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03/11/2015 17h14min

'Inovação é essencial para manter o mercado de cosméticos aquecido', diz professor do Senac

João Paulo Correia Gomes fala sobre os dados do setor, as áreas de atuação profissional e as perspectivas no país

Imagem ilustrativa de cosméticos

"As pessoas estão vivendo mais e querem se manter jovens por mais tempo", afirma o professor João Paulo Correia Gomes, responsável pela coordenação da pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética do Senac.

O profissional falou sobre o crescimento do mercado de cosméticos, confirmado pelo Panorama do Setor 2014, estudo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que apresentou um crescimento no setor nos últimos 18 anos, tendo passado de um faturamento líquido de imposto sobre vendas de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 38 bilhões em 2013.

De acordo com o Anuário 2014 da Abihpec, os bons resultados desse segmento são reflexos diretos do investimento da indústria em tecnologia, qualificação e produtividade, decorrendo assim em um crescimento acima de 10%. A perspectiva é que a representatividade da indústria de HPPC sobre a economia siga em evolução e chegue a 2% do PIB até 2016.

Em relação ao mercado mundial, conforme dados da empresa Euromonitor de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. "Isso mostra a força do Brasil como mercado consumidor de grande potencial. Hoje só perdemos para Estados Unidos e China, que têm populações muito maiores que a nossa. Além disso, essa posição trouxe muitas empresas a investirem em parques industriais e serviços no país", explica João Paulo.

Números da Euromonitor apontam também que o país é o primeiro mercado em perfumaria e desodorantes; segundo em produtos para cabelos, masculinos, infantil, produtos para banho, depilatórios e proteção solar; terceiro em produtos cosmético cores, quarto em higiene oral e quinto em pele.

Para o professor, "esse crescimento se deve principalmente à estabilidade econômica que promoveu aumento do poder aquisitivo dos brasileiros. Com isso, ocorreu a entrada de uma parcela considerável da população nas classes C e D. Além disso, a classe C começou a consumir produtos de maior valor. Também nos últimos anos a expectativa de vida do brasileiro aumentou, assim como a participação da mulher no mercado de trabalho, fazendo com que eles, idosos e mulheres, necessitem estar sempre bem".

Ainda segundo a pesquisa da Abihpec, existem 2.470 empresas no Brasil atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, sendo que 20 empresas de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões, representam 73% do faturamento total.

De acordo com João Paulo, esse aumento se traduz em novas oportunidades no mercado e na necessidade de mão de obra qualificada para atender a essa demanda. "Esse profissional poderá atuar nos espaços dedicados à beleza, saúde e bem-estar e demais serviços que integrem ações multidisciplinares; na indústria; e em centros de pesquisa, colaborando com as atividades de pesquisa e desenvolvimento, marketing e vendas", detalha.

Sobre as perspectivas, o professor está otimista: "a tendência é que esse mercado continue crescendo mesmo com as incertezas do país para esse ano. A inovação continuará sendo uma grande força para manter o negócio aquecido, seja por meio de produtos e tecnologias (como a nanotecnologia e novidades em ingredientes ou expansão de portfólios de produtos), como pelos produtos com múltiplos benefícios (por exemplo: o gel pós-barba com protetor solar)".

O Senac oferece diversos cursos relacionados ao tema. Como a graduação 
Tecnologia em Estética e Cosmética, a pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética. "O grande diferencial da pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética é a abordagem, que privilegia o estudo e a atuação multiprofissional, contribuindo na pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de procedimentos estéticos e produtos para pele e cabelos", finaliza o professor.

Confira o
Panorama do Setor 2014 da Abihpec na íntegra.

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Tags: Abihpec, Cosmetologia Aplicada à Estética, Desenvolvimento e Produção de Cosméticos, Senac São Paulo, Tendências, beleza, cosmético, estética, mercado de cosméticos, mercado de trabalho, perspectivas, pós-graduação, senac sp


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