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15/04/2015 16h48min

Mercado de produção de moda é tema de mesa-redonda no Senac Penha

Pessoas sentadas com microfone nas mãos em frente ao público

Da esq. para a dir.: Monayna, Glauco e Jorge durante a mesa-redonda

Com o intuito de debater perspectivas para o mercado de produção de moda no Brasil, articulando áreas relacionadas como jornalismo de moda e o meio editorial, o Senac Penha recebeu os profissionais Jorge Wakabara e Glauco Sabino, em 23 de março, para uma mesa-redonda sobre o tema.

Jorge trabalha há mais de 10 anos com jornalismo de moda. É formado pela PUC-SP e começou a carreira no site Chic, de Gloria Kalil. Fez algumas edições da revista Caras Moda com Regina Guerreiro e é editor-chefe do site Lilian Pacce há 6 anos. Paralelamente, também mantém uma paixão pelo figurino.

Já Glauco é repórter dos sites Lilian Pacce, Quem e Marie Claire e editor do canal de moda do portal R7. Já colaborou com o jornal Folha de S. Paulo, além dos sites Chic e RG, e hoje é roteirista do programa GNT Fashion.

Na ocasião, eles falaram sobre os negócios e as tendências da área e também deram dicas sobre o perfil do produtor de moda. "O mercado de moda é movido pela inovação e demanda bastante jogo de cintura dos seus profissionais. Se há duas décadas havia três opções de curso superior para quem quisesse se especializar na área. Hoje temos até formação tecnológica para quem deseja se especializar em mídias sociais digitais", declara Monayna Pinheiro, docente do Senac e mediadora da mesa-redonda.

Os números do mercado de moda denotam a relevância do setor para a economia nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil é o quinto maior parque têxtil do mundo, além de ser autossuficiente na produção de algodão e ser referência mundial em moda praia, jeanswear e homewear; sendo o setor têxtil o segundo maior empregador na indústria de transformação do país.

"Estou no mercado de moda há muito tempo e vejo que há muito potencial inexplorado, inclusive em termos de receita publicitária e posicionamento de marca. Um exemplo claro é o das marcas que priorizam as redes sociais das blogueiras para vender seus produtos sem investir em suas próprias redes sociais, em curto prazo haverá o retorno no aumento de vendas do item promovido pela blogueira, mas em longo prazo, essa ação não vai apoiar o posicionamento da marca", afirma Jorge.

Para Glauco, "a crise que passamos não se restringe ao nicho de moda, mas o atinge. E atinge também o mercado da informação quando pensamos no modelo tradicional de mídia offline, mas, ao meu ver, essa crise se trata da reinvenção do nicho de moda em si e a abertura para novas maneiras de comunicar moda. Vejo este mercado com muito potencial para transformação e penso que os que se ativerem ao modelo tradicional de mídia ficarão para trás".

"Nesse contexto, a figura do técnico em produção de moda é estratégica para viabilizar a imagem de moda para diferentes mídias impressas e eletrônicas, pois ele executa a composição visual de lojas e vitrines para despertar o desejo de consumo nas pessoas e organiza eventos como feiras, desfiles e exposições para apresentações públicas de estilo, pesquisa, produz e compõe figurinos. O produtor de moda é uma pessoa criativa, com a postura ativa, que sabe lidar com pressão e sabe negociar. A produção de moda é o caminho percorrido por muitos stylists, profissionais especialistas em apresentar as composições da melhor maneira possível, seja para a passarela, para um editorial de moda ou para uma vitrine", destaca Monayna.

Conheça os cursos que a unidade oferece na área de moda.

g>área de moda.

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Tags: Senac Penha, evento, jornalismo de moda, meio editorial, mercado, moda, produção de moda, senac sp, área de moda


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