Home > Notícias
18/11/2014 17h

'Encante seus clientes todos os dias'

Essa frase foi dita por Humberto Marques durante palestra no Senac Aclimação

Imagem de Humberto Marques falando ao público sobre marketing de relacionamento

Humberto Marques aborda os programas de fidelização e a importância de ouvir o consumidor

Para apresentar conceitos de marketing de relacionamento e customização de esforços por meio de comunicações direcionadas e pertinentes, o Senac Aclimação promoveu, em 17 de novembro, a palestra Marketing de Relacionamento - um diferencial competitivo.

Na ocasião, Humberto Marques, pós-graduado em Marketing, docente da unidade e empresário no segmento de podologia, falou sobre o atendimento ao cliente, os programas de fidelização e a importância de ouvir o consumidor.

O público presente, composto por alunos do Programa Aprendizagem e do curso Auxiliar Administrativo, além de interessados no tema em geral, interagiu com o palestrante, expondo suas opiniões e percepções a respeito da temática abordada. Kotaro Ikeda, ex-aluno do Senac e proprietário de um restaurante, participou do evento pela primeira vez em busca de aprimoramento pessoal e profissional e conhecimentos para trabalhar o tema do marketing de relacionamento no seu negócio.

O que é marketing?
Logo no início da apresentação, Humberto questionou os presentes dizendo: "afinal, o que é marketing?". Entre outros itens, o público destacou: vendas, divulgação e produzir uma necessidade. "É tudo isso e mais um pouco", diz o palestrante, que acrescenta: "marketing não é venda, não é propaganda (que é apenas uma ferramenta) e não é enganação".

Ele utilizou a definição do especialista Philip Kotler para complementar a explicação, afirmando que "marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros".

Por meio de exemplos reais, o profissional demonstrou como o marketing desperta desejos e trabalha em cima dos anseios das pessoas. "Há o conceito de paixão pelas marcas. E quando se fala em paixão, a gente não mede", destaca.

Para isso, segundo o docente, é preciso desenvolver uma relação próxima e duradoura com o cliente, buscando conseguir sua lealdade. "Manter uma comunicação continuada com o consumidor é uma forma de manter a relação acesa", lembra.

Encantamento
"Hoje em dia, muito se ouve dizer que o mundo está em crise. Mas o que realmente falta no mercado é tirar o 's' da crise e ficar somente o crie", brinca Humberto, ao discorrer sobre a inovação nos negócios. Segundo ele, para encantar seus clientes, é preciso ouvi-los. "Você ouve seus clientes? É preciso dar atenção, ouvir seus consumidores e manter uma relação próxima com eles. Hoje em dia, quem não se relaciona, não é lembrado", afirma.

O profissional disse ainda que as pessoas estão trocando desconto por bom atendimento. "O encantamento se dá por meio de pessoas e não de processos. Encante seus clientes todos os dias".

Fidelização
As campanhas de fidelização que, de acordo com Humberto, foram modismo nos Estados Unidos e chegaram com tudo no Brasil, contam com cupons, tickets e promoções para recompensar o cliente por sua fidelidade.

"Um cliente satisfeito fala bem da marca para cerca de quatro pessoas, já o insatisfeito fala mal nas redes sociais. Nota-se a importância e o impacto do cliente, que pode até fechar uma empresa, basta ir para a concorrência", finaliza.

Miriã Batista, aluna do curso Auxiliar Administrativo da unidade, participou da ação e aprovou. "A palestra teve um conteúdo muito interessante. Com certeza vou levar esses conhecimentos para a minha profissão e para a minha vida pessoal também", compartilha Miriã.

Semana Global do Empreendedorismo
Realizada em milhares de organizações em mais de 130 países, a Semana Global do Empreendedorismo tem como objetivo fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

O Senac São Paulo participa da semana, pelo sétimo ano, com atividades sobre o tema em diversas unidades da capital e do interior. Essa palestra do Senac Aclimação é uma atividade integrante da Semana Global do Empreendedorismo.

Conheça os cursos que o Senac oferece na área de marketing.

Notícias relacionadas:
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado
- Pós-graduação em Gestão de Marketing abre portas para atuação estratégica nos mais diversos setores do mercado


Tags: Fidelização, Semana Global de Empreendedorismo, Senac Aclimação, atendimento ao cliente, cliente, empreendedorismo, evento, marketing, marketing de relacionamento, senac sp


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)