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28/08/2015 18h28min

Senac Moda Informação apresenta tendências para o inverno 2016

Identidade do evento Senac Moda Informação - Inverno 2016

A moda na estação mais fria do ano promete evidenciar contrastes em 2016. Uma mistura de sensualidade e dramaticidade, luxo e étnico deve permear as coleções de inverno tendo como pano de fundo três temas: Je Suis Moderna, Vitoriano Gótico e Boho 4ever.

Essa é a aposta que especialistas da área apresentaram no Senac Moda Informação – Inverno 2016, realizado em 25 de agosto no Teatro Bradesco.

O evento, conhecido por confirmar as tendências de moda para as próximas estações, trouxe os resultados de pesquisas internacionais, adaptadas à realidade do mercado nacional.

Os dados foram divididos em três blocos de palestras (feminino, masculino e infantil) e apresentados pelos consultores Alessandra Goya, Beth Salles, Denise Morais, Luciana Parisi, Mauricio Lobo, Raquel Sebe, Roberta Paes e Bilu Casadei.


Temas
Boho 4ever – Fonte inesgotável de inspiração, os anos 1970 influenciam esse tema trazendo cores quentes e estamparias étnicas, com formas fluidas que permitem criar sobreposições de peças. Uniformes da cavalaria canadense do século 19 também dão um toque de militarismo romântico ao visual.

Vitoriano Gótico – A estética sombria e agressiva do mundo gótico faz dobradinha com o romantismo da Era Vitoriana, surgindo uma aura de sensualidade e exuberância, provocando a criatividade tanto no prêt-à-porter quanto na moda street. Mescla valores renovados da cultura latina, games e religiosidade para quebrar regras.

Je Suis Moderna - Os anos 1960, 1980 e 1990 são as bases para a construção desse tema. Permeia desde as silhuetas amplas e estruturadas dos anos 1980 até o estilo prático e comportado dos anos 1990. É olhar para trás, mas fazer interpretações modernas e renovadas.

 
Novo formato
Com novo horário, a programação da 46ª edição do evento possibilitou que mesmo os participantes do interior de São Paulo e demais Estados acompanhassem todas as atividades.

"O período foi otimizado para adequar à agenda dos participantes, sem prejuízo no tempo das palestras. O objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do público no Senac Moda Informação", explica Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo.

Preservar a qualidade do conteúdo também foi uma prioridade da organização. “Sempre temos a responsabilidade de trazer especialistas que ajudem o público a traduzir as informações. A gente quer é que, de fato, o público consiga levar essa vivência para o seu dia a dia de trabalho”, destaca Danielle.

Foram oferecidas mais informações com foco em negócios, sem deixar de contemplar detalhes dos produtos por segmento.

Para isso, a consultora Luciana Parisi destaca que apresentou os temas de maneira mais didática. “Trouxe painéis com resumos de cada tema e procurei sintetizar as principais palavras de cada tendência para facilitar o desenvolvimento da coleção dos participantes. Ajuda no trabalho de organização das ideias e na busca das inspirações”.

O destaque, para a consultora Alessandra Goya, é que o conteúdo das edições se complementam. “A gente sempre faz um link do que foi trazido nos temas de verão para o inverno e isso vai permeando as coleções. Acho que estamos conseguindo ajudar o público final a trabalhar no desenvolvimento de seus trabalhos com continuidade e mais focados no mercado comercial”.

Raquel Sebe, também palestrante no evento, complementa: “A gente vê que o inverno está leve e fácil de trabalhar. Então, trouxemos tendências que a gente já pode trabalhar em cores e estamparia que vão evoluir para o próximo verão”.

Para a especialista Beth Salles, o Senac Moda Informação contribui para o mercado de moda. “Só se faz uma mudança real na sociedade por meio da educação e esse evento é uma educação de moda, por isso é um evento transformador. Hoje um erro pode ser fatal e com o estudo do Senac a gente minimiza isso para os empresários. Daí a grande importância desse evento para os empresas e estudantes”, acredita.

Público
Empresária do ramo da confecção, Jalila Scheffer veio de Santa Catarina, para participar do evento. Ela possui lojas de atacado e trouxe duas estilistas da equipe. “Todo Senac Moda Informação a gente está aqui. Para trabalhar com moda todas as informações são sempre bem-vindas. Isso nos ajuda a dar um start para pensar na coleção de inverno. As primeiras ideias saem daqui”, conta.

Raquel Dockhorn Maia é estilista de moda plus size para o público feminino e também veio de Santa Catarina. “Percebi bastante novidade principalmente em tecidos, aplicação e trabalhos manuais. Hoje a gente já usa de tudo no segmento e vou aproveitar essas referências no meu trabalho”, afirma.

A designer de estampas Carla Davi participa do evento há 5 anos. “A gente sabe que é um evento de renome, que vários estilistas estão vendo e acreditam na informação. Então, sempre uso como base para desenvolver meus projetos. Achei o conteúdo bem interessante porque tem muita referência para pesquisar e não ficar só na cópia. Isso é importante para o nosso mercado”.

Conteúdo
Os participantes do evento podem conferir o conteúdo exclusivo. O acesso é correspondente à edição na qual houve a participação.

Conheça os cursos na área de moda que o Senac oferece.

Confira também a matéria: Crise? Versatilidade pode ser o caminho para se tornar competitivo.

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Tags: Inverno 2016, Senac Moda Informação, cultura e comportamento, evento, moda, tendências de moda


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