Home > Notícias
30/04/2015 17h24min

Originalidade e diversidade caracterizam os vinhos de Portugal

Afirmação é do profissional Alexandre Lalas durante evento no Senac Aclimação

Pessoa servindo vinho tinto numa taça

Vinho tinto Esporão, da região do Alentejo

Vinho do Porto, da Madeira, Moscatel, esses e outros rótulos - ainda não muito reconhecidos no mercado - produzidos em Portugal marcam a diversidade e a originalidade de suas regiões, que conservam as origens da sua bebida. É o que disse o profissional Alexandre Lalas na palestra Vinhos de Portugal, realizada em 28 de abril, no Senac Aclimação.

"Hoje, as pessoas estão mais abertas a experimentarem vinhos diferentes e querem aqueles que expressem de fato o lugar de onde eles vêm. E Portugal preserva sua memória e sua cultura", declara o palestrante.

Segundo ele, o país possui mais de 250 castas (uvas nativas), que lá nasceram, cresceram e se desenvolveram, gerando um patrimônio, uma herança e uma identidade para o local.

"A uva é a matéria-prima do vinho, mas ele não é a uva sozinha. O vinho é a uva, o clima, o solo, o meio ambiente do entorno e o homem. Cinco elementos que fazem o terroir, que trazem o sentido de lugar e representam a terra de sua procedência", expõe o profissional.

Alexandre mantém um blog de enogastronomia e é diretor editorial do portal de vinhos Wine Report. Na ocasião, ele apresentou aos participantes do evento as principais regiões vinícolas do país.

Além disso, o público pôde degustar alguns rótulos e harmonizá-los com pratos da gastronomia portuguesa. "A maioria dos vinhos portugueses são os de corte, de mistura, que tem duas ou mais uvas na composição", elucida o especialista.

Para acompanhar o famoso Bacalhau com Purê de Azeitonas, Salsinha e Farofa de Pão do chef Luís Espanada, Alexandre selecionou dois vinhos leves, de uvas aromáticas: o Alvarinho - vinho verde do norte de Portugal, com boa acidez - e o Maria Gomes (mesma uva do Fernão Pires), casta branca mais plantada no país, rica em aromas. "Quando falamos em acidez, as pessoas se assustam, mas ela é essencial. É o que nos faz salivar ao provarmos a bebida", explica.

Já para harmonizar com o Porco Preto com Purê de Cogumelos Trufados e Paçoca de Carne, foram elencados os rótulos tintos: Cedro do Noval - do Douro, no nordeste lusitano - e o Esporão, do Alentejo, a maior região de vinhos do país. Para finalizar, o Pudim Abade de Priscos de sobremesa foi saboreado com o Alambre Moscatel de Setúbal.

Alexandre também discorreu sobre outras castas, entre elas: Arinto - vinho verde de boa acidez, frescor e leveza; Encruzado - casta branca rara; Tinta Roriz - de climas mais secos e sem muita acidez; Touriga Franca - muito resistente ao calor e mais usada para corte; Touriga Nacional - a mais conhecida dos tintos de Portugal; Trincadeira - grande uva do Alentejo; Baga - vinho robusto dos solos mais arenosos da Bairrada; e Castelão - muito plantada, sobretudo ao sul.

A jornalista Lana Ruff, que trabalha com e-commerce de vinhos, foi à palestra para aprender mais sobre a bebida. "Vim buscar conhecimentos na teoria e na prática sobre o tema e enriquecer o meu repertório. Já participei de outras ações do Senac e aprovei a experiência", compartilha.

"Foi uma oportunidade para conhecer as harmonizações, em diferentes refeições, dos variados elementos da cultura gastronômica portuguesa", conta o administrador de empresas André Cervone, que compareceu pela primeira vez em um evento da instituição.

Conheça os cursos Formação de Sommelier: vinhos e Básico de Vinhos oferecidos no Senac.

Tags: Básico de Vinhos, Harmonização Enogastronômica, Senac Aclimação, Sommelier de Vinho, Vinhos de Portugal, bebidas, degustação, evento, gastronomia, harmonização, palestra, senac sp, vinho, vinhos portugueses


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)