Home > Notícias
08/10/2015 11h09min

Segmento da beleza estimula o perfil empreendedor do profissional

Esse setor deve continuar a crescer em torno de 10,2% ao ano até 2019, atingindo R$107,30 bi

Imagem de uma mulher se olhando no espelho

A vaidade do brasileiro alimenta um mercado em ascensão que movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no país, segundo dados do Sebrae, que associa o desempenho na categoria à formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) de beleza, categoria que registrou um incremento de 567% nos últimos cinco anos. “Uma tendência forte em serviços nesse mercado é o atendimento domiciliar, em que se propicia ao cliente um dia da beleza”, afirma Simone Brandão, docente dos cursos de beleza do Senac Penha.

Esse tipo de atendimento, explica a docente, acelera a entrada do profissional no mercado, pois ele não precisa investir em um salão e ainda cobra mais caro para atender na casa dos clientes, que, por sua vez, percebem na conveniência do serviço de home beauty um benefício.

“Foi exatamente assim que ingressei na área, com sessões de depilação nos domicílios das clientes, que me recomendavam para seus contatos por ficarem mais confortáveis em casa do que no salão. Quando a pessoa te recebe em casa, abre-se espaço para criação de um vínculo de confiança rapidamente”, pondera.

Um diferencial competitivo que chama a atenção nos atendimentos em domicílio é a oferta de serviços combinados de beleza, pois um só profissional pode cuidar do cabelo e da pele da cliente, por exemplo. “Comecei realizando sessões de depilação, mas as clientes pediam também design de sobrancelhas, maquiagem, banho de lua e limpeza de pele. Isso me mostrou a importância de aprofundar o conhecimento em estética para aperfeiçoar o nível do meu trabalho”, afirma.

Perspectivas
Dados de pesquisa divulgada pela consultoria britânica Mintel apontam que, apesar da crise econômica, o segmento de beleza e cuidados pessoais deve continuar a crescer em torno de 10,2% ao ano até 2019, atingindo R$107,30 bi, contra um crescimento anual de 13% no quadriênio anterior.

A pesquisa ainda revela que, em 2014, 75% dos brasileiros adultos entrevistados priorizaram cuidar mais da aparência, experimentando novos produtos e serviços em busca da sensação de bem-estar, e essa tendência se manteve em 2015, constituindo uma oportunidade de as marcas oferecerem soluções aos seus clientes. “Em época de crise, as pessoas tendem a se cuidar mais, estimulando assim a sensação de segurança e aceitação social que fortalecem a autoestima”, afirma Simone Cezário, docente do Senac Penha especialista em psicologia.

Conhecido mundialmente pelo culto ao corpo, o brasileiro se preocupa em ser bem visto, diferente de outros povos. “Recorremos a produtos e serviços de beleza para gostarmos do que vemos no espelho e sermos aceitos”, salienta Simone, que destaca também que o acesso à informação sobre beleza impulsionado pelas redes sociais facilitou a compreensão do público sobre produtos e novidades nesse nicho.

Conheça os cursos da área de beleza e estética que o Senac Penha oferece.

Notícias relacionadas:
- Referências de beleza em períodos históricos é tema de projeto de maquiagem
- Referências de beleza em períodos históricos é tema de projeto de maquiagem
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento


Tags: atendimento personalizado, beleza, empreendedorismo, estética, home beauty, senac penha


Últimas notícias

21/08/2019
16/08/2019
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos
23/07/2019
Feira Senac de Carreiras facilita acesso de alunos a vagas de estágio e emprego

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)