Home > Notícias
29/04/2014 16h45min

Inteligência se aprende?

Palestra reúne cerca de 100 interessados em descobrir a resposta no Senac Consolação

Teresa Carneiro fala sobre os aspectos de uma interação entre quem ensina e quem aprende

É possível desenvolver o potencial de inteligência? A provocação foi o tema central da palestra Inteligência se Aprende?, realizada em 26 de abril, no Senac Consolação. A ação integra o ciclo de discussões sobre educação intitulado Sala de Educadores, que percorre diversas unidades da rede Senac São Paulo até 24 de novembro.

"O ser humano não é um objeto imutável. A inteligência segue o fluxo da vida, portanto, é plástica, dinâmica, passível de ser desenvolvida e compreendida como um processo", diz a palestrante e docente da unidade Consolação Teresa Margarida Pereira Carneiro, que confirma: "sim, a inteligência se aprende, desde que desenvolvamos as ferramentas, chamadas funções cognitivas, que dão base aos raciocínios lógicos".

Na ocasião, a profissional falou aos aproximadamente 100 participantes sobre os aspectos de uma interação entre quem ensina e quem aprende e qual o efeito que isso provoca. "Há muito tempo, foi entendido que a inteligência era algo fixo e imutável. Com a introdução da neurociência, esse conceito vem se modificando e mostrando que podemos ampliar nosso potencial de inteligência por meio de interações", afirma.

Teorias de Feuerstein
Os conceitos foram trabalhados com base na Teoria da Modificabilidade Cognitiva, de Reuven Feuerstein, que acredita que todos podem se desenvolver apesar do nível ou grau de dificuldade que se apresenta, desde que haja interação e mediação daquele que ensina com aquele que aprende. "A experiência de aprendizagem mediada amplia o potencial de aprendizagem de um indivíduo, qualquer que seja sua idade. Essa mediação só pode ser feita pelo ser humano, pois ela é sinônimo de interação e raciocínio", complementa Teresa.

Seguindo essa linha, a metolodogia de Feuerstein propõe exercícios cognitivos por meio de desafios e provocações. "Não temos que dar as coisas prontas, o aluno precisa se sentir curioso para buscar as respostas. A curiosidade é a ferramenta para aguçar o saber", diz Teresa. Esses exercícios ativam o processo de raciocínio e propiciam a produção de novos conhecimentos, que são aplicados em situações diversas promovendo a transcendência entre os pontos.

Dessa forma, a aprendizagem torna-se significativa, ou seja, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o estudante possui. Isso promove a ampliação do campo mental e favorece a adaptação a novas situações, gerando flexibilidade mental e desenvolvimento cognitivo acrescido, segundo o método.

Outro conceito de Feuerstein é a Síndrome de Privação Cultural, provocada devido a fatores externos ao sujeito, ou seja, ausência de interações com outro ser humano que permitam desenvolver suas funções cognitivas, que acarretam em consequências como dificuldade de análise e baixas aspirações escolares.

"Cada um tem uma forma de aprendizagem, que tem muito a ver com o meio. Se eu já nasço com a capacidade para aprender, eu já nasço inteligente. À medida que eu vou interagindo com esse meio eu vou adquirindo mais experiências que me fazem ampliar meu campo de atuação por meio da interação", explana Teresa.

Parceria
O Senac São Paulo é um centro de treinamento autorizado pelo Instituto Feuerstein que oferece cursos que abordam a prática da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e a Experiência de Aprendizagem Mediada, bem como o uso e a intervenção cognitiva com o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), fundamentos desenvolvidos pelo professor Reuven Feuerstein, psicólogo e educador romeno.

Conheça os cursos que o Senac Consolação oferece na área de educação e confira a programação do evento Sala de Educadores.

Tags: Aprendizagem Mediada, Feuerstein, Inteligência, Inteligência se Aprende?, Sala de Educadores, Senac Consolação, Teoria da Modificabilidade Cognitiva, educação, interação, mediação, palestra, senac sp


Últimas notícias

06/12/2019
04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
29/11/2019
29/11/2019
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)