Home > Notícias
15/12/2014 16h01min

Senac São Paulo é uma das dez Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

Cerinmônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista

Cerinmônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista

Em evento realizado no dia 10 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o Senac São Paulo recebeu a menção honrosa como uma das dez empresas finalistas no prêmio As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD) e conta com o apoio de instituições como Fecomercio, Ethos, ABRH, Amcham, entre outras.

Laercio Fernandes Marques, gerente de pessoal do Senac São Paulo, enfatiza que a instituição está sempre em busca de soluções que garantam acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “O Senac São Paulo desenvolve o trabalho de adequação arquitetônica de mobiliário e infraestrutura de seus edifícios, bem como oferece tecnologias assistivas como softwares vocalizadores, lupas eletrônicas, textos braile, entre outros”.

O gerente salienta que a contratação dos profissionais no Senac é feita a partir das competências exigidas para o cargo e não por conta de sua deficiência. “Nesse sentido, os profissionais com deficiência participam de todas as outras etapas em condição de igualdade com demais candidatos”. Ele ressalta que o Programa de Inclusão do Senac São Paulo vem se fortalecendo a cada ano. “Nosso sucesso se deve ao empenho das equipes das unidades e gerências, que reconhecem na inclusão um exercício diário de cidadania e de respeito mútuo".

De acordo com levantamentos, a instituição atende a 2.142 alunos com deficiência, segundo dados de setembro deste ano e, até novembro, dos 9.819 funcionários do Senac, 478 têm deficiência. Dentre esses, estão Paulo Cesar Venancio e Deborah Griebeler.

“Interagir com a diversidade traz um envolvimento grande e não tem superproteção. No Senac é intersetorial, envolve da gerência ao pessoal da limpeza. A acessibilidade é total. Sou docente há 3 anos e estão continuamente aperfeiçoando”, afirma Paulo Cesar Venancio, que tem deficiência visual e é um dos 95 professores com algum tipo de deficiência, contratados pela instituição.

Deborah Griebeler é tetraplégica e coordena o Centro de Estudos Aplicados e Juniores do Centro Universitário Senac. Ela conta que em nenhum momento o trabalho deixa de ser cobrado. “Entrei aqui depois de uma excelente experiência como aluna e em cargo mais alto, o que o mercado poucas vezes oferece”.

A premiação

As etapas da premiação são coordenadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pela consultoria i.Social, especializada em empregabilidade de pessoas com deficiência.

Na primeira fase, foram avaliadas as dimensões: acessibilidade, cultura organizacional, gestão, protagonismo e recrutamento e seleção. Na segunda etapa, foram considerados: promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência; gestão; potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas; grau de sustentabilidade dos projetos; promoção da inclusão social, autonomia e independência da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho e realização de suas funções; respeito à legislação (Lei de Cotas).


*Foto na lateral: da esq. para a dir.: Carlos Antonio Luque, diretor presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe); Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Andrea Schwarz, presidente da ONG i.Social; Darcio Sayad Maia, Superintendente Administrativo do Senac São Paulo; Linamara Rizzo Battistella, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Marianne Pinotti, secretária municipal da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
lg;

Tags: inclusão, menção honrosa, pessoas com deficiência, prêmio, responsabilidade social, senac são paulo


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)