Home > Notícias
17/06/2015 17h27min

Mês do meio ambiente é celebrado em unidades da rede

crianças reunidas

Ação dos aprendizes do Senac Araçatuba

Em homenagem ao mês que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos das unidades Araçatuba e São José do Rio Preto desenvolveram atividades sobre a temática.

No oeste paulista, os aprendizes do Senac Araçatuba confeccionaram sacolas de lixo para automóveis, feitas a partir de tecido (TNT). A ação, desenvolvida na disciplina Responsabilidade Socioambiental, contou com uma oficina de artes ministrada pela docente Ana Paula Palomo. Ao final da atividade, realizada durante o final do mês de abril e início de junho, foi elaborado o projeto Planeta Sustentável – destino e descarte do lixo, no qual foram abordados pontos, como: reciclagem do lixo, descarte correto do lixo, coleta seletiva do lixo, lixo e educação ambiental.

"Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos, em todo o momento trabalhando com autonomia, criatividade, atentos aos detalhes, buscando informações, organização, liberdade responsável e trabalho em equipe. O desenvolvimento foi crescente em cada aula e com certeza um momento de aprendizado e conscientização pessoal e social, que era realmente o principal objetivo da iniciativa", afirmou a docente.

Já na região vizinha, no noroeste do Estado, 42 alunos e docentes dos cursos Técnico em Meio Ambiente, da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e da pós-graduação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Senac São José do Rio Preto percorreram as unidades operadas pela empresa Constroeste Construtora, que realiza a triagem e compostagem de todo o lixo gerado pela cidade. O município possui aproximadamente 440 mil habitantes e gera cerca de 500 toneladas de resíduos domiciliares diariamente.

De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, que estabeleceu as diretivas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os rejeitos devem possuir uma disposição final ambientalmente adequada. Os rejeitos são os resíduos sólidos que passaram por triagem, separação, reciclagem, compostagem e/ou aproveitamento energético. Apenas depois de esgotadas todas essas alternativas é que o rejeito deve ser disposto em aterro sanitário licenciado ambientalmente.

"Esse é um tema exaustivamente discutido em sala de aula e que gera polemicas e dúvidas quanto a melhor forma de gerenciamento. Com a visita realizada, os estudantes vivenciaram a realidade da nossa região e puderam ampliar seus embasamentos sobre o assunto", pontuou a docente Maísa Pasquotto Giocondo Finati.

Os alunos visitaram as centrais de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Domiciliares e de Esterilização de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), em São José do Rio Preto, e o aterro sanitário classe 2, localizado no município de Onda Verde. No último local, as turmas conheceram os sistemas de controle de poluição ambiental, a reserva florestal e plantaram 200 árvores, as quais se juntaram às 40 mil já existentes.

Sobre a prática, a docente Alessandra Ribeiro Portilho ressaltou que "com as visitas, foi possível a identificação de diversos processos de não-poluição do ambiente e o reuso de recursos ambientais, reforçando assim a importância da preservação".

O objetivo da ação é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com conscientização. O gerente do Senac São José do Rio Preto, Luís Carlos de Souza, reforça que, tendo em vista o acentuado crescimento de problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos pela população para que os impactos sejam diminuídos. "Não basta apenas separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários", afirmou.

Conheça os cursos Técnico em Meio Ambiente, a Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, a pós-graduação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos e os demais títulos oferecidos pela unidade na área de meio ambiente.

Tags: Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Técnico em Meio Ambiente, meio ambiente, prática, pós-graduação, visita


Últimas notícias

06/12/2019
04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
29/11/2019
29/11/2019
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)