Senac Itu

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
18/09/2015 11h23min

O que aprender com o perfil empreendedor de Israel?

detalhe de rosto masculino

De um lado do oceano Atlântico, um gigante territorial: são cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de superfície, mais de 200 milhões de habitantes e R$ 5,52 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB). Do outro, para além da África, uma pequena nação, com seus 20 mil quilômetros quadrados, pouco mais de 8 milhões de habitantes e PIB de US$ 304,22 bilhões.

Em termos ilustrativos, Brasil e Israel, os países justapostos acima, estariam assim: o outro representa 0,25% da área do um – ou equivale ao Estado do Rio de Janeiro em tamanho – e corresponde a 4% da população. No ranking econômico mundial, atualmente, o Brasil ocupa a 7ª posição e Israel, a 37ª.

Apesar de cultural, econômica e geograficamente diferentes, as duas nações possuem semelhanças: ambas são líderes em classificações de empreendedorismo.

Por um lado, somos o país com a maior taxa de empreendedorismo no mundo, mais de 30% da população. De acordo com o programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros, de 18 a 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Do outro, Israel é a nação que mais investe suas riquezas em pesquisa e desenvolvimento, cerca de 4,5% de seu PIB, segundo dados da Battelle, organização sem fins lucrativos voltada ao tema.

Evento
O assunto foi abordado por Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil, na palestra de abertura do evento Jornada de Gestão e Negócios. Ambientada no Senac Francisco Matarazzo, a ação reuniu estudantes e profissionais para debater elementos aplicados no perfil empreendedor israelense que podem ser proveitosos para os brasileiros. Dentre os principais pontos elencados pela profissional, estão: chutzpah, pensamento global e conexões.

"Nós temos chutzpah", afirma Maria Rita, parafraseando a explicação israelita. O termo, que unifica confiança e arrogância, compreende a postura e a visão dos integrantes da jovem nação sobre empreendedorismo, descreve a profissional. E complementa: "se você não acredita em você, acredite naqueles que acreditam. Tenha uma rede de apoio".

A motivação e a persistência, aliadas à capacitação, possibilitam o pensamento global, um dos pilares do comportamento empreendedor israelense. "Como o mercado interno é muito pequeno, há um direcionamento ao macro, ao mundial. No Brasil, isso é visto como um segundo momento, como algo distante, até pelo tamanho do nosso país", destaca a palestrante.

O intercâmbio de conhecimentos e investimentos entre as esferas acadêmica e mercadológica e público e privada criam conexões e ampliam a rede empreendedora, ressalta Maria Rita.

Senac Francisco Matarazzo
Inaugurado em agosto, o novo prédio da unidade possui cerca de 6 mil metros quadrados, 33 salas de aula teóricas, quatro laboratórios – sendo três de informática e um de idiomas –, duas salas que integram várias atividades e uma biblioteca com amplo acervo de livros e materiais audiovisuais e mais de 30 computadores disponíveis para pesquisa, além de área de convivência e cabines para estudo em grupos.

"Nós temos a intenção de ser referência em gestão e negócios. Estamos trabalhando com algumas ações, programações, palestras e cursos diferenciados para isso", destaca Ulisses Defonso Matano, gerente do Senac Francisco Matarazzo. E complementa: "somos um centro autorizado por Israel para a prática da metodologia do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que desenvolve o potencial cognitivo das pessoas. Nele, trabalhamos princípios: conhecimento, necessidade e capacidade, elementos associados ao comportamento empreendedor".

Conheça os cursos oferecidos pela unidade na área de gestão e negócios.

Tags: Jornada de Gestão e Negócios, Senac Francisco Matarazzo, empreendedorismo, evento, gestão e negócios, palestra


Últimas notícias

22/08/2019
21/08/2019
16/08/2019
15/08/2019
15/08/2019
07/08/2019
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)