Home > Notícias
18/10/2016 17h18min

Mais qualidade, em menor tempo e gastando menos

Professor André Ricardi, PMP, conta sobre a evolução desse segmento no Brasil e sobre a importância de profissionais especializados na área.

homem de pé, de costas, olhando para um mapa de projetos

Gerenciar projetos utilizando técnicas profissionais é essencial para a sobrevivência de empresas que conduzem suas atividades no formato de projetos. Essa afirmação é de André L. F. Ricardi, PMP, professor de pós-graduação do Centro Universitário Senac e criador do método EasyBOK.

"Hoje, boa parte do trabalho que desenvolvemos dentro das empresas tem esse formato, o que cria diferencial competitivo para essas organizações. Provavelmente, elas entregarão o produto final de seus projetos com mais qualidade, em menor tempo e gastando menos. Em um mundo com tanta competição, nos mais diversos mercados, ser eficiente é fundamental, e aprimorar a gestão representa resultados mais efetivos para o negócio", relata o professor. 

André Ricardi c
onta um pouco sobre a evolução desse segmento no Brasil e sobre a importância de profissionais especializados na área. Confira entrevista.

No que consiste o PMI?
O PMI é um instituto mundial que, atualmente, conta com quase 500 mil associados em mais de 200 países, entre eles o Brasil. Temos 15 capítulos (escritórios regionais) no país, sendo o de São Paulo um dos 10 maiores no mundo. Em 2014, estávamos entre os 5 primeiros.

O que motivou as empresas a esse movimento?
Certamente, o aumento da eficiência dos concorrentes começou a incomodar. Perder negócios é algo que incomoda qualquer organização. Assim sendo, perceber que a sua empresa precisa fazer melhor o que tem feito acaba por sinalizar que é preciso mudar, principalmente se estiver perdendo negócios. Então, “espiar” o vizinho e verificar o que ele tem feito de diferente é uma reação natural. Os que estavam se destacando estavam utilizando práticas preconizadas pelo PMI, e por outros Institutos afins por todo o mundo. O próximo passo era, sem dúvida, passar a utilizar essas práticas, para continuar a competir em igualdade.

No cenário mundial, como está o Brasil na capacitação de profissionais com esse conhecimento?
Estamos crescendo exponencialmente. Hoje o Brasil já conta com quase 17 mil Project Management Professionals (PMPs), que são profissionais certificados pelo PMI. As oportunidades e a demanda por novas vagas relacionadas a esse mercado aumentam ano a ano.

As escolas que ofertam cursos relacionados ao assunto se multiplicam, e nesse cenário o Senac oferta um curso consagrado de pós-graduação lato sensu intitulado Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI, que já tem 10 anos de história formando profissionais capacitados a enfrentar esse ambiente extremamente competitivo.

Outro curso que se destaca nesse cenário é a pós-graduação lato sensu chamada Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO, que é o único curso deste nível a abordar explicitamente o tema PMO (Project Management Office).

Costumamos dizer aos nossos alunos que o Senac “os ensina a pescar”.

Qual a importância de ter conhecimento sobre PMI hoje na carreira?
Essencial para vários mercados e áreas de negócios. Grandes corporações têm exigido que os candidatos às vagas de gerentes de projetos tenham conhecimento nas práticas preconizadas pelo PMI, bem como em muitos casos a certificação PMP. É fator de destaque e pré-requisito em muitas situações. De fato, o mercado de trabalho valoriza esses profissionais porque eles “fazem a diferença”, e conseguem entregar melhor, antes e mais barato.

Mencione algumas profissões que tendem a ‘precisar’ mais de gerenciamento de projetos.
Este conhecimento e habilidades são valorizados nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia nas suas mais diversas vertentes, Arquitetura, Desenvolvimento de Produtos, Infraestrutura, Telecomunicações, entre outras. No curso ofertado pelo Senac temos profissionais de diversas áreas, causando surpresa para alguns quando falamos que temos entre eles enfermeiros, veterinários, administradores, analistas de negócios etc. É possível aplicar estas técnicas em qualquer tipo de projeto, inclusive pessoais.

Qual o perfil de um profissional reconhecido pelo mercado hoje?
Como essas técnicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de projeto, o perfil varia muito de acordo com a área de negócios.

Porém, em todas elas é preciso que o profissional:

Seja líder
Tenha a percepção clara do ambiente onde o projeto será executado
Desenvolva soft skills (habilidades interpessoais)
Entenda como processos podem aumentar a eficiência sem “engessar” o trabalho a ser executado
Tenha perfil integrador, entendendo como todas as variáveis podem influenciar o projeto
Seja proativo
Tenha capacidade analítica para decidir entre os cenários que se apresentam
Tenha resiliência.

Quais pontos deste seminário podem ser destacados?
Atualmente, existe uma tendência a valorizar métodos ágeis, gestão de mudanças, gestão de riscos, desenvolvimento de competências interpessoais e estratégias organizacionais. São aspectos que agregam valor aos resultados, e representam, como já foi dito, diferencial competitivo.

Conheça a extensão universitária Gerência de Projetos - Práticas Alinhadas ao PMI e os cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI e em Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO


Texto atualizado em 1º de junho.

Tags: PMI, PMP, estratégia, gerenciamento de projetos, pós-graduação, senac são paulo, tecnologia da informação, área de negócios


Últimas notícias

20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)