Home > Notícias
29/05/2015 16h14min

A arte do café gourmet artesanal

Conheça as especificidades do produto e as tendências do mercado

Frutos do cafeeiro

Frutos do cafeeiro

"O café artesanal e gourmet é de extrema qualidade, isento de defeito", afirma o barista Leonardo Jun Kuwahata, diretor proprietário do Kento Café, ao explicar essa terminologia na palestra As Qualidades do Café Gourmet Artesanal, em 27 de maio, no Senac Penha.

Diferentes tipos
Segundo o palestrante, um café tradicional, massificado, da espécie robusta - o chamado café de varejo - possui muitos pontos de defeito. Em 300 gramas é permitido ter 200 pontos de defeito.

De acordo com a Anvisa, os chamados defeitos (ou impurezas) encontrados no café são pedras, torrões, paus, cascas e grãos quebrados, ardidos, pretos, brocados, verdes, não descascados, mal granados, chochos e com forma de concha, contados em uma amostra de 300 gramas (por exemplo, um grão preto é equivalente a um ponto de defeito).

Já no café com qualidade superior, prossegue Leonardo, o valor diminui para 90 pontos de defeito, e no gourmet - grão arábica - é tolerado até 30 pontos de defeito.

"O nome gourmet ficou banalizado e está sendo explorado de forma errada", alerta o profissional. Algumas características do produto gourmet artesanal elencadas por ele, que complementam a explicação citada, são: alta qualidade na xícara; melhor forma de colheita e cultivo; e quantidade de torra diferenciada (na artesanal são 10 quilos, já na indústria são 300).

Para a barista e docente do Senac Maria Carolina Lazzarini - que estava presente no evento - o café gourmet artesanal é: "a espécie 100% arábica, cultivada com todos os cuidados, desde seu plantio até sua colheita e torra".

História e experiência
Na ocasião, Leonardo compartilhou sua história, desde a paixão do seu pai pelo cafezal até chegar na criação da sua empresa, a Kento Café. Ele falou também sobre sua produção, com torrefação artesanal, grãos selecionados e 100% arábica das regiões mogiana paulista - sua fazenda em Bragança Paulista/SP - e cerrado e sul mineiros.

"Houve uma evolução do hábito de consumo do café de alta qualidade no Brasil. Na fase inicial a aceitação foi baixa do preço, aroma, paladar e cor. Já na intermediária, houve muitos questionamentos e, atualmente, os consumidores estão bebendo cafés especiais e nota-se o aumento da qualificação dos baristas", resume o produtor.

Para ele, o café é muito popular, mas pouco conhecido. "O público brasileiro está descobrindo agora os sabores, despertando o lado gastronômico. O mercado nacional está crescendo muito", relata.

Degustação
Durante o evento, o público pôde degustar dois cafés artesanais: Bourbon Amarelo, suave com aroma agradável, torrado no mesmo dia pela manhã, com acidez equilibrada e lembrança de frutas amarelas; e Blends de diversas árvores como Catuaí amarelo e vermelho, Icatu e Bourbon Amarelo e Vermelho, com notas frutadas. "O segundo tem um peso maior, um amargo gostoso, pois o amargo faz parte do café", detalha Leonardo.

No caso dos cafés degustados, o retrogosto foi agradável, com uma percepção doce após o consumo. "Retrogosto é a sensação que fica na boca dois minutos após o último gole", explica o profissional.

A preparação para a degustação contou com um porta filtro doméstico de vidro temperado (inerente a sabores) para ter uma melhor extração. Foram 14 gramas de café para cada 200 ml.

Tendências
Em sua apresentação, Leonardo apontou como tendências do setor: melhorias nos processos produtivos; experiências com variedades de cafés; maior autonomia para testar diferentes métodos de torra, moagem e extração de bebidas; e maior acesso a equipamentos e utensílios com tecnologias para extrair o melhor do café.

O palestrante esclareceu ainda muitas dúvidas do público sobre temas diversos, como o café colombiano, as máquinas italianas e os tipos de filtragem, utensílios, produção e consumo no Brasil. "O café permite muitas possibilidades de se trabalhar. No Brasil, infelizmente, só temos acesso a equipamentos sucateados e obsoletos em tecnologia para os padrões mundiais atuais", evidencia.

Sobre a qualificação, o produtor destacou o curso do Senac: "é o melhor curso de barista do país, que une conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais". Saiba mais sobre o título Formação de Baristas oferecido no Senac.

Notícias relacionadas:
- Originalidade e diversidade caracterizam os vinhos de Portugal
- Originalidade e diversidade caracterizam os vinhos de Portugal
- Crescem o consumo do café e as oportunidades desse mercado
- Crescem o consumo do café e as oportunidades desse mercado
- Crescem o consumo do café e as oportunidades desse mercado


Tags: A arte do café gourmet artesanal, Formação de Baristas, Senac Penha, barista, café, evento, gastronomia, gourmet, mercado, palestra, senac sp


Últimas notícias

18/07/2019
18/07/2019
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)