Home > Notícias
05/10/2015 17h45min

Estabelecer com clareza as metas profissionais é o melhor caminho para concretizar sonhos

palestrante em palco

Dados do International Coaching Federation revelam que o mercado brasileiro ainda tem um grande potencial de crescimento:  enquanto a média mundial é de 7 coaches por milhão de habitantes, no Brasil a proporção é de apenas 4 profissionais por milhão. Para falar sobre o tema, o Senac Tatuapé recebeu, em 21 de setembro, o palestrante Fernando Colella. A atividade deu início à Jornada Senac de Gestão e Negócios na unidade.

"O coaching pode ser definido como o profissional que ajuda pessoas ou líderes a alcançarem suas metas – sejam na carreira ou pessoais. Para que o processo obtenha os resultados esperados, é necessário que o participante esteja aberto à mudança, uma vez que ele irá analisar, juntamente com seu coach, quais são seus desejos e expectativas, traçando a rota mais adequada para conquistar seus objetivos", afirma Fenando.

O palestrante também comentou sobre a importância de uma postura ativa diante dos desafios: "a única coisa que podemos controlar efetivamente são nossas escolhas. São elas que norteiam nosso caminho. Tomar consciência desse controle e trabalhar ativamente para que as decisões tomadas sejam coerentes com nossos planos é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente".

"Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve"
A frase do livro Alice no País das Maravilhas, do escritor inglês Lewis Carroll, foi apresentada por Fernando para mostrar a necessidade de estabelecer com clareza as metas profissionais, definindo assim etapas e estratégias que serão adotadas para atingi-las: "devemos nos perguntar onde estamos e para onde queremos ir, para então decidir qual será o melhor caminho para alcançarmos nossos sonhos e efetivamente realizá-los".

Na ocasião, também foi destacado o autoconhecimento como fator essencial para quem deseja se aprimorar: "precisamos nos conhecer para que nossa vontade de ter sucesso não seja boicotada por nossas crenças limitantes: frases como 'não sou bom nisso, não vou conseguir, é impossível' devem desaparecer do nosso vocabulário. Devemos nos apegar às crenças fortalecedoras para construir uma carreira de sucesso", finaliza Fernando.

"O evento foi muito interessante, pois desejava entender qual função e papel do coaching. Já consegui traçar meus objetivos para ter sucesso: vou me esforçar mais nos estudos em inglês e Excel", revela Tiago Marcon, estudante de Administração na Universidade de São Paulo (USP).

"Achei a palestra muito interessante, pois o assunto tem tudo a ver com a área que estudo. Fernando abordou o assunto utilizando conceitos de filosofia, psicologia e até sociologia. Para mim, o ponto central foi, sem dúvida, a importância da motivação para o alcançar o sucesso profissional", relata Rosangela Amaral Gurgel, ex-aluna do curso livre de auxiliar administrativo no Senac Tatuapé e estudante do 2º semestre do curso de Administração na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

"Em nossa Jornada Senac de Gestão e Negócios, também tivemos a apresentação teatral Por Dentro da Bagagem e a palestra Criando Aplicativos de Sucesso. O sucesso do evento reafirma nosso compromisso em proporcionar atividades com temas pertinentes para nossos clientes e alunos, que permitam ampliar os horizontes de conhecimento de forma dinâmica e lúdica. Estamos muito contentes com o resultado, e iremos ofertar o curso livre Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento em nossa programação de 2016", explica Cristiane Baziotto Vega, coordenadora da área de gestão e negócios do Senac Tatuapé.

Conheça o curso Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento e os demais títulos oferecidos pela unidade na área de gestão e negócios.

Tags: Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento, coaching, metas, tecnologia da informação


Últimas notícias

19/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
17/07/2019
15/07/2019
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)