Home > Notícias
04/03/2015 15h40min

Mercado plural e em alta impulsiona área de animação

Segmento, tendências e perfil profissional são abordados em entrevista com a professora Léia Claudia da Silva Andrade

Desenho de animação

Distribuídos em meios como publicidade, cinema, televisão, vídeo, internet, dispositivos móveis e educação a distância, os profissionais de animação aproveitam o crescimento deste mercado de trabalho. A razão? "A migração da publicidade para a produção de conteúdo e o impacto da Lei 12.485", explica Léia Claudia da Silva Andrade, professora responsável pela coordenação do curso de pós-graduação Animação do Centro Universitário Senac.

"Sem diminuir os postos de trabalho voltados para a propaganda, os estúdios passaram também a produzir séries e longas", pontua Léia sobre o primeiro motivo. E complementa: "trata-se de uma ampliação e acredito que os estúdios vão acabar se especializando dentre essas duas atividades. Cada uma delas tem características distintas e precisa de profissionais diferentes".

Já a legislação, sancionada em 2011, dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado: "Mais estímulo para o surgimento de canais brasileiros, dirigidos e programados por empresas nacionais, e também para produção de conteúdo brasileiro independente como filmes, animação, obras seriadas e série de animação para televisão e documentários", declara.

Confira abaixo a entrevista com a professora e saiba mais sobre o perfil e o mercado de animação:

Em quais áreas o mercado absorve ou demanda profissionais de animação?
O mercado absorve profissionais na publicidade, no cinema, televisão, vídeo, internet, dispositivos móveis, educação a distância (EAD), dentre outras.

Alguma delas é mais receptiva aos novos profissionais?
Sim, o mercado de produção de conteúdo, o publicitário, o de audiovisual e o de internet. Isso porque é crescente o número de séries, curtas e longas-metragens com desenhos animados, sem mencionar o nicho de propaganda. A chegada da televisão digital também trouxe consigo um conjunto de tendências que apontam uma estimativa de crescimento da produção de animações (gráficas em 3D).

Em qual delas há mais chances de contratação?
As agências de propaganda e publicidade são as que mais contratam profissionais de animação: do generalista ao especialista. Os que farão parte da equipe geralmente fazem de tudo - são os chamados generalistas. Sempre há lugar para ele, no entanto, as grandes produções estão mais frequentes e, como no exterior, a segmentação por funções se faz necessário. Como freelancer muitas vezes é possível cobrir funções mais específicas. Nesse caso, a publicidade paga mais, mas sem vínculos, e o ritmo de trabalho é acelerado devido aos prazos sempre curtos. Há também oportunidades na área de conteúdo, a qual contrata por mais tempo, com condições de trabalho mais tranquilas e salário fixo. Contudo, vale lembrar que em todas áreas e em todos os cargos, sejam generalistas ou não, é necessário ter experiência, devido aos prazos sempre curtos, pois não há tempo de ensinar.

Qual é a demanda de profissionais na área?
As funções nas quais a escassez de profissionais qualificados é maior acabam sendo mais valorizadas. Algumas das funções com maior demanda são: desenho conceitual; design de personagens; storyboard; planejamento; gestão de projetos; direção, roteiro, sound design e direção de arte.

No mercado cinematográfico, a produção brasileira foi destaque internacional no Festival de Annecy (França) por dois anos seguidos: Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, venceu o Cristal em 2013; e O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, o Cristal de Melhor Filme do Júri e o Prêmio do Público, em 2014. Em sua opinião, quais são os aspectos diferenciais dessas produções?
Sem dúvida a criatividade, além, é claro, da qualidade estética, concepção criativa do roteiro e da direção de arte.

De que maneira os alunos do Centro Universitário Senac têm contato com tais diferenciais?

Além do conteúdo abordado em sala de aula com professores excelentes, incentivamos a participação dos nossos alunos em eventos (Festivais de Animação, no Rio Content Market) e em encontros com os canais Gloob, TV Ra Tim Bum, Turner, Record e Box Brazil, em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV).

Também tivemos eventos com a participação especial de palestrantes convidados, integrantes de diversas produtoras, tais como: Luciana Eguti, Pedro Eboli e Paulo Muppet (Birdo); Mateus de Paula Santos (diretor de criação da produtora de filmes Lobo); Kiko Mistrorigo (TV Pinguim); Alê MacHaddo (44 Toons); Juliano Prado (Bromelia Produções - Galinha Pintadinha); Mauro Garcia (diretor executivo da ABPITV); Reynaldo Marchezini (Flamma); Sérgio Esteves (animador da TV Rá Tim Bum) e Marcelo de Moura (Lightstar Studios).

Internacionalmente, recebemos o holandês Jan-Willem Bult, a alemã Maya Götz, em parceria com a produtora infantil ComKids.

Conheça o curso de pós-graduação em Animação oferecido pelo Centro Universitário Senac.

Notícias relacionadas:
- Curta de animação de alunos do Senac Lapa Scipião participa do Anima Mundi
- Curta de animação de alunos do Senac Lapa Scipião participa do Anima Mundi
- Turma do Técnico em Computação Gráfica desenvolve roteiro de animação
- Alunos do Técnico em Computação Gráfica apresentam trabalhos na Semana da Animação 3D


Tags: Animação, Centro Universitário Senac, alta, ascensão, mercado de trabalho, profissional, pós-graduação


Últimas notícias

19/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
O Jogo Virou: projeto de alunos reúne mais de 200 profissionais da área de eventos
18/07/2019
Livraria Senac está no ar com descontos especiais
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)