Home > Notícias
26/11/2015 12h39min

O Senac São Paulo conquista o Prêmio DuPont

Alunos da unidade Piracicaba ficam com 1º e 4º lugares. Vila Prudente, Santo André e São José dos Campos receberam o 2º, 3º e 5º, respectivamente.

Alunos vencedores reunidos no momento da entrega dos prêmios: Emerson da Luz, da unidade São José dos Campos; Luiz Fabiano Petrini e Marcos Alberto Berfante, de Piracicaba; Cleudinici Marques dos Santos, de Vila Prudente e Raquel Pedroni, de Santo André

Alunos vencedores: Emerson da Luz, da unidade São José dos Campos; Luiz Fabiano Petrini e Marcos Alberto Berfante, de Piracicaba; Cleudinici Marques dos Santos, de Vila Prudente e Raquel Pedroni, de Santo André

Alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Senac São Paulo concorreram na categoria Estudantes do Prêmio DuPont e conquistam os cinco primeiros lugares, sendo dois para a unidade Piracicaba. A cerimônia que anunciou os vencedores foi realizada, em 24 de novembro, na capital paulista.

São eles

1° lugar - Marcos Alberto Berfante (Piracicaba);
2° lugar - Cleudinici Marques dos Santos (Vila Prudente);
3° lugar - Raquel Pedroni (Santo André);
4° lugar - Luiz Fabiano Petrini (Piracicaba) e
5° lugar - Emerson da Luz  (São José dos Campos).

A categoria Estudantes foi incluída na premiação em 2014, ano em que os alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho da instituição conquistaram os 1° e 4º lugares, com as unidades Piracicaba e Tatuapé, respectivamente.

Nessa categoria, os alunos desenvolvem um projeto que apresente casos reais de acidentes de trabalho e análise de como tais acidentes poderiam ter sido evitados com o uso da tecnologia da DuPont por meio do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para proteção química, proteção térmica ou proteção contra corte e abrasão.

Essa prática foi a que apontou o projeto do estudante Marcos Berfante, do Senac Piracicaba, como o merecedor do 1º lugar. Ele 
avaliou uma empresa metalúrgica, que atua no segmento de cortes a laser em chapas de aço carbono inox ou alumínio. A partir de um acidente com um funcionário da companhia (corte do antebraço), o aluno propôs a substituição das luvas de vaqueta, utilizadas até então, pelo material DuPont. Foram feitos testes e constatou-se que, com a troca do equipamento, o punho do trabalhador ficava totalmente seguro e confortável, além de diminuir os custos da metalúrgica na compra e aumentar a durabilidade dos aparatos. "Após a substituição do EPI anterior pela luva de DuPont Kevlar, pôde-se constatar que o punho dos colaboradores permanecia, desta vez, totalmente protegidos", declara o aluno.

O prêmio, para Francisco Antonio Mergulhão, docente do curso no Senac Piracicaba e mediador dos projetos, "além de trazer visibilidade ao aluno que é premiado, também é visto como oportunidade para o mercado de trabalho, uma vez que participam diversas empresas multinacionais de todo país. Fiquei muito contente por ter participado das duas edições e os vencedores de ambas terem sido desta unidade". 

Além da bagagem no aprendizado e confiança em um trabalho bem desenvolvido, os estudantes receberam:
O 1° colocado - uma Placa de Menção Honrosa e um laptop.
A 2° colocada - uma Placa de Menção Honrosa e um tablet.
Os 3°, 4° e 5° colocados - Placa de Menção Honrosa

As unidades do Senac São Paulo também receberam uma Placa de Menção Honrosa por terem ficado entre os cinco finalistas.

Para Anderson Chirmici, responsável pela área de saúde e segurança do trabalho na instituição, "a premiação também é vista como uma oportunidade para o aluno se expor ao mercado de trabalho e para destacarmos as unidades do Senac uma vez que o evento recebe diversas empresas multinacionais de todo país e profissionais de referência internacional no segmento".

Premiação
O Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador é oferecido por uma das maiores empresas do mundo na produção de equipamentos, materiais, soluções e consultorias em saúde e segurança do trabalho, além da fabricação de outros produtos de diversos segmentos.

O objetivo da premiação é reconhecer empresas e profissionais no âmbito nacional que, por meio do uso das tecnologias e/ou serviços da DuPont, desenvolveram e implantaram projetos de melhorias nas condições de trabalho.

Categorias:
- Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
- Proteção Química
- Proteção Térmica
- Corte e Abrasão
- Projeto Estudantes

Conheça o curso Técnico de Segurança do Trabalho oferecido pelo Senac São Paulo.

Tags: Prêmio DuPont, Senac Piracicaba, Senac Santo André, Senac São José dos Campos, Senac Vila Prudente, Técnico de Segurança do Trabalho, saúde, segurança no trabalho


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)