Home > Notícias
28/05/2014 11h43min

Ética e valorização profissional do organizador de casamentos são temas de evento no Senac Aclimação

Primeiro dia da Semana Senac de Casamento traz profissionais para falarem sobre a profissão e as tendências do setor

Especialistas na área debatem sobre a expansão e as oportunidades desse mercado

Outros temas destacados foram decoração e atendimento ao cliente

Rituais, etiqueta, planejamento, ambientação, cenografia, decoração, cortejos, ética profissional, administração de conflitos, mercado de trabalho e excelência no atendimento. Esses foram alguns dos temas abordados na abertura da Semana Senac de Casamento, em 26 de maio, no Senac Aclimação.

O encontro, intitulado A Importância da Contratação do Organizador de Casamentos, contou com a presença de especialistas na área e de um público de aproximadamente 80 pessoas.

Mercado
Em 2013, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de matrimônios realizados, aponta estudo da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta) e do Data Popular, trazido ao evento por Cristofer Mickenhagen, presidente da Abrafesta e CEO do Grupo Black Tie.

Diante desse dado, Cristofer discorreu sobre a expansão e as oportunidades do setor. "É notável o crescimento e a profissionalização da área e o aumento da competitividade. Isso vai melhorar a imagem dos prestadores de serviço para o mercado", afirmou.

Nanda Vedovatto, especialista na arte de bem servir que abriu sua empresa em 2010, reforçou a necessidade da valorização profissional, já que o organizador de casamento tem grande responsabilidade nesse evento de estima imensurável para os noivos, segundo ela.

Ética
Além do reconhecimento, outra questão destacada pelos participantes foi a ética. "É preciso trabalhar em equipe, em parceria com os clientes e com os outros fornecedores, sempre sendo sincero e ético", disse Feijó, cenógrafo, decorador e proprietário da Feijó Design.

Quando questionado sobre sua opinião referente à ocultação da cobrança da Bonificação de Venda (BV), Cristofer disse que a concorrência precisa ser leal e que a transparência deve vir em primeiro lugar na relação com cliente. E completou: "precisa pensar no coletivo, com foco na qualidade e na conduta ética. Se todos ajudarem e tiverem uma prática correta, o mercado sai ganhando".

Esse tema chamou a atenção da participante Thaís Gomes Nache Borges, que trabalha como organizadora de casamentos desde 2013 e foi ao evento para buscar conhecimentos. "Vim para me especializar e aprender com outros profissionais experientes desse nicho", contou.

Profissão
Quanto à nomenclatura correta, Vanda Mazza, docente do Senac Aclimação, explicou que "o organizador é responsável por todo o evento, enquanto o assessor auxilia os noivos e o cerimonialista estuda a cultura, focado no cerimonial".

Este conceito também é abordado no curso Casamento: do Planejamento a Celebração em Grande Estilo oferecido no Senac. Nas aulas, também são trabalhados pontos como organização e coordenação das etapas que envolvem os preparativos do casamento, entre eles: check-list, formação de custos, escolha de fornecedores, cerimonial e recepção. Ao final, os estudantes realizam uma cerimônia na unidade.

Dois ex-alunos desse curso estiveram presentes no encontro. São eles: Camila Trivellato, proprietária da Uno Due eventos, e Júlio Céu, proprietário da empresa Santo Casamenteiro, que fomentaram as discussões acerca do tema.

Sobre o evento
De 26 a 30 de maio, as unidades Aclimação e Ribeirão Preto apresentam a Semana Senac de Casamento, com palestras, workshops e bate-papos sobre a os desafios e as tendências da organização desse tipo de evento social.

Leia também:
Casamento: como organizar o grande dia
Entrega e comprometimento são elementos-chave para sucesso de organizadores de casamento

Tags: Semana Senac de Casamento, Senac Aclimação, casamento, matrimônios, organizador de casamentos, organizador de eventos, senac sp, valorização profissional, ética


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)