Alunos orientam idosos sobre qualidade de vida

Informações foram abordadas de forma lúdica
Capacitar profissionais para realizarem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas. Esse é o objetivo do curso Agente Comunitário de Saúde oferecido pelo Senac São Paulo.
A partir dessa proposta, uma turma do Senac Marília desenvolveu o projeto Qualidade de Vida que levou informação e atividades lúdicas a idosos do Centro Dias Anos Dourados e do Asilo Casa do Caminho, localizados na cidade.
A iniciativa foi realizada recentemente durante o módulo Comunidade e Responsabilidade Social e é resultado das pesquisas desenvolvidas em sala de aula pelos alunos.
Após estudar o tema, eles listaram alguns fatores que interferem na qualidade de vida tais como, alimentação, lazer, cultura, transporte, entre outros.
Em seguida, definiram as atividades que seriam realizadas e elaboraram uma paródia e uma apresentação teatral para abordar os assuntos de forma lúdica.
Na programação realizada nas instituições, a turma ressaltou os hábitos simples que podem contribuir para uma vida saudável ilustrando o papel do agente comunitário de saúde na transformação de atitudes e ações.
Após a apresentação do teatro, os alunos realizaram um baile com os idosos para destacar a importância da atividade física. Depois, interagiram com os participantes utilizando jogos produzidos com materiais reciclados.
Segundo a docente Priscila Roberta Paschoal Shirasawa, o trabalho buscou mostrar aos idosos que qualidade de vida é uma questão de escolha e que é preciso priorizar fatores básicos, mas que
fazem a diferença. “Demonstramos que atitudes simples podem ter grande valor. Além disso, o projeto espera que esse público perceba o papel transformador do agente comunitário de saúde”, finaliza Priscila.
Conheça os cursos com inscrições abertas na unidade.