Home > Notícias
08/10/2015 11h09min

Segmento da beleza estimula o perfil empreendedor do profissional

Esse setor deve continuar a crescer em torno de 10,2% ao ano até 2019, atingindo R$107,30 bi

Imagem de uma mulher se olhando no espelho

A vaidade do brasileiro alimenta um mercado em ascensão que movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no país, segundo dados do Sebrae, que associa o desempenho na categoria à formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) de beleza, categoria que registrou um incremento de 567% nos últimos cinco anos. “Uma tendência forte em serviços nesse mercado é o atendimento domiciliar, em que se propicia ao cliente um dia da beleza”, afirma Simone Brandão, docente dos cursos de beleza do Senac Penha.

Esse tipo de atendimento, explica a docente, acelera a entrada do profissional no mercado, pois ele não precisa investir em um salão e ainda cobra mais caro para atender na casa dos clientes, que, por sua vez, percebem na conveniência do serviço de home beauty um benefício.

“Foi exatamente assim que ingressei na área, com sessões de depilação nos domicílios das clientes, que me recomendavam para seus contatos por ficarem mais confortáveis em casa do que no salão. Quando a pessoa te recebe em casa, abre-se espaço para criação de um vínculo de confiança rapidamente”, pondera.

Um diferencial competitivo que chama a atenção nos atendimentos em domicílio é a oferta de serviços combinados de beleza, pois um só profissional pode cuidar do cabelo e da pele da cliente, por exemplo. “Comecei realizando sessões de depilação, mas as clientes pediam também design de sobrancelhas, maquiagem, banho de lua e limpeza de pele. Isso me mostrou a importância de aprofundar o conhecimento em estética para aperfeiçoar o nível do meu trabalho”, afirma.

Perspectivas
Dados de pesquisa divulgada pela consultoria britânica Mintel apontam que, apesar da crise econômica, o segmento de beleza e cuidados pessoais deve continuar a crescer em torno de 10,2% ao ano até 2019, atingindo R$107,30 bi, contra um crescimento anual de 13% no quadriênio anterior.

A pesquisa ainda revela que, em 2014, 75% dos brasileiros adultos entrevistados priorizaram cuidar mais da aparência, experimentando novos produtos e serviços em busca da sensação de bem-estar, e essa tendência se manteve em 2015, constituindo uma oportunidade de as marcas oferecerem soluções aos seus clientes. “Em época de crise, as pessoas tendem a se cuidar mais, estimulando assim a sensação de segurança e aceitação social que fortalecem a autoestima”, afirma Simone Cezário, docente do Senac Penha especialista em psicologia.

Conhecido mundialmente pelo culto ao corpo, o brasileiro se preocupa em ser bem visto, diferente de outros povos. “Recorremos a produtos e serviços de beleza para gostarmos do que vemos no espelho e sermos aceitos”, salienta Simone, que destaca também que o acesso à informação sobre beleza impulsionado pelas redes sociais facilitou a compreensão do público sobre produtos e novidades nesse nicho.

Conheça os cursos da área de beleza e estética que o Senac Penha oferece.

Notícias relacionadas:
- Referências de beleza em períodos históricos é tema de projeto de maquiagem
- Referências de beleza em períodos históricos é tema de projeto de maquiagem
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Pecados capitais inspiram alunos para produção de editorial de beleza
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento
- Turmas das áreas de moda e beleza se unem para organizar evento


Tags: atendimento personalizado, beleza, empreendedorismo, estética, home beauty, senac penha


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)