Home > Notícias
13/11/2015 16h09min

Laboratório Novas Histórias promove encontro entre estudantes e profissionais renomados

Participantes do evento

Ação proporcionou consultorias e bate-papos entre jovens roteiristas e especialistas renomados

Oferecer a jovens roteiristas a oportunidade de aprender com especialistas do mercado. Essa é a proposta do evento Laboratório Novas Histórias promovido pelo Senac Lapa Scipião, de 6 a 9 de outubro, no Grande Hotel Campos do Jordão, hotel-escola Senac.

Em sua 5ª edição, o projeto reuniu os autores de dez roteiros selecionados para participar de encontros e consultorias com especialistas renomados da área, entre eles Juan Carlos Valdivia, Mariana Rondón, Tiago Ferreira e Leandro Assis.

A docente Sabina Anzuategui, premiada no Festival de Gramado, foi a consultora nacional do evento e as alunas Bruna Roncatti e Silvia Seles Peres e a ex-aluna Thais Guisasola, do curso de pós-graduação em Roteiro de Ficção Audiovisual, participaram respectivamente como ouvintes e consulente.

Durante a ação, os roteiristas selecionados receberam consultorias individuais com os especialistas nacionais e internacionais. Para orientar os iniciantes, os profissionais se reuniram diariamente para discutir os projetos em pauta e organizar os apontamentos a serem feitos. As alunas que foram como ouvintes, acompanharam a sabatina de assessorias durante todo o laboratório.

Ao final de cada dia, também foi apresentado um filme de um dos especialistas com sessão de bate-papo. Em uma das atividades foi exibido o longa-metragem Desmundo. Roteirizado pela professora Sabina em co-autoria com Alain Fresnot, o projeto participou da edição de 2000 do Laboratório Novas Histórias.

Sabina contou ao público alguns desafios da produção desse roteiro compartilhando as preocupações que envolvem a adaptação de um livro para o cinema, a tentativa de reconstrução da língua portuguesa na época em que se passa o filme (1570) e a forma de retratar as mulheres e seus sofrimentos.

Também relatou os bastidores das filmagens explicando o processo para encontrar locações adequadas e os detalhes da confecção de objetos e figurinos que transmitissem a atmosfera da narrativa.

O filme Ausência, que recebeu o prêmio de melhor filme nacional no Festival de Gramado, foi outro trabalho de Sabina apresentado na ocasião. A obra também rendeu os kikitos de melhor diretor a Chico Teixeira, melhor roteiro e melhor trilha musical.

“Entrei no projeto quando já havia uma primeira versão da história, porém estava muito longa e a narrativa perdia o foco. Reescrevemos o roteiro para aprofundar a trajetória do protagonista, reforçar o clima e o tema do filme”, destaca Sabina.

Segundo a especialista, esse processo de reescrita é comum, pois um roteiro de longa-metragem é uma composição complexa com interligações entre personagens, acontecimentos, construção espacial e temporal.

“Nem sempre o autor consegue ter uma visão distanciada para perceber os problemas, pois está mergulhado em seu processo de criação. Por isso, a visão do consultor abre uma janela, com opiniões diferentes e o autor pode reavaliar o que fez com mais clareza”, afirma.

Ela diz que, além das consultorias, o evento é um ótimo momento para conversar com outros roteiristas e diretores. “A participação dos alunos no laboratório é um momento de revelação e contato com os profissionais que pode impactar e estimular o trabalho deles”.

Sobre o Laboratório
Para escolha dos alunos que participariam do Laboratório Novas Histórias, os professores Carlos Silva, Daniel Obeid e Sabina Anzuategui propuseram o desafio de escrever um argumento a partir do tema Campos do Jordão.

A dificuldade do exercício consistia em criar uma história interessante e a trama dramática completa dos personagens em apenas uma página. As duas autoras dos melhores trabalhos, Silvia Seles e Bruna Roncatti, tiveram a oportunidade de acompanhar o evento.

“Estas atividades trouxeram a possibilidade de conhecer e fazer networking com renomados profissionais. Tenho certeza que a participação no projeto abrirá muitas portas”, destaca Silvia.

Por sua vez, Bruna ressalta a importância de atividades práticas, como o evento, que o curso possibilita. “Para minha carreira contribuirá muito, pois não tinha nenhuma base de técnicas de escrita de roteiro e sinto que hoje já sou capaz de começar um portfólio”.

Idealizado e organizado pela Carla Esmeralda Produções, o projeto é uma iniciativa conjunta do Sesc São Paulo e do Senac São Paulo voltada para o desenvolvimento de roteiros, o aperfeiçoamento do ofício do roteirista no Brasil e para fomentar o cinema nacional.

Conheça o curso de pós-graduação em Roteiro de Ficção Audiovisual do Senac Lapa Scipião.

Notícias relacionadas:
- Diálogos e Práticas traz experiências de aprendizado
- Diálogos e Práticas traz experiências de aprendizado
- Diálogos e Práticas traz experiências de aprendizado
- Diálogos e Práticas traz experiências de aprendizado
- Design Weekend! e AnimaMundi exibem curta de animação produzido por alunas
- Design Weekend! e AnimaMundi exibem curta de animação produzido por alunas
- Mercado plural e em alta impulsiona área de animação
- Mercado plural e em alta impulsiona área de animação
- Mercado plural e em alta impulsiona área de animação
- Mercado plural e em alta impulsiona área de animação
- Mercado plural e em alta impulsiona área de animação


Tags: CineSesc, Laboratório Novas Histórias, Senac Lapa Scipião, Senac São Paulo, comunicação e artes, ficção audiovisual, roteiro audiovisual, roteiro de cinema


Últimas notícias

14/06/2019
13/06/2019
07/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)