 2016 é tema de editorial de moda no Senac Penha
- Tendências para o inverno 2016 é tema de editorial de moda no Senac Penha
- Fotografia: transformação do mercado favorece investimento em profissionais versáteis
- Fotografia: transformação do mercado favorece investimento em profissionais versáteis
- Fotografia: transformação do mercado favorece investimento em profissionais versáteis
- Fotografia: transformação do mercado favorece investimento em profissionais versáteis


Tags: arte, câmera reflex, ex-aluna, fotografia, mercado de trabalho, senac penha


Últimas notícias

06/12/2019
04/12/2019
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
02/12/2019
Todas as obras da Livraria Senac pela metade do preço
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)