Home > Notícias
16/09/2014 09h

Como manter a produtividade durante o trabalho e cuidar da saúde?

Profissionais do Senac falam sobre o aumento na jornada de trabalho e as práticas indicadas para manter a saúde em dia

Uma pesquisa recente da International Stress Management Association (Isma-BR) revelou que a média da jornada de trabalho de executivos é de 13 horas, aumento de três horas em comparação a dados de 2010.

Esse dado tem influenciado negativamente a saúde dos profissionais. É o que afirma Everton Crivoi, professor responsável pela coordenação do curso de Educação Física do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Segundo Everton, o aumento da jornada de trabalho não implica necessariamente na redução dos cuidados com a saúde, porém, na maioria dos casos, esse fato vem acompanhado da má alimentação e da falta de exercício físico, o que pode prejudicar muito a saúde dos executivos.

"A falta de saúde está diretamente relacionada à redução da produtividade, pois ela não é gerada apenas pelo afastamento e ausências no trabalho, mas também pelo presenteísmo, ou seja, o indivíduo não consegue produzir o esperado, mesmo estando presente no local de trabalho. O estresse, o sedentarismo e a má alimentação afetam diretamente a capacidade de concentração e raciocínio, interferindo na produtividade", explica o professor.

Atividade física
O exercício físico é um importante aliado no combate a esse males, já que interfere no combate de diferentes patologias como hipertensão, colesterol, diabetes e dislipidemia, de acordo com Everton. Que diz ainda "nota-se que os programas de ginástica laboral ou de incentivo ao esporte vêm crescendo cada vez mais nas empresas. A prática regular de exercício reduz o estresse e a ansiedade, aumentando a capacidade de raciocínio", esclarece o profissional.

Alimentação
"Tanto os trabalhos que exigem mais esforços para atividades corporais, quanto os que priorizam as mentais, precisam constantemente de energia. Desta forma, os alimentos que liberam energia imediata são as fontes de carboidratos", explica Priscila Sguassabia Ferreira Duarte Sapio, docente do curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Franca.

De acordo com Priscila, os alimentos ricos em carboidratos, como os cereais, pães, massas, tubérculos, raízes e frutas, devem estar presentes em todas as refeições para o funcionamento saudável do seu organismo. Porém, é preciso selecioná-los a fim de evitar o consumo exagerado dos refinados. "O ideal é preferir sempre os integrais e os in natura", ressalta.

Outro item importante é o horário para se alimentar. "Durante o trabalho deve-se evitar ficar mais de três horas sem se alimentar e caso não seja possível pausar suas atividades, leve com você frutas que são fontes de carboidrato e oleaginosas, como as castanhas do Brasil e de caju e nozes. Esses alimentos são ricos em óleos benéficos para a proteção e renovação celular, o que a longo prazo atuará como um protetor contra o desgaste ocasionado pela jornada profissional", finaliza Priscila.

Para evitar todo esse quadro, Everton deixa uma dica: "estilo de vida saudável, atividade física e alimentação adequada são os melhores remédios".

Conheça os cursos que o Senac oferece na área de atividades físicas.


Notícias relacionadas:
- Pesquisa aponta aumento no número de academias no país
- Pesquisa aponta aumento no número de academias no país
- Pesquisa aponta aumento no número de academias no país


Tags: Educação Física, Técnico em Nutrição e Dietética, alimentação saudável, atividade física, jornada de trabalho, produtividade, produtividade no trabalho, senac sp, vida saudável


Últimas notícias

18/07/2019
18/07/2019
17/07/2019
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)